Potencia das UPS e outras questoes

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor sir_arrentela » Terça Mai 09, 2006 6:11

As impressoras são uma de tinta e simples, um Lexmark Z33(pc-400w), e uma noutro lado, Brother DCP-110C(pc-350e), multifunçoes, sei que a Brother tem lá ligada uma ficha tipo de Pc, é so um sistema de som 5.1(pc-350w) e no outro é colunas 2.0(pc-400w), os dois PC's estão em dois quartos cada PC dista a +/- 8 Metros.
A Rede é Cabo... que está ao pe do pc de 350w

Esse menino tive a ter Googlar... e deu-me uns preços... posso falar em preços aproximados? 250/300 euros... vendo bem, so vi no termo de curiosidade...

Atão e se for so um UPS para cada PC dentro dessas caracteristicas...

Obrigado e desculpe tanta pergunta...
Celeron 400 / Semprom 2500+
384mb / 512mb
10gb / 120gb+80gb

XP SP2 Pro _ Netcabo Mega 8
sir_arrentela
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Nov 18, 2005 20:25

Mensagempor ADFC » Sexta Mai 12, 2006 18:11

sir_arrentela Escreveu:As impressoras são uma de tinta e simples, um Lexmark Z33(pc-400w), e uma noutro lado, Brother DCP-110C(pc-350e), multifunçoes, sei que a Brother tem lá ligada uma ficha tipo de Pc, é so um sistema de som 5.1(pc-350w) e no outro é colunas 2.0(pc-400w), os dois PC's estão em dois quartos cada PC dista a +/- 8 Metros.
A Rede é Cabo... que está ao pe do pc de 350w

Esse menino tive a ter Googlar... e deu-me uns preços... posso falar em preços aproximados? 250/300 euros... vendo bem, so vi no termo de curiosidade...

Atão e se for so um UPS para cada PC dentro dessas caracteristicas...

Obrigado e desculpe tanta pergunta...

Olá sir_arrentela!

Hum... pois... no teu caso, então, talvez seja melhor 1 UPS por PC.

Dá uma vista de olhos nestas 3 UPS's (talvez uma delas te agrade):

APC:
http://www.apc.com/resource/include/tec ... tryCode=pt

MGE:
http://pt.mgeups.com/products/pcenter.php

Powerware:
http://www.powerware.com/EMEA/UPS/3105_UPS.asp

Todas elas têm potências e preços semelhantes.

Para proteger a tua ligação por Cabo, vê o seguinte link:
APC:

Se quiseres proteger outro tipo de conexão, vê o seguinte link:
APC:
http://www.apc.com/products/family/inde ... tryCode=pt

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 31, 2005 2:32

Mensagempor Todo_Trocado » Quarta Jul 05, 2006 19:52

Eu tenho uma MGE de 400w. :D

Tem ligação por USB mas retirei a ligação pk penso k nao será preciso.

Axo k só serve para nos indicar kanto tempo falta para desligar.

Quando falhar a luz, o PC irá abaixo?

Podem esclarecer-me esta duvida?

Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor ADFC » Quinta Jul 06, 2006 22:58

Todo_Trocado Escreveu:Eu tenho uma MGE de 400w. :D

Tem ligação por USB mas retirei a ligação pk penso k nao será preciso.

Axo k só serve para nos indicar kanto tempo falta para desligar.

Podem esclarecer-me esta duvida?

Olá Todo_Trocado!

Aqui estão algumas vantagens de ter uma UPS ligada a um PC (via porta Série, USB,etc...):

***O utilizador terá um maior controlo sobre todas as funções da UPS (podendo programar como deve a UPS reagir perante problemas eléctricos, configurar Tempos de Reacção, configurar Valores das Tensões de Comutação, configurar Alarmes, etc...)

***O utilizador será capaz de saber com maior precisão a autonomia temporal da UPS (em minutos por ex.), perante uma falha de Energia.

***O utilizador será capaz de saber com maior precisão detalhes sobre a carga que a UPS está a proteger (valores em Watt ou em valor de percentagem).

***A UPS poderá enviar notificações (para um Email, ou via SMS p/ telemovel) relativas ao estado da UPS, da carga protegida, e dos parâmetros da tensão de rede!

***Após um período configurado, a UPS será capaz de encerrar um PC, guardando todos os ficheiros em utilização (Word, Excel, Acrobat, etc, etc...).
Para isto ocorrer, o utilizador deverá já ter atribuido um nome ao ficheiro que estava em utilização -antes da falha de energia-.
A UPS fará todo este processo, mesmo que o utilizador NÃO esteja presente no momento da falha de energia!
Isto é especialmente útil no caso dos servidores!

***O software (em comunicação com a UPS via cabo de dados), poderá ainda informar o utilizador sobre o seguinte:
-data de construção da UPS
-data de instalação da bateria
-data de troca de bateria
-versão do firmware da UPS
-nº de série da UPS
etc............

Aqui estão algumas razões que justificam uma ligação PC<->UPS.
ATENÇÃO: Nem todas as capacidades acima referidas serão possíveis em todas as UPS's. Dependerá do fabricante, software, etc...

Se não interligares a UPS e o PC, e terminado o período de autonomia, o PC será completamente desligado (como se não existisse uma UPS).
Tu apenas poderás impedir isto, estando sempre presente, perante uma falha energética!
Mas se não estiveres presente, os trabalhos em execução, vão MUITO provavelmente perder-se!

Conclusão:
O cabo de dados, embora NÃO seja obrigatório, é altamente recomendável!

Espero ter ajudado!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Todo_Trocado » Sexta Jul 07, 2006 12:07

TU tás LÁ!!!! 8O :mrgreen:

Tks!
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor xk09 » Domingo Jul 23, 2006 23:09

Apenas sem palavras...........Good Work :wink: ADFC
Gostaria que me ajudasses se possível,tenho 2 pc´s e alguns equipamentos fiz + ou - os cálculos http://www.extreme.outervision.com/psucalculator.jsp
para cada um e dá-me aproximadamente em máxima 311w para o ps da assinatura e cerca de 214w para o pc que tenho a net :wink: .
gostaria de saber se fica dispendioso uma ups para estes 2 pcs(mas queria mais saber a tua opinião?), vi esta UPS Mustek 1000 VA Offline,talvez dê certo?
Ou então pensei comprar a ups para o pc da assinatura já que é o mais "valioso" e muito mais importante com trabalhos de alguma importancia(montagem de video e foto),e comprar uma régua de protecção de picos,marca nem sei qual :roll: Apc,Belkin,Legrand,agradecia uma resposta breve se possível,já que dispendi algum tempo com tópicos possívelmente no sítio errado.
Tenho trabalhos muito importantes e não posso perder de jeito nehum, agradeço a compreensão.

Este tópico está excelente mesmo,e este forum todo excelente tenho aprendido inumeras coisas.

ADFC continua a ajudar o pessoal :D e a mim também :wink:

Cumps.
xk09
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 15, 2005 13:07

Mensagempor ADFC » Terça Jul 25, 2006 4:38

xk09 Escreveu:Apenas sem palavras...........Good Work :wink: ADFC
Gostaria que me ajudasses se possível,tenho 2 pc´s e alguns equipamentos fiz + ou - os cálculos http://www.extreme.outervision.com/psucalculator.jsp
para cada um e dá-me aproximadamente em máxima 311w para o ps da assinatura e cerca de 214w para o pc que tenho a net :wink: .
gostaria de saber se fica dispendioso uma ups para estes 2 pcs(mas queria mais saber a tua opinião?), vi esta UPS Mustek 1000 VA Offline,talvez dê certo?
Ou então pensei comprar a ups para o pc da assinatura já que é o mais "valioso" e muito mais importante com trabalhos de alguma importancia(montagem de video e foto),e comprar uma régua de protecção de picos,marca nem sei qual :roll: Apc,Belkin,Legrand,agradecia uma resposta breve se possível,já que dispendi algum tempo com tópicos possívelmente no sítio errado.
Tenho trabalhos muito importantes e não posso perder de jeito nehum, agradeço a compreensão.

Este tópico está excelente mesmo,e este forum todo excelente tenho aprendido inumeras coisas.

ADFC continua a ajudar o pessoal :D e a mim também :wink:

Cumps.

Olá xk09

As UPS's são mais sofisticadas que uma régua de protecção, por isso, recomendo (se for financeiramente possível) a utilização de 2 UPS's em vez de réguas de protecção.

Como parece não ser o caso (pois falas em adquirir 1UPS ou 1UPS+Surge Supressor), então recomendo para o teu caso, o seguinte:

- a aquisição de 1 UPS e 1 Surge Supressor (Régua de Protecção)
Vantagens:Possivelmente um custo mais baixo.
Desvantagens:O PC secundário fica basicamente protegido, mas sem autonomia funcional e o PC não poderá ser automaticamente encerrado na tua ausência.

OU ENTÃO O SEGUINTE:

- a aquisição de 1 UPS com potência suficiente para os 2PC's (como a que indicaste no teu POST).
Vantagens:Ambos os PC's terão uma autonomia funcional e uma protecção mais eficaz.
Desvantagens:Possivelmente um custo mais alto e apenas 1PC poderá ser automaticamente encerrado na tua ausência.

A UPS que referes é esta, certo?
http://www.mustek.de/eng_/html/produkte ... ffline.htm

De facto, esta UPS parece ser capaz de suportar os 2 PC's em simultâneo!
Isto se quiseres uma autonomia na ordem dos 10 ou 15 minutos.
Toma em atenção que a UPS acima referida, não tem ligação RS-232 ou USB, nem software de controlo (pelo menos não me parece, de acordo com o site).

Se quiseres uma UPS semelhante à anterior, mas com capacidades de comunicação e sistema AVR então dá uma vista de olhos na Mustek PowerMust 1000 USB.
http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/ups1000usb.htm
Deve ser um pouco mais cara, mas.... fica a sugestão.

Se optares por uma UPS com capacidades de comunicação, apenas poderás encerrar automaticamente 1 PC (como disse em cima).
As UPS's com Automatic Multi-Shutdown são MUITO mais caras!

Se decidires por uma UPS para o PC principal, e uma régua para o PC secundário, sugiro (por exemplo) as seguintes réguas de protecção da MGE e APC:

Solução MGE:
MGE 5 Tel@+TV (tem 5 tomadas Schuko "normais")
http://www.mgeups.com/download/pictures ... 2/0579.jpg

MGE 8 Tel@+TV (tem 8 tomadas Schuko "normais")
http://www.mgeups.com/download/pictures ... 2/0556.jpg

Podes encontrar mais informações sobre a MGE 5 Tel@+TV e MGE 8 Tel@+TV aqui:
http://www.mgeups.com/products/pdt230/s ... /cl/cl.htm

Solução APC:
Acho que este modelo da APC tem melhor relação qualidade/preço que os modelos MGE. Mas decide por ti!

Desculpa-me se:
1) Fui lento na resposta.
2) Fui inconclusivo, na solução do teu caso.

É que depende se pretendes uma autonomia funcional (em caso de falha energética) para o PC secundário, e/ou se pretendes Automatic-Shutdown (em nenhum, em 1 ou nos 2 PC's).

Ainda assim, espero ter ajudado xk09!!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xk09 » Terça Jul 25, 2006 12:19

Bem....eu não sabia que aquela UPS não tinha ligação usb,agora já sei mas como já tinhas referido isso já várias vezes antes da compra iria verificar(só se me esquecesse 8O ).
Será melhor uma UPS que nos referimos ou duas UPS´s mas com menos capacidade?
O meu sistema é o da assinatura só umas ligeiras diferenças, o monitor é só um(Crt 17") :lol: para os dois sistemas,rato e teclado igualmente :wink: (tenho um switch),tenho impressora(Epson C66), scaner.
O outro sistema é composto basicamente por um P4 2ghz,2x256mb,dvdrw,cdrw(tudo normal).
Se pudesses gostaria que desses uma olhada neste tópico que escrevi aqui http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=38797
Agradecia

Cumps

Já me esquecia a UPS em causa no caso de ser melhor 2 UPS, uma para cada pc é esta que eu digo,UPS Mustek PowerMust 600 USB com 360w.
xk09
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ADFC » Quinta Jul 27, 2006 23:46

Olá xk09!

Em resposta às questões...

Será melhor uma UPS que nos referimos ou duas UPS´s mas com menos capacidade?

Se puderes adquire 2 UPS's (uma em cada PC).
Só essa solução poderá fornecer autonomia aos PC's (em caso de falha de energia) e será capaz de encerrar automaticamente ambos os PC's (na tua ausência).
As UPS's são mais eficazes que uma régua de protecção.
A UPS Mustek PowerMust 600 USB (360W) parece-me uma boa escolha (barata, fácil de encontrar em qq loja, etc...)

O meu sistema é o da assinatura só umas ligeiras diferenças, o monitor é só um(Crt 17") :lol: para os dois sistemas,rato e teclado igualmente :wink: (tenho um switch),tenho impressora(Epson C66), scaner.
O outro sistema é composto basicamente por um P4 2ghz,2x256mb,dvdrw,cdrw(tudo normal).

Ainda assim, 2UPS de 600VA cada, parece suficiente!
Afinal... são PC's bem normais.

Se pudesses gostaria que desses uma olhada neste tópico que escrevi aqui http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=38797

OK. Dei uma vista de olhos rápida.
De facto já li um estudo, que concluía que os maiores problemas eléctricos, são causados por Sobre-Tensões introduzidas em linhas de dados e não em linhas de tensão.
É que estas também devem ser protegidas e por vezes não o são, propagando o problema aos componentes electrónicos adjacentes a essas linhas de dados.
Isto incluí:
-Modem
-Router
-Placa LAN
-TV (antena ou cabo coaxial)
-Video (antena ou cabo coaxial)
-Hi-Fi (antena exterior de recepção)
etc... enfim qq componente que necessite de um cabo transmissor de informação (sinal).

Por isso não me admirou nada que o teu Modem e Videogravador se danificassem, pois se calhar não desligaste o modem da tomada telefónica e provavelmente não desligaste também os teus Videogravadores da tomada de antena! E era importante fazê-lo!!
Quanto ao Videogravador BETA, é normal que este tenha uma concepção electrónica mais antiga, mas, mais simples, robusta e tolerante a pequenas Sobre-Tensões.
Por norma, quanto mais recente um equipamento, mais complexo e sensível ele será!
É normal. Cada vez mais, os aparelhos electrónicos e chips funcionam com tensões reduzidas.
Basta olhar para um processador Pentium:
Se bem me lembro os primeiros Pentium's (Pentium 60/66Mhz Socket4 -Codename P5, de 0.8micron) funcionavam a 5.0V nominais (ou no intervalo de 4.750V a 5.250V)!
Hoje uma tensão de intervalo dessas, seria capaz de destruir um Intel Core2 Extreme X6800 (pois funcionam a 1.340V máx. se não estou em erro).
E cada vez mais as tensões têm tendência a diminuir, pois isso torna os micro-circuitos mais energeticamente económicos, rápidos e baratos.

Para proteger a tua ligação por Cabo, vê o seguinte link:
APC:

Se quiseres proteger outro tipo de conexão, vê o seguinte link:
APC:
http://www.apc.com/products/family/inde ... tryCode=pt

sendo o pc um componente muito vulnerável porque é que a corrente está sempre presente em todo o pc já que está desligado?
ou será da minha fonte de alimentação?
Existe fontes com fusivel de protecção paras estes picos de corrente?

A tensão eléctrica está sempre presente em todo o PC desligado, pois este embora desligado, tem de manter activas certas capacidades.
Por exemplo:
-RTC
-Definições da BIOS
-WOL, WOR, WOM (wake on lan, wake on ring, wake on modem)
-KB Power On
-STR (Suspend to RAM)
-etc...

Se assim não fosse, terias de configurar as horas do PC, entre outras definições SEMPRE que o ligas!
A bateria interna de lítio impede que isto aconteça (mediante falha energética), mas se ela tivesse de manter todas estas informações a um ritmo diário, duraria dias e não anos!

Relativamente às fontes:
Sim, quase todas as fontes possuem circuitos de protecção contra sobre-tensões de tipo "básico".
Mediante uma forte descarga eléctrica, se a tua fonte se desligar, experimenta desligar e ligar novamente o interruptor On-Off situado na fonte. Isto fará um Reset ao circuito de protecção.
Outras fontes poderão ter fusíveis substituíveis.
Depende da fonte!

Relativamente à tua dúvida sobre tipos de UPS:
Existem basicamente 5 tipos de UPS:
• Standby
• Line Interactive
• Standby-Ferro
• Dupla conversão on-line
• Conversão Delta on-line

• Standby:
A UPS Standby é o tipo mais comum utilizado para computadores pessoais. O inversor só arranca quando há uma falha energética, daí o nome “Standby”. As principais vantagens desta concepção são a elevada eficiência, a pequena dimensão e o baixo custo. Com a filtragem correcta e um circuito contra picos de tensão, estes sistemas também podem proporcionar uma adequada filtragem de ruído e supressão de picos de tensão.

• Line Interactive:
A concepção Line Interactive tem normalmente um transformador de alternância de entradas incorporado. Isto acrescenta regulação de voltagem pelo ajuste das entradas do transformador, consoante a variação da voltagem de entrada. A regulação de voltagem é uma característica importante perante condições de baixa voltagem, caso contrário a UPS passaria para bateria e finalmente acabaria por baixar a carga. Esta utilização mais frequente da bateria pode provocar avarias prematuras da mesma. Contudo, o inversor também pode estar concebido de maneira a que uma avaria sua permita a passagem de corrente da entrada de AC para a saída, o que elimina a possibilidade de focos individuais de avaria e abastece de forma eficaz dois circuitos de alimentação independentes. Elevada eficiência, pequena dimensão, baixo custo e alta fiabilidade, aliados à capacidade de corrigir condições de níveis altos ou baixos de tensão, coloca este tipo dominante de UPS na gama de alimentação de 0,5 - 5 kVA.

• Standby-Ferro:
Na concepção Standby-Ferro, o inversor está no modo stand-by e é activado quanto a alimentação de entrada falha e o comutador de transferência abre. O transformador tem uma capacidade “Ferroressonante” especial, que proporciona regulação de voltagem limitada e “modulação” da onda de saída.
O isolamento dos transientes de alimentação AC fornecido pelo transformador Ferro é tão bom ou melhor do que o de qualquer filtro disponível. Mas o transformador Ferro cria uma grave distorção de voltagem de saída e transientes, o que pode ser ainda pior do que uma fraca ligação AC. Embora seja uma UPS Standby de concepção, a Standby-Ferro gera grande quantidade de calor, porque o transformador Ferroressonante é naturalmente ineficaz. Estes transformadores são considerados de grandes dimensões quando comparados com os transformadores de isolamento normais; portanto as UPS Standby-Ferro são geralmente bastante grandes e pesadas.
Os sistemas UPS Standby-Ferro já não costumam ser utilizados principalmente porque se mostram altamente instáveis quando operam perante uma carga de fonte de alimentação de um computador moderno.

• Dupla conversão on-line:
Na concepção de Dupla conversão on-line, a falha da entrada de AC não provoca activação do comutador de transferência, porque a entrada de AC está a carregar as baterias que por sua vez fornecem alimentação para o inversor de saída. Como tal, durante uma falha de alimentação de AC de entrada, a operação on-line resulta em tempo nulo de transferência.
Nesta concepção, o carregador da bateria e o inversor convertem todo o fluxo de alimentação de carga, o que resulta em eficiência reduzida, a que se junta o respectivo aumento de geração de calor. Esta UPS fornece um desempenho eléctrico de saída quase ideal. Mas o constante desgaste dos componentes de alimentação diminui a fiabilidade face a outras concepções e a energia consumida pela ineficiência da alimentação eléctrica constitui uma parte significativa dos custos do ciclo de vida da UPS. Além disso, a alimentação de entrada recebida pelo carregador de bateria de grandes dimensões é frequentemente não linear e pode interferir com a cablagem de alimentação do edifício ou provocar problemas num gerador de reserva.

• Conversão Delta on-line:
Na concepção de Conversão Delta on-line, o Conversor Delta actua com um duplo propósito. O primeiro é o controlo das características de entrada de alimentação. Este príncipio activo distribui alimentação de forma sinusoidal, minimizando as oscilações que se reflectem na corrente pública. Isto assegura uma perfeita compatibilidade entre corrente pública e sistema gerador, reduzindo o calor e o desgaste do sistema. A segunda função do Conversor Delta é controlar a entrada de corrente de forma a regular o carregamento do sistema de bateria.
A UPS de Conversão Delta on-line fornece o mesmo tipo de características de saída de uma concepção de Dupla conversão on-line. No entanto, as características de entrada são frequentemente diferentes.
As concepções de Conversão Delta on-line fornecem entrada de controlo dinâmico e com correcção de factor de potência, sem ter de recorrer aos ineficazes bancos de filtragem associados às soluções tradicionais.
A principal vantagem é uma redução significativa de quebras de energia. O controlo de alimentação de entrada também torna a UPS compatível com todos os conjuntos de geradores e diminui a necessidade de sobredimensionamento de cablagem e geradores. A tecnologia de Conversão Delta on-line é a única tecnologia UPS nuclear actual que está protegida por patentes e é, como tal, improvável que esteja disponível a partir de um vasto número de fornecedores UPS.
Em condições de funcionamento estável, o Conversor Delta permite que a UPS distribua alimentação para a carga com muita mais eficiência do que a concepção de Dupla conversão.

Dos 5 tipos de UPS referidos recomenda-se (em utilização doméstica/escritório) a utilização de UPS's Line-Interactive!
Têm possivelmente a topologia mais eficiente, custo económico, fiáveis, robustas e compactas! As desvantagens são desprezáveis perante as vantagens!

Neil Rasmussen foi um dos fundadores da American Power Conversion, ocupando actualmente a posição de Director Técnico. Na APC, Neil Rasmussen administra o maior orçamento do Mundo para pesquisa e desenvolvimento, nas áreas de alimentação, arrefecimento, infra-estrutura de bastidores para redes críticas, etc...

A explicação entre os diferentes tipos de UPS (em cima), foi adaptada de um PDF por ele redigido em 2003.

Agora quanto à dúvida sobre qual a melhor marca:
Pessoalmente vejo a APC como o Rolls-Royce das UPS's.
Mas é um bocado cara. Por isso, muitas vezes recomendo Mustek (em aplicações domésticas).
Mas o poder de decisão é teu!

Agora quanto à Belkin e Legrand.
A Belkin parece-me uma boa marca e faz de tudo um pouco.
Mas no campo de "Protecção e Energia", a APC é um GIGANTE quando em comparação com a Belkin.
A Legrand também é outro gigante com uma lista de produtos ENORMEEE!
Mas no campo de UPS e Supressores não estou a ver uma posição firme de mercado!
Conheço alguns supressores da linha On-Q, mas nada de especial.
Podes indicar-me alguns sites que contrariem esta afirmação?
É que não conheço muito bem a Legrand como fabricante de UPS's para PC.

Espero ter ajudado!
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xk09 » Domingo Jul 30, 2006 21:08

Agradeço-te ADFC pela prontidão e belas respostas nota-se que entendes mesmo do que dizes, e eu adoro aprender. :wink:
Por fim decidi vou adquirir para já(nas férias) :lol: uma UPS para o principal pc e depois compro para o outro se ficar satisfeito com essa marca e modelo em causa, UPS Mustek PowerMust 600 USB (360W).
Quanto a uma questão que me colocas,...."A Legrand também é outro gigante com uma lista de produtos ENORMEEE!
Mas no campo de UPS e Supressores não estou a ver uma posição firme de mercado!
Conheço alguns supressores da linha On-Q, mas nada de especial.
Podes indicar-me alguns sites que contrariem esta afirmação? ..."
:oops: não não posso nem encontrei nada :wink: e devias saber que eu não ía encontrar :wink:,apenas já encontrei á venda umas réguas com supressores de picos (já agora fica a questão,qual o nome que se dá normal e comum a essas réguas :?: gostaria de saber )nada mais,acho que em termos de eletrotécnia essa Legrand talvez seja a maior e melhor,corrige-me se me engano :roll: :?: .
Fiquei muito esclarecido e muito obrigado mas se quizeres resolver um problemazito :oops: :wink: ,o meu pai disse-me o seguinte, :idea: ...o porquê de eu não usar um estabilizador daqueles antigos que se usava nas casas por causa das Tv´s,devia colocar a corrente estabilizada não tendo o fio terra mas.... :lol: com um pouco de habilidade levava o fio terra e fazia um bloco de tomada "estabilizada" com fio terra,Será que isto será possível se fosse aplicava no outro pc para agora para não gastar mais dinheiro :wink: ,manda para aqui se isto será digámos uma tecnologia :lol: viável para as tecnologias de hoje? :?:

Agradeço-te uma vez mais e continua assim como diz o meu pai e muitos pais por esse mundo fora(acho),...."meu filho o saber nunca ocupa lugar"...e tu já me destes mais conhecimentos.

Cumps.
xk09
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ADFC » Terça Ago 01, 2006 19:14

Olá xk09!

Em resposta às questões:

Já encontrei á venda umas réguas com supressores de picos (já agora fica a questão,qual o nome que se dá normal e comum a essas réguas? gostaria de saber)

Nos EUA , acho que 99% dos fabricantes se referem a estes dispositivos de Protecção como "Surge Supressor" ou "Surge Protector".
A tradução em Português é algo ambígua.
Mas acho que podes dizer (sem grande erro) "Supressor de Picos".
Surge significa uma elevação instantânea, e de curta duração de uma grandeza física quantificável (poderá ser de tensão, corrente, ou outra grandeza eléctrica).
Na verdade, um bom Supressor tem várias capacidades de protecção(quase tantas como uma UPS)!

Um bom Supressor pode incluir:
-um fusível ou disjuntor EM (protege de Sobre-Intensidades de Corrente).

-um transformador de núcleo pobre em ferro (protege contra picos de potência, quando o núcleo pobre em ferro, entra em saturação).

-MOV's Metal Oxide Varistor (protege contra Sobre-Tensões, fazendo uma descarga de energia directamente à Terra de Protecção, sem interagir com o equipamento a proteger. Os MOV's podem destruir-se durante este processo. Existe normalmente uma luz nos Surge Supressor's que nos indicam o estado dos MOV's).

-tubos de descarga de gás (embora seja muito mais lento, quando o tubo de descarga de gás fica ionizado, este funcionará como um MOV mas sem se auto-destruir).

-díodos Zener (protegem contra pequenas Sobre-Tensões através de uma estabilização constante, causadas pelo arranque de motores por exemplo e descargas provocadas por trovoadas distantes).

-condensadores estabilizadores (estabilizam constantemente a tensão e actuam como um filtro passa-baixo para proteger o equipamento contra interferências RFI).

-etc....................

acho que em termos de eletrotécnia essa Legrand talvez seja a maior e melhor,corrige-me se me engano

Nem me atrevo a "medir" o poder da Legrand!!! É uma verdadeira multi-nacional! É membro da Voltimum que integra as empresas ABB, Legrand, Nexans, Osram, Philips, Pirelli e Schneider Electric (que é dona das empresas Merlin Gerin, Square D e Telemecanique)!
Todas elas verdadeiras gigantes!
Estamos a falar de empresas que não medem os seus lucros anuais em milhares ou milhões, mas sim, em dezenas de Biliões de Euros!!
Por isso.... sim, a Legrand é uma das maiores e melhores de todo o Mundo em Electrotecnia! À vontade!

o porquê de eu não usar um estabilizador daqueles antigos que se usava nas casas por causa das Tv´s,devia colocar a corrente estabilizada não tendo o fio terra mas.... :lol: com um pouco de habilidade levava o fio terra e fazia um bloco de tomada "estabilizada" com fio terra

Não costumo gostar de "brincar" com a parte de Ground (terra) de uma instalação! Já escrevi neste fórum sobre isso. Tem então cuidado com as derivações de terra! Cada condutor de terra deve ser ligado directamente a um Eléctrodo de Terra! Cuidado com os Ground-Loops (pequenas malhas eléctricas onde se cria um fluxo de energia que é auto-induzido nos equipamentos electrónicos)!

Relativamente aos estabilizadores...
Esses estabilizadores costumam ser equipamentos antigos!
Não é habitual estes equipamentos estarem preparados para lidar constantemente com cargas não lineares e de tipo comutado (como é o caso dos PC's).
Os PC's e seus derivados (Impressoras por ex.) são provavelmente o tipo de carga mais "difícil" de todos.
Provocam pequenas Sobre-Tensões durante o arranque, introduzem THD nas linhas de tensão, funcionam a elevadíssimas frequências (GHz) o que causa RFI, possuem motores em todos os drives o que causa EMI, etc...
Perante isto, um estabilizador de TV antigo pode mostrar-se inadequado!
É de facto, mais recomendável uma UPS.

Boas compras!...
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xk09 » Terça Ago 01, 2006 20:47

Boas ADFC!

Como sempre explicações fenomenais :wink: ...realmente tens o poder do saber :),vou-me ficar pela UPS para o principal e quando poder adquiro outra :wink: ...melhor que andar a "brincar",mas já agora eu iria buscar o terra á instalação da casa :wink: ,não iria criar uma derivação,mas agradeço mais uma vez a explicação.

Agradeço-te por tudo que me explicas-te continua a ajudar o pessoal que precisa de ajuda assim como eu :wink:

Cumps.Luis
xk09
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Jorge_silva » Domingo Set 17, 2006 21:16

caro menbro ADFC o que acha deste ups MGE PULSAR ELLIPSE PREMIUM 650 S DIN
Thermaltake soprano
Quad core 6600 by zalman 9700 blue led
Asus P5E
Western Digital 250 2x Raid0
power by Corsair Tx 650
Sapphire 3870
Creative extreme music
Hp W2007v
Jorge_silva
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 25, 2006 17:09

Mensagempor ADFC » Segunda Set 18, 2006 23:21

Jorge_silva Escreveu:caro menbro ADFC o que acha deste ups MGE PULSAR ELLIPSE PREMIUM 650 S DIN

Olá Jorge_silva!

Como sempre a MGE é uma excelente opção a considerar.
Só não sei se será uma boa opção em termos de preço.
Normalmente as MGE são (um bocado) mais caras!
Mas a qualidade paga-se obviamente!

Por isso, para proteger 1 PC na classe dos 650VA/420W, esta é de facto uma boa opção.
Outras opções poderão ser TrippLite, Powerware, Belkin, APC, Mustek, etc...

E a MGE é um dos poucos fabricantes de UPS's que te permitem escolher o tipo de tomada à saída.

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por ADFC em Sexta Set 29, 2006 21:40, num total de 1 vez.
Cumprimentos,

ADFC
ADFC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jmlramos » Sexta Set 29, 2006 6:48

Agora é a minha vez de apresentar algumas dúvidas em relação a UPS. :D

Possuo o seguinte setup:

- Athlon 64 3000
- 512 ram
- Disco IDE 80gig + SATA 250gig
- Placa gráfica Ati 9250 256 mb
- Fonte 420w

Duvida 1 - Neste momento estou a utilizar um CRT de 17 polegadas mas em breve utilizarei um Belinea CRT de 21 polegadas. Até agora apenas se falou em TFTs mas penso que os CRTs consomem muito mais correcto? Quanto? Juntando o setup do computador que referi ao consumo do monitor crt de 21 polegadas, que potência deverá a minha UPS ter?

Duvida 2 - Tenho ainda um disco externo de 250 gig que utilizo exclusivamente para backups. Valerá a pena ligar este disco a uma tomada de backup da UPS? Estou a perguntar isto porque penso que existe a hipótese de, caso eu esteja a utilizar o disco externo no momento em que a ligação eléctrica vai abaixo, este possa perder danos ou mesmo danificar-se correcto? Se não for este o caso, então bastar-me-ia ligar o disco a uma tomada normal com protecção de picos da UPS.

Duvida 3 - não compreendo porque é que a esmagadora maioria das UPS de 600 ou 800VA de baixo preço (mustek, phasaks e afins) possuem todas tomadas IEC 320 C13 fêmea, que não são as que utilizamos no dia a dia! As únicas 2 ups que vi a bom preço aqui nos arredores (Portimão) com as "normais" tomadas Schuko CEE fêmea eram de baixa potência (325 e 500va) e custavam mais do que as outras que tinham mais potência e conecções IEC 320 C13 fêmea.
Tendo em conta que não sei fazer cabos "personalizados" nem tenho quem mos faça, penso que arranjar um cabo com ligação IEC 320 C13 nas 2 extremidades seja fácil correcto? Pelo menos penso que já vi alguns. É que assim, ligar o monitor e o computador torna-se fácil.
MAS, e depois como faço para ligar, caso necessário (consoante a resposta à duvida 2), o disco externo que apenas tem uma saida de tomada "normal"?

Duvida 4 - Pressupondo que compro, por exemplo, uma Mustek com tomadas IEC 320 C13 fêmea, verifico que esta tem 3 saídas destas. Pressupondo também que não consigo obter um cabo que converta IEC 320 C13 fêmea em Schuko, fico então com uma saída inutilizada?

Duvida 5 - Mais uma vez, pressupondo que a ups que compro apenas tem tomadas IEC 320 C13 fêmea, não poderei tirar partido da protecção de picos (e de outras anomalias na rede) para proteger outros aparelhos eléctricos? É que por vezes posso querer ligar alguns componentes electrónicos à rede eléctrica que gostaria de ver protegidos contra os referidos picos.
jmlramos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 1:39

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes