[Sistemas Completos] Como Montar um PC. EM MANUTENÇÃO

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nukke » Sábado Dez 24, 2005 16:29

Ok Ok se tás com pressa até é melhor adesivo térmico... :P É mais rápido.. Mas para ficar bem posto o melhor é o belo do cartaozinho xD. Or so I think...

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor pedrom30 » Sábado Dez 24, 2005 16:36

Bem eu tb nunca mexi num processador, e o meu sistema que foi comprado todo de origem à 2 anos e meio - e fica ligado dias e dias consecutivamente - parece estar a precisar de levar com pasta (as temp subiram, tendo eu já conseguido faze-las descer com uma limpeza e sobretudo com uma fonte nova LC Supersilent 550, estando no entanto nos 45 quando ligado à net (antes ia aos 54...), sendo que o meu processador é um AMD Athlon XP 3000+.

Assim, comprei a A.Silver 5, mas depois de ver que entre voces que são expert nesta matéria, não existe concesso sobre a melhor forma para espalhar a massa, e pq o momento de espalhar a massa é dos mais importantes, o que acham que deverei fazer?
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor Nukke » Sábado Dez 24, 2005 17:47

A melhor maneira é com um cartão ou algo semelhante. ;)

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor HidEaL » Sábado Dez 24, 2005 18:13

Para quem for menos jeitoso...

http://www.overclockers.com/tips692/

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor pedrom30 » Segunda Dez 26, 2005 1:30

Nukke Escreveu:A melhor maneira é com um cartão ou algo semelhante. ;)

Nukke.

:o e não é que parece que consegui.... estava cheio de medo (foi a 1ª vez que mexi num processador), mas com a vossa ajuda e deste maravilhoso post parece que consegui colocar a Artick Silver 5 (sujei-me foi todo....).

O 1º problema foi, depois de retirar a turbina (cooler??) que esta sobre o dissipador, e o dissipador (custou um bocado, pois o sistema de desencaixe parece-me algo complicado (tenho um AMD Athlon XP 3000+), e vi o processador, so lá tinha uma chapinha no meio, mais pequena do que alquela que tinha nas imagens do post que imprimi.
Apenas coloquei cerca de 1/2 graos de arroz sobre aquela pequena "chapa" no meio do processador, acho que não fazia sentido espalhar em mais lado nenhum...ou não????.

Como resultado fiquei com cerca de 3/5º a menos (tenho agora 40/42, quando antes tinha 44/45) depois de ligado bastante tempo (tendo chegado aos 50 quando entrei no Brothers In Arms EiB (sem jogar) mas tendo-o deixando um bocado a correr.

Mas, se juntar estes ganhos com a pasta à mudança da fonte para uma LC Power Supersilent 550 Gold (na loja quando comprei pedi a V2...ainda lá vou para trocarem...), já tenho ganhos de cerca de 13/15º 8O .

é que antes em idle tinha 52/55, e a "puxar" mais pelo CPU ia para os 60/62 (isto no inverno, pois no verão tinha de ter a caixa muitas vezes aberta, mas as temperaturas andavam tb aí à roda do que acontecia agora.

Acham que poderei fazer melhor com a Artick Silver (acho que é no site deles que diz, que a massa só começara a funcionar em pleno depois de umas largas horas) ?

PS. Para criar algo homogeneo, não consegui com o saco no dedo (tentei várias vezes), e por fim, coloquei a massa no meio, e com um cartão de crédito "barrei" e acho que ficou fininho e homogenio.

Boas Festas

PS. AH...hoje a pasta...amanha monto o meu 1º computador (mexer no pc não me assustava (p.ex. tb já havia feito upgrades),mas agora...estou cheio de vontade de criar uma máquina...fica para o ano :D
pedrom30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 20, 2005 9:46

Mensagempor SkylineGTR » Segunda Dez 26, 2005 2:45

Nukke Escreveu:A melhor maneira é com um cartão ou algo semelhante. ;)

Nukke.

Mais um voto para o "método do cartão" ;)

PS: Aqui vai mais um tutorial sobre a montagem de um PC que encontrei, foi feito pela Corsair e está muito bom (cheio de imagens). O único senão para muita gente é que o tutorial é em ingçês :P

Building a High Performance Gaming Box by Corsair
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Nukke » Segunda Dez 26, 2005 11:01

pedro30:

Exactamente, fizeste tu muito bem. Especialmente em não por no CPU todo... Isso tê-lo-ia provavelmente queimado. :?

O teu CPU deve ter ficado algo tipo isto:

http://www.mysuperpc.com/pc_assembly/am ... ste_sm.jpg

Nukke.
Nukke
Moderador
Moderador

Mensagempor Kayn » Quarta Fev 08, 2006 0:21

ou podiamos fazer como o meu :P

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor msmsms » Sábado Ago 19, 2006 21:08

ola amigo, tenho um problema no meu pc, em k ele n para de desligar (reiniciar) ja pensei k fosse algum virus, mas consegui perceber k se trata de um problema de hardware, creio k seja do processador pois nunca fiz limpesa dentro do pc, e quando o abri estava um nojo, principalmente no local do processador, queria fazer a retirada do mesmo para o limpar para lhe meter pasta termica, mas n consigo tirar aquela cena k esta por cima dele, k é bastante difererente da k apresenta nas suas imagens, (o meu pc é um compaq pressario) se me poder ajudar quanto a isto, agradecia-lhe imenso, (tb n tenho a absoluta serteza de k o problema k estou a ter com o pc sempre a desligar seja do processador).

obrigado.
msmsms
Novato
Novato

Registado: Sábado Ago 19, 2006 21:00

Mensagempor scud » Domingo Ago 20, 2006 9:53

Daniel san Escreveu:Boas a caixa atx k vou comprar é a seguinte...
3RSYSTEM R202LI PRETO (na chiptec) gostaria de saber cm é k coloco os leds de sensores de temperatura é na board ne? era só isso obrigado pla compreensão e colaboração.

Cumps

sim do cpu e da board...se poderes me ajudar agradecia.

cumps

ora, há-de ser qualquer coisa assim.

Imagem

CPU

Imagem

Imagem
ATENÇÃO! O SMILEY É AUTOCOLANTE METALICO E NÃO SAIU MAGOADO DESTA EXPERIÊNCIA! Nunca colocar FITA GOMADA ou outro autocolante que nao metálico.

Imagem

Board

Depende do que queiras medir.

Temperatura ambiente da caixa coloca o sensor entre a board e os discos rígidos, temperatura da board em si, temos que nos guiar pelo calor do chipset e colocas o sensor não em cima do northbridge como fizeste no processador mas ao lado para apanhar o calor do chip.
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 01, 2004 21:58

Mensagempor soreal » Domingo Set 03, 2006 18:05

uma pergunta... eu montei o meu pc sozinho a poucos dias e fiquei com uma duvida. ele está a funcionar mas não sei se está em dual-channel. como é que faço? mais uma coisa que não sei se está relacionada... a minha board ( asus p5b deluxe wifi editon) tem 2pares de ranhuras pra meter as memorias. e em cada par há duas cores, preto e amarelo) . preto e amarelo. a pergunta é: meto as memorias ( 2sticks de 1gb cada) no primeiro par de ranhuras ( ou seja, uma no slot preto e a outro no amarelo) ou meto as 2 nas ranhuras da mesma cor ( tipo 1stick amarelo e outro no preto)? espero ter explicado bem...
Intel CoreDuo E6600 / Asus P5B Deluxe WiFi / PowerColor X1900XTX / WD 250Gb / 2Gb DDR2 / Aerocool Baydream
soreal
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Out 17, 2005 17:58

Mensagempor l2k » Domingo Set 03, 2006 18:22

soreal Escreveu:uma pergunta... eu montei o meu pc sozinho a poucos dias e fiquei com uma duvida. ele está a funcionar mas não sei se está em dual-channel. como é que faço?

Podes ver no POST ou então usando um programa como o CPU-Z.

soreal Escreveu: a minha board ( asus p5b deluxe wifi editon) tem 2pares de ranhuras pra meter as memorias. e em cada par há duas cores, preto e amarelo) . preto e amarelo. a pergunta é: meto as memorias ( 2sticks de 1gb cada) no primeiro par de ranhuras ( ou seja, uma no slot preto e a outro no amarelo) ou meto as 2 nas ranhuras da mesma cor ( tipo 1stick amarelo e outro no preto)? espero ter explicado bem...

Manual da mobo..... :roll:

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor xfounder » Domingo Set 03, 2006 22:01

Boas.

Já agora agradecia que me tirassem uma dúvida, uma vez que falam de sensores de temperaturas. Os sensores de temperatura tem de ser colados com fita/autocolantes metálicos?
xfounder
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 23, 2005 19:53

Mensagempor scud » Terça Set 05, 2006 19:03

soreal Escreveu:
l2k Escreveu:
soreal Escreveu:uma pergunta... eu montei o meu pc sozinho a poucos dias e fiquei com uma duvida. ele está a funcionar mas não sei se está em dual-channel. como é que faço?

Podes ver no POST ou então usando um programa como o CPU-Z.

soreal Escreveu: a minha board ( asus p5b deluxe wifi editon) tem 2pares de ranhuras pra meter as memorias. e em cada par há duas cores, preto e amarelo) . preto e amarelo. a pergunta é: meto as memorias ( 2sticks de 1gb cada) no primeiro par de ranhuras ( ou seja, uma no slot preto e a outro no amarelo) ou meto as 2 nas ranhuras da mesma cor ( tipo 1stick amarelo e outro no preto)? espero ter explicado bem...

Manual da mobo..... :roll:

Cumps.

por alguma razão eu vim perguntar aqui no forum.. porque não tinha percebido no manual... mas obrigado na mesma. ja consegui resolver tudo.

NORMALMENTE para trabalhar em Dual Channel tens de colocar os sticks nas cores iguais ou metes nos amarelos ou metes nos pretos
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scud » Terça Set 05, 2006 19:05

xfounder Escreveu:Boas.

Já agora agradecia que me tirassem uma dúvida, uma vez que falam de sensores de temperaturas. Os sensores de temperatura tem de ser colados com fita/autocolantes metálicos?

É negativo.

É o mais indicado mas o que interessa é colocar o sensor o mais perto do núcleo do CPU possível. Nunca se usa fita gomada porque não aguenta as altas temperaturas a que está sujeita e derrete podendo danificar o sistema todo ( até mesmo pegar fogo ).
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes