Qual o melhor linux?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor joaozx » Domingo Ago 27, 2006 22:07

Eu tenho dois modems adsl em casa, o Alcatel "Raia" e um USrobotic. Podem-me indicar um site de onde sacar os drivers linux?

O problema dos modems é unica razao para eu continuar a usar o windows, salvo um ou outro programa.
Considera um proximo investimento a compra de uma placa de rede e um router ethernet, pois sem duvida vai melhorar(estabilidade) a tua linha tanto no linux como em windows.
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor l2k » Segunda Ago 28, 2006 9:16

_slipknot_ Escreveu:Eu tenho dois modems adsl em casa, o Alcatel "Raia" e um USrobotic. Podem-me indicar um site de onde sacar os drivers linux?

Estás a falar do Ubuntu certo ?

Se sim:

https://help.ubuntu.com/community/UsbAd ... SpeedTouch

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor lost » Segunda Ago 28, 2006 23:36

E o que acham do Suse? Dizem que é um Win/Mac chapado mas muito mais leve.
Deve sair uma nova versão em Setembro.
Asus P5B // Intel E8400 // 2x1Gb TeamElite 667 // PowerColor HD 4580 // WD 250Gb SataII // WD 160Gb IDE // LC Power 550W Green
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 21, 2005 9:33

Mensagempor andyrock » Terça Ago 29, 2006 0:11

lost Escreveu:E o que acham do Suse? Dizem que é um Win/Mac chapado mas muito mais leve.

Para dizer a verdade parece-se mais com outras distribuições linux do que com Win/Mac ;)

É user friendly, tem um bom installer e um programa de configurações (yast) muito facil de usar.

A versão enterprise do suse (SLED10) é do best IMO, é a que tenho instalado aqui no portatil e funciona que é uma maravilha.
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor lost » Terça Ago 29, 2006 1:28

E drivers?
Asus P5B // Intel E8400 // 2x1Gb TeamElite 667 // PowerColor HD 4580 // WD 250Gb SataII // WD 160Gb IDE // LC Power 550W Green
lost
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 21, 2005 9:33

Mensagempor naopercebonada » Segunda Set 25, 2006 20:05

andyrock Escreveu:
lost Escreveu:E o que acham do Suse? Dizem que é um Win/Mac chapado mas muito mais leve.

Para dizer a verdade parece-se mais com outras distribuições linux do que com Win/Mac ;)

É user friendly, tem um bom installer e um programa de configurações (yast) muito facil de usar.

A versão enterprise do suse (SLED10) é do best IMO, é a que tenho instalado aqui no portatil e funciona que é uma maravilha.

Tambem li na Exame Informatica q esta distro era mt parecida com um win+mac. E fiquei tentado a experimentar. Estive a ver o site e lá fala em 60 de experiencia. Eu pensei que fossem gratis estes SO.

Isto é mesmo gratis ou tens de comprar como fazes com o windows? (teoriacamente...)
naopercebonada
Novato
Novato

Registado: Sexta Set 22, 2006 12:03

Mensagempor scuz » Segunda Set 25, 2006 20:57

Segundo o que sei, estes SO são open source ou seja freeware, mas creio que as versões enterprise possuo apoio exclusivo a quem as adquirir, corrigam-me se estiver enganado.
Imagem
scuz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jan 06, 2006 21:21

Mensagempor AMSRocha » Terça Set 26, 2006 0:29

Eu tenho dois modems adsl em casa, o Alcatel "Raia" e um USrobotic. Podem-me indicar um site de onde sacar os drivers linux?

Xii eu o que passei para por isso a funcionar, tbem quando me mandei, não percebia nada mesmo de linux...
Se depois precisares (ou mais alguem :) ) de umas dicas é só dizer...

fiquem bem
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor Kayn » Terça Set 26, 2006 8:05

Experimenta distros Debian. Sao das melhores distros de linux. Aproveita e começa mesmo pelo Ubuntu que usa o Gnome como ambiente grafico que eu prefiro (ou Kubuntu a usar o KDE que tambem nao é mau).

Se quiseres realmente configurar esse modem, é possivel (eu tinha um speedtouch roxo) mas é do pior pro por a funcionar. Por isso perdi amor a 25€ e comprei um kit do clix com um router adsl (aolynk huawei) e foi definitivamente o melhor passo que alguma vez dei em direçao ao linux. Era fundamentalmente isso que me impedia de usar o linux correntemente. Depois de arranjar um router, nunca tive problemas de net (it just works! :) ) e nunca mais quis mais nada. So deixei um win basico numa particao de 10Gb para alguns jogos mas raramente vou la.

O ubuntu é extremamente facil de instalar, muito facil de configurar, po-lo a funcionar com tudo actualizado é uma brincadeira com o Automatix e escolher e instalar software vario é muito simples com o synaptic ou com o apt-get.

Aconselho vivamente para aprender as bases sobre linux (as pastas do SO, o que fazem, onde ficam as coisas, repositorios, a ideia de privilegios e permissoes, montar particoes, etc)

Se quiseres aprender mais a fundo (numa segunda fase de linux, porque pra começar axo melhor o ubuntu) experimenta o Gentoo, tambem debian-based.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Onyros » Terça Set 26, 2006 10:04

Kayn Escreveu:Se quiseres realmente configurar esse modem, é possivel (eu tinha um speedtouch roxo) mas é do pior pro por a funcionar. Por isso perdi amor a 25€ e comprei um kit do clix com um router adsl (aolynk huawei) e foi definitivamente o melhor passo que alguma vez dei em direçao ao linux. Era fundamentalmente isso que me impedia de usar o linux correntemente. Depois de arranjar um router, nunca tive problemas de net (it just works! :) ) e nunca mais quis mais nada. So deixei um win basico numa particao de 10Gb para alguns jogos mas raramente vou la.
Sem dúvida que, por todas as razões e mais alguma, um modem com uma ligação ethernet é uma óptima aquisição, mesmo que nem seja para usar em Linux ;)

Sobre a partição de Windows, se não for para jogos, hás-de experimentar VMWare! Eu instalei o Tiny XP (Rev.05) em VMWare e aquilo voa, mas voa mesmo. Por mais NLite que eu tentasse nunca conseguiria fazer algo tão rápido e ao mesmo tempo tão funcional, aconselho vivamente.

Kayn Escreveu:Se quiseres aprender mais a fundo (numa segunda fase de linux, porque pra começar axo melhor o ubuntu) experimenta o Gentoo, tambem debian-based.
Gentoo é genial! Por mais que eu goste de Ubuntu, Gentoo* é sempre aquele "bichinho" que nunca sai... Mas as semelhanças com Debian são praticamente nulas (não é mesmo debian-based), tirando o sistema Portage que é mais ou menos similar ao sistema APT. Mas lá está, right on Mr. Kayn ;)

(os gentoo são um tipo de pinguim que nada mais rápido, daí o nome - tal como kororaa, que é uma distro baseada em Gentoo, são uns pinguins australianos também muito rápidos)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Kayn » Terça Set 26, 2006 11:32

ops, my bad mesmo. o Gentoo NAO é debian-based :P
Mas nao deixa de ser excelente.

obrigado pela correção. :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor AMSRocha » Terça Set 26, 2006 11:46

Se quiseres aprender mais a fundo (numa segunda fase de linux, porque pra começar axo melhor o ubuntu) experimenta o Gentoo, tambem debian-based.

Tambem pode ser Slackware :), uma distribuição muito simples e que nos faz aprender bastante...eu ainda estou a começar a descobrir o slackware e acho exelente a perfomance que me deixou o meu portatil, tambem andei a compilar o kernel a dedo para se adaptar ao portatil mas depois é uma alegria ver o SO a fazer o portatil "voar" lol...

Das distribuições que usei Slackware é a que tira mais partido da perfomance...é o que eu acho...

(os gentoo são um tipo de pinguim que nada mais rápido, daí o nome - tal como kororaa, que é uma distro baseada em Gentoo, são uns pinguins australianos também muito rápidos)

Nunca usei gentoo, mas gostava de saber se é parecido com slackware ou se tem melhor perfomance....para mim perfomance num SO é o ideal e ser tbem estavel claro...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor joaozx » Terça Set 26, 2006 11:54

Nunca usei gentoo, mas gostava de saber se é parecido com slackware ou se tem melhor perfomance....para mim perfomance num SO é o ideal e ser tbem estavel claro...

eu tb nunca usei Gentoo mas apartir do momento que é uma distro que se adapta completamente ao teu hardware... deves perceber agora porque é que se diz que gentoo voa.
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor AMSRocha » Terça Set 26, 2006 12:19

eu tb nunca usei Gentoo mas apartir do momento que é uma distro que se adapta completamente ao teu hardware... deves perceber agora porque é que se diz que gentoo voa.

Sim, mas o slackware tbem acho que se adpta ao hardware, ainda para mais se formos nos mesmo a compilar o kernel...
Mas gostava de ter uma Opinião de quem usou Gentoo e Slackware...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Onyros » Terça Set 26, 2006 13:15

AMSRocha Escreveu:

Sim, mas o slackware tbem acho que se adpta ao hardware, ainda para mais se formos nos mesmo a compilar o kernel...
Mas gostava de ter uma Opinião de quem usou Gentoo e Slackware...
Slackware puro nunca usei, só uso ZenWalk e VectorLinux que são ambas Slack-based. Em termos de performance, é mais ou menos ela por ela, e quem disser que não está a sofrer o célebre efeito placebo do Gentooista :P

Mas lá está, o que fascina em Gentoo é a modularidade, o facto de tu instalares o que queres, como queres, apenas e exactamente como queres. Claro que isso vai fazer com o que o teu sistema seja fluido, porque, bem tratado, um sistema Gentoo encaixa no hardware que nem uma luva.

Slackware também é uma distro que dá grande ênfase à liberdade de escolha, acima de tudo. Aliás, sem um sistema de dependency-checking (slapt-get, por exemplo), há mesmo que dar conta das dependências todas à mão... Há quem tenha tempo para isso :P

O problema numa distro como Ubuntu, que se baseia em pacotes pré-compilados é que acabas sempre por levar com muita coisa de que não precisas (como são pré-compilados têm que ser mais abrangentes) e isso, quer se queira, quer não, implica sempre uma perda de performance. E em Ubuntu, sem o belo do deborphan, podes acumular muita lib de que não precisas e que só te torna o sistema mais lento (dica para o Kayn --> check out deborphan ou gtkorphan, que é a versão GUI - além do belo apt-get autoclean e do apt-get clean, que apaga debs arquivados)

Em Gentoo tu escolhes (pelas FLAGS que usas, por exemplo), exactamente o que queres compilar à medida do teu sistema. Em Slackware, o conceito anda à volta do acrónimo KISS (Keep It Simple, Stupid!), GUI ao mínimo e linha de comandos acima de tudo.

Eu comparo Gentoo a um Windows NLiteado (salvo seja, ok?... a comparação fica por aqui :P), ou seja, optimizado, só que num percurso inverso: enquanto que com o NLite tu tiras o que não precisas para optimizar o sistema, em Gentoo basicamente não instalas aquilo de que não precisas... com uma vantagem grande: é optimizado e compilado exactamente para o sistema em causa. E digo mais, agora com o LiveCD, já nem há desculpas para fazerem um test drive (evitando assim stage 1 installs e coisas do género, daquelas que demoravam 2 a 3 dias para compilar um sistema inteiro :P)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes