Bem já recebi o notebook cooler, o Akasa AK-NBC-01...
Esta será a minha primeira review, espero que contenha algo de útil...
Será feita a experiência com o Lg LW65-P4XP, que têm um cpu centrino a 2.0 GHz, um disco a 4.500 rpm, e uma placa gráfica ATI X700 com 128 Mb dedicados, tudo isto testado com as definições originais.
Primeira Impressão:
Abro a caixa e digo: "UUUaaaaUUUU"... O porquê do meu espanto?! O notebook cooler (nc daqui para a frente) é cinzento escuro e não cinzento "normal" como está no site da Akasa!!!! Claro que aqui é uma questão de gosto, e eu gostei do primeiro olhar...
Ora bem, a caixa vem selada com fita cola da Akasa, e depois de abrir a caixa vejo que vem tudo bem assemblado, com esferovite e um saco plástico bastante resistente, devido à sua espessura....
Dentro da caixa vem o nc e o cabo USB com o seu famoso LED azul... Um pouco de moda, já que agora está em voga o Modding...
Não trazia, pensava eu, manual de instruções, mas quando viro a caixa ao contrário, vejo que existem instruções em diversas linguas. Inglês, francês, espanhol, alemão.... e PORTUGUÊS...
Bem começo a desembrulhar tudo, parecia um puto no dia de natal, e verifico que o nc não contem rebarbas, isto é nenhuma falha no corte do alumínio, mostra um trabalho bem realizado... Têm 3 pés, à largura do nc, com borracha anti-derrapante.
Na parte traseira, do lado esquerdo, estão localizadas as 3 portas USB's e o botão on/off...
Coloquei o portátil em cima do nc e fica um pouco maior, devido a ser um 15.4", mas fica bem assente e não ginga, o que é o mais importante.
O nc a funcionar
Bem ligo o nc ao portátil, e ligo o botão on/off... As ventoinhas arrancam, o barulho que fazem é normal...
Normal porque não tem o silêncio do meu portátil, mas não faz o barulho das ventoinhas de um computador de secretária....
O som torna-se mínimo, uma vez que ao escrever no teclado não se ouve... E eu normalmente ouço música, daí não ser muito relevante.
As ventoinhas do nc puxam o ar contra o chassi do portátil, ajudando na ventilação, uma vez que a ventoinha do processador faz o mesmo. Penso que este método será o mais adequado...
Os testes...
Eu uso o Notebook Hardware Control para verificar as temperaturas e afins, devido à panóplia de informações que este programa inclui... Não sei se será o mais adqueado, mas gosto, e penso que será ilucidativo daquilo que se pretende...
Em uso "normal" do portátil, isto é, com o anti-virus, a firewall, anti-spam, notebook hardware control, windows live mensseger, browser de internet, adobe photoshop, adobe indesign e um mp3 player, o portátil rondava os 44º/45º, no cpu, e os 34º/35º no disco à tarde com mais calor, e os 40º/41º no cpu, e os 32º/33º no disco à noite mais à fresquinha.... Experimentei gravar um DVD, e as temperaturas, de dia, subiram até as 47º no cpu e os 37º/38º no disco...
Quando joguei Max Paine 2, com a resolução de 1280/800, as temperaturas subiram até aos 56º/57º de dia....
Sem o nc as temperaturas em uso normal atingiam os 54º/57º para o cpu, e 38º/39º para o disco, e a jogar Max Paine 2 os 68º/72º para o cpu e 45º/48º para o disco.... Temperaturas que considero um pouco altas....
Resumo
Penso que os 46€ foram bem empregues...
Fico com as mãos numa posição mais confortável, evitando lesões futuras, e protego o material, uma vez que existem ganhos na ordem dos 7º a 10º...
Recomendo a compra, estou bastante satisfeito, o portátil não aquece tanto, o que nestes dias de maior calor se tem verificado, protegendo o investimento, uma vez que não é todos os dias que se têm dinheiro para comprar um portátil deste nível.
Penso que referi tudo, mas se me escapou algum pouco digam malta, afinal ainda sou novo nestas paragens, e hoje já deixei se ser virgem nas reviews.
Cumprimentos virtuais