ubuntu 6.0.6

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

ubuntu 6.0.6

Mensagempor joaozx » Segunda Jul 17, 2006 16:33

Boas,
tirei esta distro do linux pois achei que seria a mais adquada para mim visto que me vou iniciar no linux.
assim, gostaria que me indicassem o tamanho da particao minimo para criar. vou usar o programa para aprender a trabalhar com ele( um pouco de net, texto, etc).
irei usa-lo num disco de 80gb juntamente com o win xp sp2 que já esta intalado.
para programa de particoes talves o partition magic nao?

P.S. já agora se houver um outro aspecto que eu deva saber para o instalar digam (sou iniciante)
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Jul 17, 2006 16:37

Bem...para te iniciares em Linux eu aconselho um Live-CD.
Dessa forma não precisas de instalar nada. É só gravar o CD apartir da ISO e arrancar o PC atravéz dele.
Quando te sentires "mais à vontade", com o ambiente gráfico e a linha de comandos...partes para a instalação do Ubuntu. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor SuckThis » Segunda Jul 17, 2006 17:14

[PT]CableGuy Escreveu:Bem...para te iniciares em Linux eu aconselho um Live-CD.

O cd do ubuntu já é um live CD! :wink:
Quem o quer experimentar apenas tem que fazer o boot com o cd. E quem o quer instalar terá que arrancar também com o live CD.

joaozx, a instalação não é nada de mais, apenas terás que dizer na altura que chegar a reestruturação do disco, que és tu que modificas as partições manualmente. Se escolheres o modo automático mandas para o lixo todas as partições existentes, incluindo a que tem o win XP.

(não precisas do partition magic) :wink:

:arrow: partição com um mínimo de 2GB (sistema de ficheiros ext3)
:arrow: outra partição (swap) com um tamanho idêntico à tua memória ram.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor joaozx » Segunda Jul 17, 2006 18:45

Boas,
para um live cd eu tenho o caixa magica. eu queria era mesmo começar a utilizar linux. começar a utilizar como um sistema normal (acesso a net, texto) e tabme testar com ele instalado para ver melhor o seu desempenho pois com o live cd fico um pouco dependente da capacidade de resposta da drive de cds.

Relativamente ao caixa magica achei porreiro e nao dificil de utilizar mas perfiro o aspecto do ubuntu.
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lordanubis » Segunda Jul 17, 2006 23:40

SuckThis, penso que o tamanho de swap aconselhado é o dobro do da ram e nao igual... se bem que eu acidentalmente pus menos q a minha ram e o ubuntu nao se tem queixado... :P
Asus P5E-VM D0
Intel Core2Quad Q6600
Team Elite 2*1GB PC6400
Seagate 250GB 16Mb
Win Vista/Mandriva 2009 (VM)
---------
Acer Aspire 4715
Intel Pentium Dual-Core@1,70ghz
2 GB
Ubuntu 8.10
lordanubis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 21, 2005 20:56

Mensagempor Onyros » Terça Jul 18, 2006 0:34

lordanubis Escreveu:SuckThis, penso que o tamanho de swap aconselhado é o dobro do da ram e nao igual... se bem que eu acidentalmente pus menos q a minha ram e o ubuntu nao se tem queixado... :P
O que nem é estranho... eu em utilização normal nunca o vi a usar mais de 600 megas de RAM, e isto com um montão de programas abertos e em pleno uso.

Em utilização normal, dia-a-dia, algo do género email, messenger (gaim), Frostwire ou um programa de torrents, Opera e amaroK a bombar música, anda-me por volta dos 200, no máximo 300 MB de RAM, logo... o swap raramente chega a ser utilizado. E eu monitorizo sempre isso, porque tenho o torsmo instalado (como se vê na imagem, no canto superior direito):

Imagem

Neste caso tinha o Opera aberto, o GAIM ligado e o amaroK a tocar música e estava com 186MB de RAM utilizada. E com Fluxbox, é coisa para andar pelos 120-130 MB de RAM.

Mas vai por mim, com 1GB de RAM, só se te puseres a fazer edição video, audio e a utilizar o Blender ao mesmo tempo é que tens necessidade de ter uma partição com o dobro da RAM ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor SuckThis » Terça Jul 18, 2006 1:35

lordanubis Escreveu:SuckThis, penso que o tamanho de swap aconselhado é o dobro do da ram e nao igual... se bem que eu acidentalmente pus menos q a minha ram e o ubuntu nao se tem queixado... :P

Esse valor para a swap foi me aconselhado durante a instalação do linux (já não me lembra qual foi a distr), por isso tomei como um valor correcto para a maioria dos casos de utilização do linux. :mrgreen:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuckThis » Terça Jul 18, 2006 1:42

joaozx Escreveu:Boas,
para um live cd eu tenho o caixa magica. eu queria era mesmo começar a utilizar linux. começar a utilizar como um sistema normal (acesso a net, texto) e tabme testar com ele instalado para ver melhor o seu desempenho pois com o live cd fico um pouco dependente da capacidade de resposta da drive de cds.

Relativamente ao caixa magica achei porreiro e nao dificil de utilizar mas perfiro o aspecto do ubuntu.

Utiliza a distribuição que mais gostares é aquilo que te posso dizer. :roll:

Em relação à instalação do ubuntu, tens que correr o live CD do ubuntu para depois o instalares. (vais encontrar o icon de instalação no ambiente de trabalho do ubuntu) :wink:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jul 18, 2006 11:06

(fonte -> Partitioning Your System @ redhat.com)
Note
If you have not yet planned how you will set up your partitions, refer to Appendix E An Introduction to Disk Partitions. At a bare minimum, you need an appropriately-sized root partition, and a swap partition equal to twice the amount of RAM you have on the system..

Recommended Partitioning Scheme @ redhat.com

Recommended Partitioning Scheme @ debian.org
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor joaozx » Terça Jul 18, 2006 11:08

boas,
ainda estou um pouco indeciso pois ontem experimentei o kurumin 6.0 e achei mto bestial, alias um sitema com uma facilidade de manejo impressionante (está tudo lá).
mas gostaria de saber como sao ambos a nivel de desempenho pois o windows é um sistema que cracha bue.
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor andyrock » Terça Jul 18, 2006 13:12

Essa regra é utilizada mas devia ser desmistificada... Quem corre um sistema desktop com 1GB de ram não vai dar grande uso à swap. Eu nunca meto mais de 500MB de swap porque tenho mais que fazer ao espaço em disco, e nunca tive o minimo problema de estabilidade ou performance.

Quem corre servidores web, bases de dados, etc já é outra história.

Quem tiver em desacordo, antes de responder pode monitorizar a utilização da sua partição de swap ao longo de um dia de trabalho.
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor joaozx » Terça Jul 18, 2006 13:40

boas,
relativamewnte as partiçoes eu apenas tenho uma que contem o xp sp2 (num disco de 80gb-partiçao de 76gb e tal mais 8 mb livres) e quero intalar o linux (neste caso o kurumin 6).
como é que eu posso criar as duas novas partiçoes (s.o. mais swap) sem ter que apagar a grande partiçao que contem o xp, de modo a ficar com os dois s.o.?
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jul 18, 2006 14:10

Hummm...convém usares um programa do género do PartitionMagic e redimensionar a partição de 76G.
Dessa forma irás libertar espaço para a criação de outras partições.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor SuckThis » Quarta Jul 19, 2006 23:44

joaozx Escreveu:boas,
relativamewnte as partiçoes eu apenas tenho uma que contem o xp sp2 (num disco de 80gb-partiçao de 76gb e tal mais 8 mb livres) e quero intalar o linux (neste caso o kurumin 6).
como é que eu posso criar as duas novas partiçoes (s.o. mais swap) sem ter que apagar a grande partiçao que contem o xp, de modo a ficar com os dois s.o.?

Pronto no caso da tua partição ocupar todo o espaço do disco tens que usar um programa que te faça o resize da partição sem perderes os dados contidos nela. Afinal sempre vais ter que utilizar o partition magic ou outro do género. :roll:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaozx » Quinta Jul 20, 2006 9:46

boas,
já consegui particionar.
obrigado a todos.
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata