Inicio e evolução na Informatica......

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Inicio e evolução na Informatica......

Mensagempor cyberj » Segunda Jul 24, 2006 16:48

Boas;

Lembrei-me que talvez fosse interessante colocar um post para podermos partilhar uns com os outros a nossas experiencias e evoluções neste mundo da informatica.....

Desde os primeiros passos até hoje....

Um Abraço

CyberJ
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor cyberj » Segunda Jul 24, 2006 17:03

Eu começei na Informatica com mais ou menos 6 Anos...

Quando o meu pai me deu um Sinclair Zx Spetrum 48K, com meia duzia de jogos que pessoalmente nunca cheguei ao fim.

Algum tempo depois, o zx avariou devido a um acidente infliz e o meu pai ofereceu-me um philips MSX Basic.... Um maquinão.... com 128K e um interface grafico fantastico... e com uma consola de programação BASIC de arrepiar.

O Philips trazia um manual de basic muito bom, o que me ajudou imenso, e ainda na quarta classe já programava qualquer coisita em BASIC.

Ainda me lembro de andar com a chave de fendas a afinar a cabeça do gravador.... lol

Depois mais tarde veio o meu IBM PS1 386 a 25Mhz... lol já tinha disco rigido.... continuei a programar em basic... nesta altura usado o QBASIC do Ms-Dos 5.....

Finalmente o meu pai ofereceu-me o tão desejado modem.... um US robotics 2400 Baud's e ai conheci as BBS... Visus, Skyship. etc. etc...

Comecei a aprender outras liguagens de programação, 1º por auto estudo depois por estudos academicos.

Nesta Altura sabia o que queria para o meu futuro... e assim o fiz.

Finalmente dediquei-me à area de sistemas... e deixei para trás a programação...

Hoje, com 28 Anos sou consultor informatico, Tenho 4 Certificações de Engenharia, umas dezenas de Workshops, coloquios.

Sistemas implementados por todo o pais... em quase todos os sectores....

Em pensar que devo tudo isto a um pequeno Philips MSX com apenas 128K.......

Um Abraço

CyberJ
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PsicoPete » Segunda Jul 24, 2006 17:04

Bem, podias ter começado :mrgreen: por ti próprio mas cá vai. EDIT: Estava a escrever isto ao mesmo tempo que tu. :lol:

Eu já nasci ligado a um computador. :mrgreen:
Na altura era em ZX Spectrum que fazia as minhas delicias.
Passei por um Commodore 64, por um Amiga até que cheguei finalmente ao meu primeiro PC.
O dito PC era um topo de gama na altura:
286XT (não me lembro da velocidade mas penso que era 16Mhz, com placa EGA 16 cores, disco de 10 Mb (sim Mb), 2Mb de Ram e drives de 3.5" e 5.25" e o velhinho MS-DOS (versão 3 se não estou em erro).
Esse sim foi o primeiro passo para muitas horas perdidas em frente a um monitor!
Mais tarde veio um 386, um 486DXII 66Mhz, um Pentium 133Mhz, um Pentium III 1.0Ghz e finalmente o meu P4 3.0.

Só eu sei o tempo que já perdi e o dinheiro que já gastei com PC's, na net, nos antigos BBS............

Posso aprofundar mas acho que só ia aborrecer a malta com histórias saudosistas de 1900 e carqueja! :mrgreen:

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jul 24, 2006 17:37

Em 1995 (Tinha 7 anos na altura), o meu Pai comprou para o meu irmão um computador, penso eu um pentium 100Mhz ou algo do genero, sei que tinha Turbo! :mrgreen:

Na altura Nascar e Indycar era o que se jogava. Automaticamente me apaixonei pelo computadores, até que de mes em mes lá ia o PC para arranjar quase de certeza a nivel de problemas de software :P A conta disso, sei o que sei hoje.

Depois comecei a navegar na internet com uma cena da telepac, aonde tinah direito e 1 dia grátis ou algo do genero, pois na altura tinha-se que pagar a ligação telefonica e dinheiro para a internet.

Ai conheci o mIRC, e basicamente andava por lá.

Comecei o meu interesse pelos computadores em larga escala e ja comecava a saber de tudo, a ter curiosidade e a ir procurar informação.

Em 2003 encontro este forum, que deu uma grande ajuda a expandir os meus conhecimentos, rapidamente me tornei na pessoa que sou hoje :mrgreen:

A nivel de consolas antes do computador, eu sei que tive uma, mas não sei como era, sei que era cinzenta claro e tinha jogos fixes! :D
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor s1nnless » Segunda Jul 24, 2006 18:07

Em 97, tive o meu 1º PC; um compaq equipado com um Pentium MMX233, 16MB, 4GB 4200rpm e uma ATI Rage PRO 2MB. Ai iniciei-me na informatica.

Em 2002, comprei um Pentium 4 2.0Ghz, com 512MB SDRAMM, 40GB e uma 9000PRO. Iniciei-me neste PC na net e em informatica a sério, realziando os meus primeiros upgrades. Tambem comecei a jogar online.

O ano passado, dei o meu grande passo com este forum. Fui crescendo devagar, comecei a ter novos conhecimentos, conheci pessoal novo e cheguei ao escalao de "Darth Spammer".

Este ano, montei o meu PC, que ate agora nao me deixou ficar mal. E vamos la ver como corre o futuro.

Sobre consolas, mantive-me sempre fiel À nintendo. COmecei com uma NES, passei para um GB (tambem tive uma Game Gear), passei para N64 e GBC e mais tarde para um GBA. E tudo indica que eu va ter uma Wii
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor skyruner » Segunda Jul 24, 2006 18:29

Se bem me lembro acordei para a informática no inicio de 1996 num Pentium 233Mhz 32Mb de memória, disco de 4Gb, e uma putente S3 Trio de 1MB.

Em 2001 evolui para um Pentium 4 1.7, 256Mb PC133, 40Gb, Riva TnT 2 32Mb.

Quanto a consolas, comecei com uma Atari 2600, Mega Drive, Playstation e por ai ficou.

No que toca a conhecimentos, o meu grande passo foi no google, e muito mais tarde, neste grande forum!
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor gimbras » Segunda Jul 24, 2006 21:59

Como comecei... lembro de ser pequenino e de termos uma cena tipo consola que até tinha uma pistola e apontávamos para a televisão. Adorava aquilo embora de não me lembrar de jogar propriamente, na verdade só me lembro da pistola.

Depois tivemos (eu e o meu irmão) um ZX Spectrum 48k com gravador ao lado. Lembro-me do Chuckie Egg, aonde vi o meu primeiro bug de sempre!!

O meu Pai arranjou um PC para trabalhar mais um colega mas, como o colega se mudou de cidade "herdámos" o PC. Devia ser um 286 (ou inferior) a 16Mhz.

Eu encarreguei-me dos meus primeiros upgrades, andava sempre a experimentar e a explorar, o pouco que havia, e o computador passava-se sempre, pelo que quando vinha do arranjo vinha sempre melhorado a nível de hardware. Ok, n era q fazia os upgrades, mas provocáva-los.

Acho que passou a ser um PC a 33Mhz onde o Turbo fazia o CP bombar a 33Mhz.

Lá me lembrei de mexer no PC de novo, tendo a excelente ideia de mexer no botão da voltagem na fonte o que provocou... PUF!!

Um dia, fruto de uma amizade do meu Pai com um jornalista que tinha um crónica de Informática na TSF, o meu Pai foi convencido a comprar, numa loja do conselho desse jornalista, um novo PC. Acho que era um PII a 333Mhz (q dps foi overcloacked para 365 - já n tenho a certeza).
Vinha com o Turok (jogo de dinosauros q tmb estava numa das consolas da Nintendo).

Vinha com um modem, chateei o meu Pai para arranjarmos net, lá se arranjou um NetPack no técnico onde ele costuma arranjar o PC dele.

Aderi aos chats (primeiro em forma de BD como já disse noutro tópico), dps IRC. Sabia que a net era uma coisa cara, por isso só cá vinha 2 horas todas as sextas-feiras à noite.

Arranjei emprego como responsável de Web Design e Web Marketing (do curso superior de Ciências da Comunicação - Marketing, Pub e RP) e
o LmcNet e o MeuTelemovel terminaram nascendo depois *de ter frequentado o curso de WebDeveloper, o Redcodestudio e o Nofuturo.

É verdade, um dia lembrei-me de um conhecido e dos tempos das nossas disputas e voltei a visitar um projecto que quando me foi apresentado era apenas um embrião e quando cá voltei em 2005 era este animal: o HCP.

E pronto continuo a aprender e este deve ter sido o meu post mais comprido da história.

Cumps.
Editado pela última vez por gimbras em Terça Jul 25, 2006 8:41, num total de 2 vezes.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor s1nnless » Segunda Jul 24, 2006 22:38

E uma biografia, nao?
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor gimbras » Terça Jul 25, 2006 6:58

_slipknot_ Escreveu:E uma biografia, nao?
lol, confesso q m estiquei. Já diminuo isso.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor skyruner » Terça Jul 25, 2006 11:17

gimbras Escreveu:Aderi aos chats (primeiro em forma de BD como já disse noutro tópico), dps IRC. Sabia que a net era uma coisa cara, por isso só cá vinha 2 horas todas as sextas-feiras à noite.
Bons tempos em que dizia a minha mãe que ia a net ver uma coisa qualquer para o anti-virus para não acontecer nada de mau!

:P

A minha net em 97/98 era assim.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 26, 2006 12:22

Uma coriosidade.... Já repararam que tirando eu... que dei inicio ao Post... todos os membros que responderam têm um ranking bastante elevado?
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PsicoPete » Quarta Jul 26, 2006 13:52

A história de muitos dos que não responderam (da maioria talvez) resume-se a PC's a partir do P4 ou AMD 64, o que não é uma grande história.
Dos que escreveram, eu, tu e o Gimbras (que eu saiba), somos os mais velhos e isso nota-se no primeiro computador que alguma vez usámos (já nem falo em consolas porque aí então eu levava o recorde!!! Foi aí em 81/82!!! Tou velho :lol:). Começámos os 3 com um Spectrum 48K.

Mentalizem-se que somos da "velha guarda"!
Deviamos formar o CCHCP (Clube de Cotas do HCP) :wink:
Falta cá o Onyros e outros tantos que estão perto, em cheio, ou acima dos 30. :mrgreen:

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 26, 2006 13:58

Pois.... Por vezes começo-me a sentir velho.....

Hoje em dia já ninguem sabe como se faz um bat file.... sem editor de texto.... Ainda me lembro de os criar com o "COPY CON", e aquelas velhas ferramentas que usava-mos.... Pc tools, XTreeGold.... o Mcafee para DOS... termos o computador infectado pelo BARROTES.....

Para não falr que quando queriamos jogar um joguito no PC tinha-mos de ir afinar o Config e o Autoexec.... Eu até já tinha uma diskkete de boot para isso..... libertar ao maximo os 640K.

Velhos bons tempos....

Acho que dentro de pouco tempo deixamos de ser os cotas... para ser os velhadas....lol
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PsicoPete » Quarta Jul 26, 2006 14:07

cyberj Escreveu:Pois.... Por vezes começo-me a sentir velho.....

Hoje em dia já ninguem sabe como se faz um bat file.... sem editor de texto.... Ainda me lembro de os criar com o "COPY CON", e aquelas velhas ferramentas que usava-mos.... Pc tools, XTreeGold.... o Mcafee para DOS... termos o computador infectado pelo BARROTES.....

Para não falr que quando queriamos jogar um joguito no PC tinha-mos de ir afinar o Config e o Autoexec.... Eu até já tinha uma diskkete de boot para isso..... libertar ao maximo os 640K.

Velhos bons tempos....

Acho que dentro de pouco tempo deixamos de ser os cotas... para ser os velhadas....lol

Epá agora quase me fizeste vir as lágrimas aos olhos de saudade do BARROTES que tantas dores de cabeça me deu, do PcTools, do XTree... :cry: :cry: :cry:
Fazer um batch file??? Muita malta nem sabe o que é um batch file quanto mais fazer um!!!

Eu também tinha uma dessas disketes de boot para conseguir espremer a memória toda daquilo. :lol:
E para quem tinha mais de 640 tinhamos de instalar um driver qualquer para os progs reconhecerem a parte da Extended Memory!

E uma das piores coisinhas que me acontecia: Instalar o rato na porta COM! Muitas vezes era uma dor de cabeça daquelas!!! :lol:

Agora é só plug'n'play e USB's e coisas faceis... bahhhhhhh não dá metade da pica (nem do trabalho :mrgreen:).

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Quarta Jul 26, 2006 14:26

Acho que esse é o verdadeiro problema dos informaticos de Hoje....

Nós, que quase vivemos o inicio da Microinformatica, temos uma base solida... de como as coisas funcionão.....

Ratos "com"???? á anos que não vejo um.... e quando os configurava-mos em DOS!!!!

E Não falamos em Hardware.... As dores que não eram para configurar IRQ's, DMA.... ui.. que dores... Ainda tenho em casa um pente da Intel para sacar processadores....

Instalar o Windows 3.1 em já não sei quantas diskkettes....

Copiar uns joguitos que depois não funcionavam porque tinha-mos ido para o metro com as diskkettes.
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante