pio mode

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

pio mode

Mensagempor samuka » Quinta Ago 24, 2006 23:19

Boas tenho o pc mt lento pois o cpu ta kuase smp a 100% e penso k seja de ter o disco k tem o windows em pio mode.

depois de ler os topicos existentes aki, tentei td o k havia para tentar e n consigo colocar o disco em udma... o disco é um hitachi de 80gb 7200rpm.

o cabo é de 80, ja desistalei e voltei a instalar os controladores. alguma sugestao?? isto do pio mode é uma porcaria loool..

o meu pc é um amd xp 2200+ e a board é uma asrock k7s41gx

cumps
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 16, 2006 17:31

Mensagempor Kayn » Sexta Ago 25, 2006 4:23

Bem, assim do nada, dizia-te para ires a bios da tua board e tentar definir la a velocidade a que queres o disco. o windows nao consegue usar outro modo de velocidade se a tua board o tiver a limitar.

Se mesmo assim, nao conseguires alterar para um modo mais rapido, troca de cabo. Pede um a alguem pra experimentar.

Aproveita, e liga-o sozinho no canal IDE, ou seja, liga apenas ao cabo, o disco e a board e mais nada e ve como fica.

Se tudo o resto falhar, tenta experientar o disco num pc dum amigo que tenha o disco dele a funcionar a modos mais rapidos.

Nao me parece nada normal num disco e numa board dessas, mas podes ter hardware que nao suporte modos mais rapidos. Nesse caso so trocando o hardware que nao suporta é que te resolvia a questao.

A verdade é que o modo pio é notóriamente ineficiente a nivel de recursos, e é o modo mais lento de transferencia que um dispositivo IDE pode usar, mas mesmo assim, pode nao ser o culpado de um processador quase sempre a 100%. Mas afirmar mais que isto neste momento sem mais conhecimento de causa, nao tenho como. Ve la se nao tens mais nada a correr que te use o processador. Spyware costuma ser uma praga nesse campo.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor samuka » Sexta Ago 25, 2006 10:10

Boas na bios tanto este disco, como outro (seagate 120gb 7200rpm em slave) k eu tenho estao em udma tipo 5. a minha kestao é k qd chega ao windows o hitachi (master) fica como pio mode e consequentemente o seagate tb pois ta no mm cabo. Se eu colocar o seagate no IDE2 (outro cabo), fica td ok... os leitores e td excepto o hitachi. Mesmo adicionando e removendo no gestor de dispositivos e reiniciando n da nada. fica smp pio. Será k tenho de formatar o disco para o windows reconhecer?

cumps
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lvsitano » Sexta Ago 25, 2006 11:40

O PC atribui sempre o modo mais baixo dos dipositivos ligados no cabo. Se tiveres um disco ATA133 e uma drive óptica ATA33, o disco vai ficar a trabalhar em ATA33. O mesmo deve estar a acontecer aí.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor samuka » Sexta Ago 25, 2006 11:51

Lvsitano Escreveu:O PC atribui sempre o modo mais baixo dos dipositivos ligados no cabo. Se tiveres um disco ATA133 e uma drive óptica ATA33, o disco vai ficar a trabalhar em ATA33. O mesmo deve estar a acontecer aí.

Boas... é possivel mas mm ligando so o disco hitachi ele deveria detectar o udma mode 5.... e não... ele da sempre pio mode. Fui comprar cabos ide novos e logo a noite testo outra vez e dp eu digo qq coisa.

cumps
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor samuka » Segunda Ago 28, 2006 11:25

Boas... ja descobri o problema... tinha um pino para dentro no sitio onde encaixo o cabo ide no disco. ja o puxei e ja ta td impec. obrigado por tudo

cumps
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor AMSRocha » Segunda Ago 28, 2006 12:49

tinha um pino para dentro no sitio onde encaixo o cabo ide no disco

Boas, um pino torto causava isso que esquesito...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor samuka » Segunda Ago 28, 2006 13:37

nao era bem torto era tipo encolhido... tava pa dentro.. peguei num alicate e puxei e agora ta td impec :)

cumps
samuka
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes