Pirataria pode levar ao fim dos jogos para PC

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor holografix » Terça Ago 01, 2006 14:42

Fazer uma distribuição directa do produtor para o cliente final seria o ideal. É certo que numa indústria como os jogos, filmes ou música é complicado se bem que no último exemplo há excepções. Atente-se nos grupos musicais que criam as suas editoras, são "self managers" e não se subjugam às grandes multinacionais.

No caso dos jogos, se as produtoras se expandissem e criassem canais de distribuição próprios, estariam a eliminar terceiras partes, cuja existência só prejudica o consumidor final. Ainda no caso dos jogos, a grande maioria dos clientes finais, procura a informação que deseja obter no maior canal de marketing que existe actualmente: a internet.
holografix
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Abr 01, 2006 12:53

Mensagempor rosas » Terça Ago 01, 2006 14:44

nunca vi tao grande concentração de "putos"
ok...talvez num concerto dos sobremesas tenha mais.

entao os jogos sao caros e bla bla bla.
40€ é muito e bla bla bla
mas vao uma noite pros copos, ou beber uns sumos com os amigos à beira mar e já não é caro... e o jogo dura mais q qq uma das opções listadas acima.

o problema é a mentalidade que existe.
mentalidade essa que se decompoe em varios pontos:

1-"eles ganham muitos milhoes, nos somos os novos libertadores. tudo contra o capitalismo. somos rebeldes"

2-"eu quero é jogos. quantos mais melhor. caguei se nem os jogo, quero é ter. e entao aquela app q custa mais que o carro do meu pai...ui ui...nem sei pra que serve...mas tenho!"

3-"são muito caros. se custassem 1/3 do valor comprava-os todos"

Infelizmente não entendem que os produtos sao fruto do trabalho intelectual de alguem. Que a sua comercializaçao depende de editoras.

Um elemento de uma produtra de software, seja qual for, fica a um valor estupido por mes.
E sabendo que o periodo de desenvolvimento de algo NOVO nunca é inferior a 12 meses, imaginem o dinheiro que sai sem retorno.
Digamos que em Portugal, um programador custa a uma empresa uns 2500 a 3500€ por mes, pelo menos, dependendo do seu trabalho e posição. E isto é uma estimativa por baixo.
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor PsicoPete » Terça Ago 01, 2006 15:05

Ò Rosas agora estiveste mesmo mal com essa dos putos... mas nem vale a pena entrar por aí. Cada um sabe de si.

Mas já que é tão acérrimo defensor dos preços como estão neste momento diz-me lá então porque é que cadeias como Fnac e vobis e worten, só para referir algumas das que têm mais expressão em Portugal, têm os lucros que têm.
E já agora explica-me porque é que consegues ter jogos shareware tão bons ou melhores que muitos pagos (caso de alguns FPS)? Não estou a falar do AA porque esse é pago pelo USA Army.

1-"eles ganham muitos milhoes, nos somos os novos libertadores. tudo contra o capitalismo. somos rebeldes"

Já tive a minha dose de Marxismo obrigado. Mas passou no fim da puberdade.

2-"eu quero é jogos. quantos mais melhor. caguei se nem os jogo, quero é ter. e entao aquela app q custa mais que o carro do meu pai...ui ui...nem sei pra que serve...mas tenho!"

Errrr... se os tiver piaratas e não os jogar então qual é o problema? Não seria pior se os jogasse?

3-"são muito caros. se custassem 1/3 do valor comprava-os todos"

Todos não digo, mas uma boa parte podes crer.

mas vao uma noite pros copos, ou beber uns sumos com os amigos à beira mar e já não é caro... e o jogo dura mais q qq uma das opções listadas acima.

Mas te garanto que sabe bem melhor. O dia a seguir é que é pior.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor holografix » Terça Ago 01, 2006 15:08

Eu não estou a por em causa o trabalho intelectual de quem desenvolve os jogos. Aliás eu nem tenho jogos instalados no PC. O único que tenho veio com a placa gráfica e nunca o instalei. Tenho uns poucos para a consola e foram todos comprados, uns novos outros nem por isso.

Concordo sim que são caros para o nosso nível de vida.
Também concordo que é ridículo fazer colecções de jogos ou do que quer que seja sem lhe dar o devido uso visto que um bom jogo "prende" o jogador meses a fio (isto para quem mais que fazer do que jogar).

O que pus em em causa foi uma possivel optimização da distribuição e fazer chegar o produto ao consumidor final pelo caminho mais curto e mais económico.
holografix
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Abr 01, 2006 12:53

Mensagempor rosas » Terça Ago 01, 2006 16:57

não tive mal com a dos putos, pq quem tem uma mentalidade mais adulta não tem esse tipo de comportamento.
ja passei por essa fase, nomeadamente qd existia muito tempo livre (escola, faculdade), agora, tenho 3 jogos, PAGOS, que me dão imenso gozo jogar.

Jogos e programas, pagam 21% de IVA.
Num software de 40€, 8.4 vão para o Estado.
Os restantes 31.6€ sao repartidos pela loja, editora e produtora.

O GTR2 esta disponivel em pre-order por 39€ ja com portes de envio, num site ingles.
É caro? Não acho, atendendo que todos tem de ter o seu lucro. Nao me parece que alguem trabalhe para aquecer.

Li por aí que muitos jogos não valem o que pedem por eles.
Mas se eles sao assim tão maus, pq os jogam?
La esta, parece-me que é o ter por ter.
Nao existem demos para aferir a qualiade e a intencionalidade ou não de o adquirir?
Provavelmente a maior parte gosta de moer pelo valor dos jogos, pq perdem no max 2 a 3 dias e depois encostam. Logico que assim nao compensa gastar 40€ Nem 20€ compensa!!!

@holografix
90% das vezes nao compensa à empresa produtora fazer tb a distribuiçao, pq tera tb de fazer todo o processo de marketing etc etc, o q iria tornar-se demasiadamente dispendioso.
Alguns jogos podem compensar, como é o caso do Steam em q as principais ofertas são para disfrutar unicamente online.
mas ainda ha muita gente que nao utiliza a internet para jogar. ha ate muita gente que nao tem internet e quer jogar. aí, tem de ser utilizados os normas canais de distribuiçao
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor tntnt » Terça Ago 01, 2006 18:07

Rosas, essa da mentalidade adulta n faz la mto sentido... Pois tas a dizer que quem n compra jogos / software / musica / filmes é um puto!! Para dizeres isto é pq todo e qualquer software / musica / filmes q possuis em casa são originais. É verdade?!

No meu caso, eu aquilo que gosto mesmo, vou a loja e compro. Se adoro um jogo, um filme ou um cd, faço questão de ter o original. Mas há que admitir que comparado com os outros países da UE, Portugal é o que pratica os preços mais elevados neste tipo de produtos, tendo em conta o rendimento médio.

Eu gosto mto de jogar, alivia-me o stress. Mas se fosse comprar todos os jogos que queria, ficava sem orçamento para o essencial. O mesmo se passa com os filmes e tal. E aposto q ao tirar algo da net, os developers n deixam de ser podres de ricos (justamente, diga-se). Existem jogos em q os produtores deviam ser acusados de falta de respeito para com o consumidor, tal é a sua falta de qualidade, e ainda cobram bem caro por isso!

Confesso q a industria dos videojogos poderá eventualmente ser afectada (nos filmes, cada actor, produtor, realizador, marketing, etc... ganham milhões que normalmente cobrem os gastos. na musica, same thing, tirando os menos mainstream. Mas ha ppl q escreve umas letras, lança um cd da treta e n gastam mto para o fazer e depois ganham milhares, tipo dzrt...)

Conclusão: aqui ninguém aprova a pirataria, mas no fundo acaba por ser um "mal necessário". Não se deve incutir essa mentalidade nos mais novos, mas para nós ela ja se tornou quase banal, do tipo "vou sacar aquele som" ou " tou quase a tirar este jogo". Não é a atitude correcta, but well.... whatever! :wink:
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Subversiveagent » Terça Ago 01, 2006 18:15

tntnt Escreveu:Rosas, essa da mentalidade adulta n faz la mto sentido... Pois tas a dizer que quem n compra jogos / software / musica / filmes é um puto!! Para dizeres isto é pq todo e qualquer software / musica / filmes q possuis em casa são originais. É verdade?!

O que não deixa de ser verdade... acho que se esquecem que os putos não têm €50 por mês de mesada. E mesmo que tivessem há outros sitios onde gastar o dinheiro. Quem compra é o papá.

No meu caso, eu aquilo que gosto mesmo, vou a loja e compro. Se adoro um jogo, um filme ou um cd, faço questão de ter o original. Mas há que admitir que comparado com os outros países da UE, Portugal é o que pratica os preços mais elevados neste tipo de produtos, tendo em conta o rendimento médio.

Pessoal é pobre, a pirataria é fácil, a lei não funciona bem... estão à espera de espirito cívico? Vão para a Suécia então, até parece que ninguém conhece o país que tem :roll:

Eu gosto mto de jogar, alivia-me o stress. Mas se fosse comprar todos os jogos que queria, ficava sem orçamento para o essencial. O mesmo se passa com os filmes e tal. E aposto q ao tirar algo da net, os developers n deixam de ser podres de ricos (justamente, diga-se). Existem jogos em q os produtores deviam ser acusados de falta de respeito para com o consumidor, tal é a sua falta de qualidade, e ainda cobram bem caro por isso!

Jogos dá guito, toda a gente quer guito, toda a gente faz jogos.

Confesso q a industria dos videojogos poderá eventualmente ser afectada (nos filmes, cada actor, produtor, realizador, marketing, etc... ganham milhões que normalmente cobrem os gastos. na musica, same thing, tirando os menos mainstream. Mas ha ppl q escreve umas letras, lança um cd da treta e n gastam mto para o fazer e depois ganham milhares, tipo dzrt...)

Conclusão: aqui ninguém aprova a pirataria, mas no fundo acaba por ser um "mal necessário". Não se deve incutir essa mentalidade nos mais novos, mas para nós ela ja se tornou quase banal, do tipo "vou sacar aquele som" ou " tou quase a tirar este jogo". Não é a atitude correcta, but well.... whatever! :wink:
cumps

Eu compro mais musica e jogos hoje em dia do que quando não era pirata. Posso ser fenómeno isolado. Ou não.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor PsicoPete » Terça Ago 01, 2006 20:50

rosas Escreveu:não tive mal com a dos putos, pq quem tem uma mentalidade mais adulta não tem esse tipo de comportamento.
ja passei por essa fase, nomeadamente qd existia muito tempo livre (escola, faculdade), agora, tenho 3 jogos, PAGOS, que me dão imenso gozo jogar.

Parabéns por comprares jogos. É um acto que mostra maturidade. Eu vou ali para o canto montar uns legos ou fazer umas construções em cubos com letras..
Por acaso com essa atitude fazes-me lembrar os tipos do teu avatar...
Ou o nosso presidente e a célebre frase que lhe atribuem...
Fica na tua que eu fico na minha e vivemos felizes para sempre como nos contos de fadas, ao fim e ao cabo todas as linhas aqui escritas não passam disso mesmo.

Cumps.

PS - Eu também compro os meus jogos mas não acho que fique mais maduro ou responsável por isso... nem acho que os compro por estar mais maduro nem responsável. Compro apenas porque tenho mais dinheiro do que tinha antigamente. :?

PS1 -
Subversiveagent Escreveu:Eu compro mais musica e jogos hoje em dia do que quando não era pirata. Posso ser fenómeno isolado. Ou não

Não és caso isolado.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor rosas » Quarta Ago 02, 2006 9:58

Compras pq respeitas o que outros produziram.

E são opinioes como a do: "Pessoal é pobre, a pirataria é fácil, a lei não funciona bem... estão à espera de espirito cívico? Vão para a Suécia então, até parece que ninguém conhece o país que tem" que mostram bem como isto anda.
Ou seja, Portugal vai ser sempre uma tristeza, continua tudo a ser uma cambada de ladroes e vigaristas.

Volto a referir que so compra jogos e programas maus quem quer.
Ninguem é obrigado a comprar qd existem formas de avaliar previamente a qualidade do mesmo.

E se as produtoras e distribuidores ganham milhoes, informem-se dos casos da Vivendi e da Atari, so para referir alguns.

Não existe qq problema em sacar um jogo ou prog da net.
Entao tb não existe nenhum prob eh ir a um stand da Mercedes ou BMW e fazer o "download" de um M6 ou SLR.
Afinal sao caros, mais caros ate q no resto da europa.
A situação não é a mesma?
Apropriaçao indevida de material, fisico e intelectual de alguem.
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PsicoPete » Quarta Ago 02, 2006 10:45

rosas Escreveu:Não existe qq problema em sacar um jogo ou prog da net.
Entao tb não existe nenhum prob eh ir a um stand da Mercedes ou BMW e fazer o "download" de um M6 ou SLR.

Eu acho que estás a perceber mal as coisas, não sei se de propósito ou apenas porque queres acreditar cegamente que és o único que está certo aqui.
Explica lá onde leste aqui que eu defendia a pirataria?
Nunca o fiz, nunca o farei.
Mas o que foi aqui colocado em questão foi que a pirataria acabaria com os jogos de pc e começaram a ser discutidos os porquês de se piratear ou não.

A questão aqui é acabar com o lucros milionários de uns quantos para reduzir o preço do SW e passar toda a gente a comprar na loja em vez de comprar na mula.
Achas que as produtoras de jogos por exemplo gastariam assim tanto dinheiro a promover os seus produtos?
Bastaria por exemplo ter a iniciativa de mandar "meia-dúzia" de cópias para os grandes sites de reviews a jogos e ias ver se o boca-a-boca não se encarregava de fazer a publicidade.
Ou nas produtoras de música colocar as músicas em stream (para se experimentar como dizes) bem como fazer a pressão que já fazem junto das rádios para passarem determinadas músicas e depois cobrar os downloads a um preço justo.

Os DVD's ficam caros de fazer? Sim? Então ponham os jogos/músicas em download pago e reduzam os custos.
A distribuição para as lojas fica cara? Sim? Então ponham os jogos/músicas em download pago e reduzam os custos.
Vivemos numa época onde quase qualquer pessoa tem acesso à internet, nem que seja através de amigos, e é esse aspecto que se deve aproveitar neste negócio quanto a mim.

Falas da Atari e da Vivendi como se fossem casos paradigmáticos de como a pirataria trama as produtoras.
Eu vejo-as como empresas que ou demoraram muito tempo a inovar ou que não souberam gerir os seus activos e como tal ficaram condenadas.

Já agora... que raio de comparação essa dos Mercedes ou dos BMW. Embora eu entenda o que queres dizer não podes compar a facilidade de acesso a uma coisa e a outra. Ou pensas que se houvesse a impunidade em roubar um mercedes que há em roubar um Need For Speed as pessoas andavam de Fiat punto? Ninguém está mal porque gosta... ou pelo menos quase ninguém.

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Ago 02, 2006 11:00

Acho que o grande problema está mesmo em o povo Portugues ganhar muito pouco .
Por ex nos EUA o software custa o mesmo preço que aqui ... com a diferença que la a media de ordenados sao 1.000 dolars por SEMANA portanto o esforço que um americano tem de fazer para comprar sei lá um XP legal é muito inferior ao esforço que um tuga faz ! Tambem temos de ver as coisas por esse prisma né !
Aqui na Tugalandia a corda nao estica mais ja sacamos os softwares todos piratas , temos Tv-Cabo pirata , andamos a gasoleo agricola nos nossos carros .. enfim.. mesmo assim chega ao final do mes e pouco sobra para o comum dos portugueses .
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Ago 02, 2006 11:17

rosas Escreveu:Compras pq respeitas o que outros produziram.

E são opinioes como a do: "Pessoal é pobre, a pirataria é fácil, a lei não funciona bem... estão à espera de espirito cívico? Vão para a Suécia então, até parece que ninguém conhece o país que tem" que mostram bem como isto anda.
Ou seja, Portugal vai ser sempre uma tristeza, continua tudo a ser uma cambada de ladroes e vigaristas.

Sem duvida. Basta abrires o jornal.

Volto a referir que so compra jogos e programas maus quem quer.
Ninguem é obrigado a comprar qd existem formas de avaliar previamente a qualidade do mesmo.

E se as produtoras e distribuidores ganham milhoes, informem-se dos casos da Vivendi e da Atari, so para referir alguns.

Não existe qq problema em sacar um jogo ou prog da net.

Se queres comparar automóveis com MP3, então coloca as penas e os riscos de seres catado em pé de igualdade.

Se fosse só chegar lá e carregar no botãozinho e ter a certeza quase absoluta que não te apanhavam... vais-me dizer que não o farias? Ou que não o considerarias?
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Ago 02, 2006 11:37

rosas Escreveu:Li por aí que muitos jogos não valem o que pedem por eles.
Mas se eles sao assim tão maus, pq os jogam?

Como é que sabes se um jogo é bom ou mau sem o jogares primeiro? :roll:

rosas Escreveu:Provavelmente a maior parte gosta de moer pelo valor dos jogos, pq perdem no max 2 a 3 dias e depois encostam. Logico que assim nao compensa gastar 40€ Nem 20€ compensa!!!

Vais-me dizer que um jogo que passas numa tarde vale 50€ ou mais?
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Ago 02, 2006 11:50

SkylineGTR Escreveu:Como é que sabes se um jogo é bom ou mau sem o jogares primeiro? :roll:

Demos? Mas as demos também não são à borla. Por exemplo, o Darkstar 1 (que pode ser uma grande banhada ou um excelente jogo) ocupa 1GB. Eu vou descarregar 1GB só para testar o jogo?
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor rosas » Quarta Ago 02, 2006 12:33

Digam-me uma coisa, o livro o que é?
Um instrumento de cultura, ou de entretenimento?
É que é a justificação dada pelo Estado para cobrar apenas 12% de IVA. Mas um cd ou dvd de musica já leva com 21% em cima.
Mas por ex. essas cagadas de livros de anedotas e afins, são instrumentos de cultura?
Pq não pode um cd ou dvd pagar apenas 12% de IVA?
Pq não pode um jogo pagar isso?
Não é cultura? Alguns sao bem mais q muitos livros.

Não falamos de valores altos, serão quiça 5€ de redução, mas é uma redução.
35€ continua a ser caro.
Mas la esta, o jogo pode durar meses.
Se tem componente online, entao pode durar mais que meses.

Comprei recentemente o Dod:Source, por 20€

É barato, mas tb so me deixa jogar online.
Grande parte dos jogos de hoje em dia trazem ja a componente online, que permite prolongar a sua utilizaçao por n meses ou anos.

Paralelamente à distribuição tradicional, deveria isso sim, existir a possibilidade de retirar directamente a partir de um sistema tipo Steam, o jogo. E poderia ser 10€ mais barato.
Depois so teriam de fazer o download de 3 ou 4Gb. Dependentes da ligaçao que tem, e do servidor de onde vao realizar o download.

Vejamos por exemplo o caso do cinema.
Um filme custa 50 milhoes a realizar.
Demora 1 ano.
Cada bilhete é vendido por 5€
Rendem perto de centena de milhao (ou mais)

Um jogo.
Custa 2 milhoes a produzir.
Demora 1 ano.
Cada jogo é vendido a 40€
Rende perto de dezena de milhao (ou pouco mais)

Um filme atinge um alvo muito maior.
Logicamente que se pode diminuir ao preço do bilhete (embora seja de utilização unica)
Os jogos sao mais especificos.
Logo são mais caros.
É logico isto. Se o universo é menor, para atingir o lucro minimo, os preços terão de ser maiores.

Isto é uma justificaçao para o preço.
Continuo a dizer que nao existe justificação para a pirataria.

E sim, tudo o que tenho em casa é original.
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante