Em que cursos estao a pensar entrar?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor dragon88 » Terça Jul 18, 2006 11:32

nelugo Escreveu:Para terem uma boa ideia do que terão que saber num primeiro semestre de um 1º ano qualquer, experimentem fazer um programa de gestão de farmácia em C ou Java. È isso mesmo, com aquilo que voçês sabem (pouco ou nada) e sem bases aguentem-se à bronca e façam como se tivessem um prazo limite.

bolas... :(
pah, eu não tenho intenção de entrar num curso de programação e ligado a electrónicas e isso, mas pedirem logo um programa de gestão de farmácia (relacionado com stocks, I suppose) no 1.º ano é dar mesmo muita porrada!

um colega meu, no ano passado numa escola técnico-profissional, tinha de fazer uma calculadora em JAVA e viu-se grego! portanto, fazer um programa de gestão com as imensas bases que referes... D*SS!!!

vou é estudar bio

later
dragon88
Novato
Novato

Registado: Terça Jun 20, 2006 20:45

Mensagempor s1nnless » Terça Jul 18, 2006 11:45

nelugo Escreveu:Pessoal, quanto tiverem a pensar em entrar num curso de informática ou com uma forte componente de programação é bom que saibam no que se metem.
È que vocês até podem gostar muito de compudatores e passar muitas horas à frente deles a jogar, no chat, ne net, na mula, a fazer upgrades...mas poucos saberão o que é programar.

Para terem uma boa ideia do que terão que saber num primeiro semestre de um 1º ano qualquer, experimentem fazer um programa de gestão de farmácia em C ou Java. È isso mesmo, com aquilo que voçês sabem (pouco ou nada) e sem bases aguentem-se à bronca e façam como se tivessem um prazo limite.

Falando da U.Minho o ensino de programação é muito desapoiado.
Comparando com matemática ou física, neste 2 casos há exercícios exemplo, se vos derem uma ficha para resolver vão ao caderno e desenrascam a cena, porque é do mesmo género.
Em programação fornecem pouco código (eq. aos exercícios exemplo) e só vos ensinam de maneira muito superficial, não chegam a ensinar as coisas mais elementares, é o safa-se quem puder.
Colocam um objectivo ambicioso e deixam o pessoal desamparado a bater com a cabeça e fritar miolos à procura da solução. A programação é completamente diferente do resto das disciplinas, e normamente os docentes têm um grande poder e fazem o que querem.

Já entraram numa carpintaria? já viram a variedade de máquinas que existem? Em analogia, imaginem que vos ensinam as várias potencialidades das máquinas (é o prof a ler os acetatos) e depois ao fim do semestre vos pedem uma cozinha. Tipo, não começam por vos ensinar uma mesa, uma cadeira, pedem logo o mais díficil.

E uma disciplina que não se aprende em 15 dias antes do exame, até porque têm que fazer trabalhos para serem admitidos a exame.
Pra terem uma ideia é ver as cadeiras de programação que há todos os anos, todos os semestres, com entre 100 e 200 alunos e só 10% passarem, já pra não falar dos que não são admitidos a exame (a maioria).

Isto na UM, porque na UA o ensino da programação é muito mais apoiado. Dedicam pouco tempo às teóricas e dão grande ênfase às práticas. Disponibilizam cadernos de apoio com bons exemplos de código. Normamente começam por ensinar pascal (na minha opinião a melhor linguagem de introdução à programação) e passa-se em algumas cadeira com avaliação continua (um teste escrito e um prático), mas não deixa de ser díficil.

Para além disso existe hoje em dia bastante concorrência por parte da india, europa de liste, china...O grande boom em que se empregou pessoal com o curso incompleto já foi há uns anos, hoje o mercado está saturado.

O meu curso nao tem mprogramaçao, por isso tou á vontade. Mas se for preciso, sempre me podes dar uma ajudinha, ja que se tudo correr bem vamos estar na mesma casa ;) btw, em que curso é que estás?
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor Speed Dragon » Terça Jul 18, 2006 11:52

nelugo, eu tenho grande facilidade nas disciplinas de programação, e aprendo rápidamente! ;) Por acaso era um dos "temas" que gostava de ir para Eng. Informática ... mas dúvido que consiga entrar na 1º fase.

Moebius, obrigado pela ajuda, vou meter Eng. Eletrotenica abaixo da Eng. Informática, penso que tenho média suficiente para entrar! ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor x7v3n » Terça Jul 18, 2006 12:00

Eu vou tirar um curso profissional de mecatronica ou na Luso-Alema ou na Marquês de Pombal
Amor de Mãe! =) - A minha maezinha é uma "ganda maluca"!
x7v3n
Novato
Novato

Registado: Segunda Jul 17, 2006 20:05

Mensagempor _RuleZ_ » Terça Jul 18, 2006 18:30

e não é k os filhos da mãe n me cotaram uma escolha multipla..bastards...mais 9 pontitos..é mau é...

mas agr tenho uma duvida, as notas de recurso só saiem dia 16 de agosto e a candidatura á primeira fase já a fiz hj....eu com nota de recurso posso-me candidatar á mesma á primeira fase?
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:32

Mensagempor Junkly » Terça Jul 18, 2006 22:20

Eu sei programar, e nao é nenhum bicho de sete cabeças, especialmente quando se gosta ate se torna algo muito interessasnte.

Muita gente tem mania de assustar as pessoas dizendo que programar é só para einsteins, sinceramete nao compreendo....
Junkly
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 05, 2004 19:43

Mensagempor nelugo » Quarta Jul 19, 2006 8:27

Pode ser um bicho de várias cabeças. A natureza das disciplinas de programação é completamente diferente.
Pode haver várias maneiras de fazer as coisas, mas tudo tem que bater certo, é muito minuciosa.
Exige muito tempo e treino. Exige que descubras maneiras de fazer as coisas, de desenrascar, obriga a que queimes muitas pestanas.
È que programação a nível universitário já diverge bastante da amadora. Tens objectivos ambiciosos e datas a cumprir.
Se há vários exames em que se passa com menos de 1 semana de estudo, os exames de programação com questões práticas em que tens que escrever código não são o caso. Sò mesmo com a experiência e prática, e isso implica muitas horas.
O que se passa muitas vezes é que para além do facto de termos de dominar novas e dificeis linguagens de programação também há que ser bom noutras cadeiras também elas exigentes, não é fácil conciliar.
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Junkly » Quarta Jul 19, 2006 21:03

Tambem nao quero dizer que é algo fácil, mas como todos os cursos que existem este tambem tem as suas cadeiras mais complicadas.

Mas como se costuma dizer, quem corre por gosto nao cansa...

cumpz
Junkly
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 05, 2004 19:43

Mensagempor Darkblood » Quarta Jul 26, 2006 16:50

Ninguém sabe mesmo a diferença entre o curso de Eng. Electrotécnica e de computadores e o curso de Eng. Electrotécnica (só) ? :roll:

Agradecia o esclarecimento
Cumps :wink:
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor Blue__Dragon99 » Quarta Jul 26, 2006 17:35

Ninguém sabe mesmo a diferença entre o curso de Eng. Electrotécnica e de computadores e o curso de Eng. Electrotécnica (só) ? Rolling Eyes

Eu tb agradecia muito :D

Cump's Blue__DrAgOn99
Blue__Dragon99
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 09, 2006 0:18

Mensagempor alfatek » Quarta Jul 26, 2006 18:32

Boas,

O nome dos cursos n importa muito... só comparando o plano curricular, a faculdade onde são dados, etc..

Há cursos de electro com q.b. informática, outros sem nenhuma, etc... têm de analisar os planos curriculares e ver as cadeiras que cada um tem.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes