Traffic Shapping - Justo?

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor rca29 » Segunda Nov 21, 2005 17:05

EDITADO: Double post não intencional
Editado pela última vez por rca29 em Segunda Nov 21, 2005 18:33, num total de 1 vez.
rca29
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 21, 2005 16:46

Mensagempor Taxus » Segunda Nov 21, 2005 17:54

Alegra-me ver que o meu caro amigo se registou propositadamente para escrever esse "forum", e que com medo que o habitual leitor veja mal o tenha postado 2 vezes.

O meu caro amigo revela sem dúvida ser um verdadeiro ignorante no que diz respeito a redes.
Por onde começar...
Quando se falou nesta thread de "policiamento" não estávamos a falar de senhores de capacete, farda azul e bastão, muito menos de "autoridades competentes". Meu amigo, TODOS os ISP's que se prezem têm policiamento na sua rede. Policiamento é um conjunto de medidades de controlo e gestão de tráfego que permite que a rede se aguente.

Há uma célebre frase que é "A minha liberdade acaba quando começa a liberdade do próximo", esta frase aplica-se muito bem a redes

Se o meu amigo comprar um carro com 120 cavalos, lhe pendurar um cd dos d'zrt no espelho retrovisor, e fôr abrir para a auto-estrada é bastante provavel que vá matar alguém e congestionar a estrada enquanto os bombeiros limpam os destroços. Ora, por causa de uma pequena pertentagem de idiotas as estradas nem sempre funcionam como deve de ser. O mesmo se aplica às redes.
Assim, para 99,9% dos utilizadores da rede da PT poderem ter um serviço decente, os outros 0.1% vão ter que ser controlados. E essa é, em parte a função do QoS e do Policiamento da rede.
Explique-me qual seria a lógica de uma sub-rede inteira ficar a arrastar-se só porque o puto do 4º esquerdo decidiu descarregar meia internet?

Voltando ao exemplo dos carrinhos, a questão não é comprar 120 e receber 20. Se compra 120, recebe 120, mas se os vai usar para actividades menos prioritarias (como passear a 10km/h numa avenida principal ao Domingo à tarde) então os utilizadores "comuns" terão prioridade sobre si.

A velocidade na rede não está limitada.. o que está limitado é a percentagem de um certo protocolo/aplicação nessa mesma rede.

Qualquer pessoa com dois palmos de testa percebe que estas medidas são absolutamente necessárias para que uma rede seja funcional e estável, muito mais quando se duplicam as velocidades de acesso numa rede já de si pobre.

Quando os ISP's decidiram quadriplicar as velocidades aqui há uns meses todos ficaram contentes mas ng se deu ao trabalho de pensar se a rede aguentava, para aguentar estas medidas são necessárias.

Repito o que disse há uns posts atrás, o QoS é indispensável para as actuais redes com integração de serviços. Antes de criticar e comentar dessa forma, o meu amigo devia-se dedicar a ler qualquer coisa sobre redes.
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor rca29 » Segunda Nov 21, 2005 18:18

Peço desculpa pelo double-post, mas tive um problema no browser que me deu a entender que não tinha feito do Post da 1ª vez.

Quanto às comparações pouco lógicas e elaboradas de quem nem carta de condução deve ter, não me pronuncio.

Se me increvi neste fórum, foi porque uma pesquisa no google me trouxe até este post, que me interessa particularmente.

Mais importante do que tudo o resto, neste preciso momento tenho o p2p a funcionar lindamente, podendo ter-se tratado apenas de um falso alarme (assim espero)...

Não preciso de ler nada sobre redes para avaliar esta situação, mas apenas um pouco de senso-comum:

Se os ISP's decidiram quadriplicar as velocidades aqui há uns meses (não foi sequer o meu caso), fizeram-no (ou deveriam tê-lo feito) com pés e cabeça, ou seja, com garantias de qualidade e satisfação do cliente face ao serviço que prestam.
Essa é uma desculpa, mas má !

Por outro lado, talvez isto lhe possa fazer confusão, mas o p2p não serve apenas para fazer pirataria. Existem inumeras aplicações legais para o efeito, e pergunto-me, que direito têm os ISP's de amputarem as pernas a quem usa o p2p ???
-Nenhum !

Mas ainda assim, julgo que só existe uma maneira de os ISP's fazerem isso sem arranjarem problemas sérios, que seria uma acção conjunta entre todos os ISP.
Se a Netcabo (ou qualquer outro operador) lesar o serviço aos seus clientes no p2p, uma grande maioria vai mudar-se para a concorrência.
Sim, porque os utilizadores de p2p não representam 0,1% dos utilizadores, mas certamente um valor muito mais elevado.

Para aceder ao meu banco, e a 99% dos sites que visito, uma ligação dial-up servia perfeitamente, e estou convicto que não é só a mim. O aumento de velocidades não foi bem visto por poder abrir uma página da net em 1 segundo em vez de 2.

É bastante claro e óbvio quem são os utilizadores que mais uso dão à velocidade...e que, por coincidência garantem a sustentabilidade dos ISP's...
rca29
Novato
Novato

Registado: Segunda Nov 21, 2005 16:46

Mensagempor Tretabyte » Quarta Nov 23, 2005 11:12

Boas,
jasus tanta barbaridade se disse aqui omg...
bom vou so agarrar no ultimo post e fazer uns comentarios pois se fosse comentar tudo o que ja aqui foi dito nunca mais saia daqui.
rca29 Escreveu:Por outro lado, talvez isto lhe possa fazer confusão, mas o p2p não serve apenas para fazer pirataria. Existem inumeras aplicações legais para o efeito, e pergunto-me, que direito têm os ISP's de amputarem as pernas a quem usa o p2p ???
-Nenhum !

pq? simples, é verdade que o p2p é usado para muita coisa (e cada vez mais felizmente) mas infelizmente tb é usado para "pirataria", como tal existem queixas que sao apresentadas devido a direitos de autor, por acaso sabes quem leva essas queixas? nao deves de saber mas por cada user apanhado a partilhar conteudo nao autorizado o isp que o suporta, ou faz algo ou entao leva com um belo processo, sabia? optimo, nao sabia? passas a saber.
Pior, acima do isp vem quem? no nosso caso a ANACON, sabes que a anacon é a representação de portugal no mundo das telecomunicacoes e ela tb leva com uns processos desses, como reduzir esse risco? aplica-se o que se esta a aplicar em todo o mundo, TS (e nao, nao é a mm coisa que QoS pois QoS a nivel de ISP geralmente é aplicado unicamente DENTRO da rede para uso interno e manager da rede).

rca29 Escreveu:Se a Netcabo (ou qualquer outro operador) lesar o serviço aos seus clientes no p2p, uma grande maioria vai mudar-se para a concorrência.
Sim, porque os utilizadores de p2p não representam 0,1% dos utilizadores, mas certamente um valor muito mais elevado.

nao deves de dizer utilizadores de p2p, deves de dizer sim power users e esses digo-te que prai em 80% dos isps portugueses NAO sao os numeros do ISP.

rca29 Escreveu:É bastante claro e óbvio quem são os utilizadores que mais uso dão à velocidade...e que, por coincidência garantem a sustentabilidade dos ISP's...

por acaso quem garante a sustentabilidade dos ISP's sao exactamente aqueles users que pouco fazem na net a nao ser ler o jornal, ver mail, falar um pouco nos IM e pouco mais, power users nao garantem sustentabilidade de ISP nenhum, garantem sim problemas de facturação pq geralmente têm a mania.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor DB » Sábado Dez 10, 2005 22:59

Oi pessoal vou ter que confessar que vim aqui ter como o rac29 e registado para responder porque não consigo acreditar que estão com pena que qualquer dia os ISP's sejam processados pelos hábitos de consumo dos seus clientes, :lol: facto que eu não acredito, claro. Como é possível que não se compreenda que os ISP's não estão a fazer isto por essa razão mas sim por não conseguirem servir o que é suposto. 8O
Então prometem mundos e fundos e depois TC. 8O
Bem, só respondi porque realmente fiquei supreso pelas declarações aqui feitas"...jasus tanta barbaridade se disse aqui omg... " 8O
Será que foram assim tantas barbaridades???
Processos??? Mostram-me 1!!!
Só 1
Pois o que garante o dinheiro e pouco trabalho são os utilizadores opostos ao P2P. Estamos de acordo, finalmente :wink:
Fica 8)
DB
Novato
Novato

Registado: Sábado Dez 10, 2005 22:39

Mensagempor ramfin » Segunda Dez 12, 2005 1:59

Realmente lêem-se muitas barbaridades. Já agora acho que se deveria fazer TS para so telemóveis. Quem falasse mais, seria prejudicado! Ou porque não aplicar também a emissões de rádio e televisão? Quem mais ouve e mais vê... toma lá! Corta-se!

Os ISP, brincam connosco... e quem é pequeno é que se lixa.
ramfin
Novato
Novato

Registado: Domingo Nov 27, 2005 3:05

Mensagempor jsilas » Segunda Dez 12, 2005 11:01

ramfin Escreveu:Realmente lêem-se muitas barbaridades. Já agora acho que se deveria fazer TS para so telemóveis. Quem falasse mais, seria prejudicado! Ou porque não aplicar também a emissões de rádio e televisão? Quem mais ouve e mais vê... toma lá! Corta-se!

Os ISP, brincam connosco... e quem é pequeno é que se lixa.

lool!

TS nos telefones!lol
jsilas
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Domingo Out 23, 2005 14:09

Mensagempor mavidoor » Segunda Dez 12, 2005 18:19

Taxus Escreveu:
mavidoor Escreveu:Em que planeta vives???
E o que entendes tu por pirataria?
Ja agora que isp tens e que quantidade de trafego gastas em media por mês?podes responder?
Sera que fazes parte do sacerdocio das operadoras?
Que conceito tens tu em relaçao ao limites de trafego dos isp's?
Desculpa estas perguntas todas mas para mim acho-as necessarias para poder enternder o teu ponto de vista....pelo menos eu nao o entendi muito bem....

Terra - Portugal - Aveiro

Pirataria, download de dados protegidos por direitos de autor

Tenho Netvisao a 2 mbits, em tempos gastava o que podia porque tinha o hábito de descarregar tudo o que pudesse. Hoje em dia devo gastar em média entre 10 e 20 gB/mes

Não faço parte do sacerdocio dos ISP's mas se me daqui a uns meses me oferecerem emprego aceito.

"Conceitos em relação ao limite de tráfegos dos isp's"
Não percebi o que quiseste dizer com isso, a minha opinião acerca dos limites e do QoS já a dei. Concordo tanto com os limites (embora ache os internacionais de alguns ISP's baixos de mais) como com o QoS

Para o Andyrock
If you are affected, we will contact you by email to let you know that your usage at peak hours is excessive and is affecting other customers. The email will be sent to both your Tiscali email address and your contact email address (if different) and will contain simple advice on how to reduce your usage.
If your usage is still excessive, we will contact you again by email to ask you to reduce your sending and receiving of large files during peak hours. If your usage still remains excessive during peak hours, we will contact you a third time to advise you that we will be restricting your bandwidth during peak hours for the good of all other customers. This restriction will only apply during peak hours and there will be no restriction at other times of the day.

Como disse no post anterior, ja viste o trabalho imenso que eles têm para aplicar esta medida?
No entanto acho que é uma boa, senão excelente, maneira de controlar o tráfego

Será que todos esses gigas que sacas10 a 20G) sao todos de conteudo legal?Huumm....
Se as operadoras fazem TC porque que têm limites de trafego tao ridiculos em alguns casos?
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mar 12, 2005 10:55

Mensagempor DB » Quarta Dez 14, 2005 0:50

Hoje em dia devo gastar em média entre 10 e 20 gB/mes
lol :lol: :lol: :lol:
DB
Novato
Novato

Registado: Sábado Dez 10, 2005 22:39

Mensagempor ricccc » Sexta Ago 18, 2006 16:10

sLiNk Escreveu:
riclas Escreveu:ficam a perder se sacarem a mais que os tais 25% que ficam disponiveis... numa ligação de 2 Mb 25% é 512 Kbps, vocês sacam de nacional a essa velocidade??

riclas

Numa ligação de 2Mbps sacas a um máximo teórico de 256KB/s. (Kbytes p/ segundo)

2Mbps --> 2048Kbps

2048Kbps / 8bits = 256KB/s

Tirando o overhead de 13% (penso que seja este o valor), 256 - 256*0.13 = 222kB/s.

Este é o valor que uma pessoa com 2Mbps deveria atingir. Eu tenho Clix 2Mbps e saco sempre a esta velocidade, 220KB/s em média.
Isto claro se o site de onde estiver a sacar o permitir.

Eu uso ligação 4Mbps

Façam as contas:

4096 / 8 = 512KB/s

512*0.13 = 444KB/s

A minha velocidade de D/L É DE 150-170 KB/s quando não são downloads longos em que baixa para os 90s baixos

Traffic Shaping MUST be on nestas circunstâncias .

Os nossos amigos brasileiros também têm problemas..

Ora vejam...
http://www.babooforum.com.br/idealbb/vi ... 0&pageNo=1 8O
ricccc
Novato
Novato

Registado: Sexta Ago 18, 2006 15:53

Mensagempor lpadua » Sexta Ago 18, 2006 17:59

Se o Traffic Shaping apenas afectar o P2P, menos mal.. Agora ja que nos fazem Traffic Shaping tirem-nos os limites! Ou uma coisa ou outra, decidam-se... Limitar o que ja é limitado mostra que os cerebros por tras da PT.com tambem são algo limitados...

Completamente de acordo,ou um ou outro.
Isto de ts tem muito que se lhe diga,já repararam que coincidiu o ts com a dobragem das velocidades? Estranho não... Até para um leigo como eu adivinha... sem ts não a aumento de velocidades,pois a rede não funciona,é tão simples quanto isto. Querem oferecer ao zé povinho velocidades estonteantes sem gastar tusto nas infraestruturas,corrigam-me se estou enganado.
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Mensagempor Ex-lunatico » Segunda Ago 21, 2006 2:36

Antes de mais informo que não quero ofender ninguem... mas vamos la a ser coerentes...
1º - Quem tem experiencia em administração de redes defende o QoS, o QoS é essencial na gestao da rede, basta termos uma rede domestica com 2 ou 3 users em simultaneo e verificar como fica a net caso um deles esteja a usar P2P, é possivel um user estar a usar P2P e outro estar a jogar on-line, ou estar a usar VOIP????
Não é possivel!

2º - Quando fazem um contracto com um ISP não é garantida a largura de banda em quaisquer circustâncias, o Acesso é partilhado com uma taxa de contenção geralmente de 1/50, portanto sem QoS basta um User para "estragar" o serviço de todos os outros.

3º - Se querem ter uma ligação e realmente ter a largura de banda garantida o melhor é optarem por uma linha dedicada, e nesse caso não têm qualquer problema de velocidades. Ou exprimentem fazer uma "vaquinha" com uns amigos e comprar uma linha dedicada.... Sem QoS quando um está a sacar P2P os outros quase que nem abrem paginas... e se falamos de VOIP.....
Pois é mas uma linha dedicada sao muitos €€€€, ja as ligações com taxas de contenção de 1/20 são caras....

4º - Um utilizador empresarial necessita de VPN para ligar varios departamentos.... sem QoS alguem utilizava P2P e ficavam "n+1" empresas sem poder trabalhar.

5º - Alguem que ulitize serviços VOIP ou FTP etc facilmente atinge os limites de trefego, logo os limites de trafego não sao incopativeis com o QoS

Caso continuasse com os exemplos ficava aqui a noite toda....

Não estou a defender os ISPs nem a dizer que o preço das ligações é justo.... ou não... sobre isso não me pernuncio, pelo menos neste post.

Lá porque para muitos ficar com a rede congestionada durante um dia significam menos uns filmes ao fim do mês, para outros podem significar prejuizos, ou mesmo a impossibilidade de trabalhar.... com todos os constrangimentos que isso provoca.

Termino repetindo que não quero ofender ninguem, mas que compreendam o porque de certas coisas.....

Cumps,
Miguel
Ex-lunatico
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 10, 2004 16:37

Politicos nos isps infiltrados nos foruns??

Mensagempor miguelrsantos » Segunda Ago 21, 2006 3:34

So fico surpreendido é com alguns users que veem passar atestados de estupidez a outros users .
Comparar uma auto estrada e cartas de condução é o mesmo que comparar um babuino com uma galinha o exemplo parece ser coerente mas o que os isps fazem é abusivo.
Se me apetece sacar p2p ilegal ou não o problema é meu se for multado ,preso ou levar um processo civel que seja alguem de direito a faze lo e mesmo assim acham se fosse assim tão facil enviaria a sociedade protectora de autores cartas a pedirem que não se faça pirataria por acaso a psp ou gnr manda cartas aos criminosos para não roubarem ???Não me parece .
Agora e pegando em uma frase de um user a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros .
Pois é pago net e deveria usar cada tostão como quiser e bem me apetecer , não me parece que possa vir fazer tunning para aqui e por outros em perigo , andar demasiado devagar não , pelo contrario quero andar bem depressa , a net cabo mete o velocista no anuncio e diz se super rapida a clix mete um f16 para anunciar 20 megas ,a sapo diz se super rapida os exemplos não param e é isto que nós user aqui transmitimos somos enganados diariamente com uma publicidade enganosa e fraudulente esta é a opinião da maioria ,quantos aos politicos dos isps que veem como lobos mascarados de cordeiros contaminar o forum dizendo que nem querem defender os isps apenas dar uma opinião.
Ridiculo quem paga internet carissima como pagamos e mal servidos como estamos não vem para aqui defender ou dar opinioes favoraveis aos isps mas sim defender os seus direitos como consumidores .
Porque para a maioria é dificil dar entre 35 a 70 euros mes para a internet em alguns casos até mais .
Alias muita gente se priva de algumas coisas para ter internet .
Posso até nem perceber todos os termos tecnicos das redes mas de uma coisa eu entendo , temos direitos como consumidores e não podemos continuar a sermos bombardeados com publicidade enganosa.
miguelrsantos
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Sexta Nov 25, 2005 3:25

Mensagempor Ex-lunatico » Segunda Ago 21, 2006 5:48

não estamos a falar de autoestradas nem de carros nem se p2p é ilegal ou não, nem de mais nada....

o tema é redes, neste caso redes TCP/IP, neste caso a maior rede global a INTERNET.
Cabe a cada ISP gerir a sua rede de modo a garantir um serviço aceitavel e de modo a ter lucros, pois é esse o objectivo de qualquer empresa.

Agora se alguem com os minimos conhecimentos de redes diz que numa rede de pequena / média dimensao o QoS é dispensavel..... não acredito que haja alguem. Imaginemos uma rede interna PCs e telefones de IP por exemplo. E imaginemos que está a ser trasferido um ficheiro com 5Gb do Pc A para o PC B, e simultaneamente está a ser feita uma chamada por voip do telefone A para o C, se não houver uma regra que dê prioridade ao VOIP em detrimento das trasferencias de ficheiros a nem se conseguiria perceber nada da converça telefonica.... mas usando QoS o ficheiro é frasferido um pouco mais devagar, e a chamada é establecida com qualidade.
Conclusão: Sem QoS nao se conseguia fazer a chamada
Com QoS faz se a chamada e trasfere-se o ficheiro.
Como acham que é melhor?????????????

Claro que numa rede domestica se pode passar sem QoS, mas há outro tipo de QoS - "oH zé desliga o eMule que eu estou a jogar on-line, tou com o ping alto"
Numa rede de maiores dimensoes é necessario definir regras de QoS, para que alguns serviços sejam prioritários.

Acho que ninguem gostava de devido a um vizinho estar a sacar em p2p as mensagens do messenger demorarem 10 seg a serem entregues.

Tem o exemplo as LAN partys em que se não houver uma cudada gestao de rede, com QoS as coisas simplesmente não funcionam, e ai o ppl reclama.

Mas se acham que fazem melhor que os administadores de redes dos ISPs.... compra uma linha dedicada e partilham com os amigos, fazem o vosso miniISP... Em pouco tempo ficam fartos, ou chateiam-se todos...

quantos aos politicos dos isps que veem como lobos mascarados de cordeiros contaminar o forum dizendo que nem querem defender os isps apenas dar uma opinião.

espero que esse comentário não me seja dirigido. Não sou nenhum politico, muito menos de isps, e estou-me "marimbando" para os isp's

Agora se alguem vem aqui e se digna a postar algo sobe o funcionamento de redes, poderiam aproveitar para tendar preceber, e aprender alguma coisa, o que foi aqui colocado foram informações que podem ser comprovadas.

Ou não me digam que o que foi escrito não faz sentido????
Não há nada Ilimitado, muito menos largura de banda.....

Se por exemplo eu pago uma ligação empresarial quero ter alumas garantias que a minha ligação não é prejudicada por alguem a usar p2p... se o cliente empresarial paga mais, tem de ter os serviços que usa disponiveis e com um uptime elevado. caos contrario muda logo de serviço.

Para terminar deixo-vos uns links interessantes sobre QoS

http://www.isp-planet.com/equipment/2001/pcube.html
http://www.p-cube.com/indexold.shtml
Ex-lunatico
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 10, 2004 16:37

Re: Traffic Shapping - Justo?

Mensagempor ricccc » Terça Ago 22, 2006 9:51

jsilas Escreveu:
mike_hools Escreveu:
CLIX : Alerto , porque o soube de fonte segura, que nao é opcional o traffic shapping, isto é , mais cedo ou mais tarde o clix tambem vai ter que ter. é norma imposta em portugal pela ANACOM.

podes me dizer o porque de todos os isp terem de fazer traffic shpping por norma em portugal!

cumps :oops:

Eu já disse e volto a dizer: os nossos amigos brasileiros também ficam mal com isto

Como é que o T/S começa na Califórnia e acaba no mundo todo?
ricccc
Novato
Novato

Registado: Sexta Ago 18, 2006 15:53

AnteriorPróximo

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante