Contador de tráfego para linux...

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Contador de tráfego para linux...

Mensagempor SuckThis » Domingo Ago 27, 2006 14:52

Alguém sabe se existe algum contador de tráfego (tipo netcount) para linux?
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Ago 28, 2006 11:07

Que tal o próprio Netcount ? :lol:

Netcount Linux v03
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor SuckThis » Segunda Set 04, 2006 15:04

[PT]CableGuy Escreveu:Que tal o próprio Netcount ? :lol:

Netcount Linux v03

Eu já conhecia essa versão, mas não deve dar para ligações ppp. :(
Não conheces outro?

ps: obrigado na mesma! :wink:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Set 04, 2006 16:43

http://www.ntop.org/

What is ntop?

ntop is a network traffic probe that shows the network usage, similar to what the popular top Unix command does. ntop is based on libpcap and it has been written in a portable way in order to virtually run on every Unix platform and on Win32 as well.

ntop users can use a a web browser (e.g. netscape) to navigate through ntop (that acts as a web server) traffic information and get a dump of the network status. In the latter case, ntop can be seen as a simple RMON-like agent with an embedded web interface.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Moebius » Segunda Set 04, 2006 18:23

O maior problema de usar aplicações não especificamente desenvolvidas para Portugal, neste caso dos contadores de tráfego, é critico.

Se não, vejamos só na Netcabo:

Não conta trafego entre clientes (não contava muito antes de o publicitar), faz distinção entre nacional e internacional, não conta uploads.

Consoante a distribuição de Linux, já terás aplicações que contabilizam trafego, o problema é que fazem agregado. Conseguir implementar estas regras num contador (como faz o Netcount) é um bico de obra.

É um trabalho arduo que o criador do Netcount está a fazer, infelizmente o Linux não parece ser uma das suas áreas de maior conhecimento, mas segundo as ultimas noticias, no futuro próximo poderão surgir algumas novidades.

Eu pessoalmente, deixei de olhar ao tráfego, com o aumento dos limites deixei de ter preocupação de olhar a quanto gasto diáriamente, mas compreendo que outras pessoas possam querer, pelas mais diversas razões controlar melhor a sua ligação. Para mim, neste momento basta-me olhar para as stats do Firestarter.

Cumps
Acer 7720G - Core 2 Duo T5250 - 2048 Mb RAM - 250 GB HD - 17" WXGA - nVidia Geforce 8400M GS 256 Mb
Shortly will be running on Ubuntu Gnome, Firefox and Thunderbid
Moebius
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 06, 2003 18:28

Mensagempor SuckThis » Quinta Set 07, 2006 13:56

Moebius, o meu problema é que só tenho 10Gb, onde entram também os uploads e como ainda utilizo o windows, nunca sei a quantas vou se não contabilizar os gastos no linux. Mas vou então experimentar o ntop recomendado pelo [PT]CableGuy.

Obrigado aos dois.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Quinta Set 07, 2006 14:17

sem querer fazer uma afirmação estupida nem querer constatar o obvio... mas se tens tantos wild cards nao era melhor controlares pela tua pagina de cliente que o teu isp te da? isto porque o isp é alheio ao SO que usas e ja deve ter as regras todas de contagem implementadas. alias, foram eles mesmo que as definiram. um contador que conte windows E linux por software parace muito lixado. uma ideia era se um router te fizesse isso, mas ainda tinhas que ter um router e implementar as tais regras. por isso é que a propria contagem do isp seria mais simples.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor SuckThis » Quinta Set 07, 2006 22:22

Kayn Escreveu: a propria contagem do isp seria mais simples.

Concordo plenamente contigo, só que o meu problema é que o ISP não disponibiliza de forma "correcta" os gastos. (Até contabiliza as happy hours!)
Por isso a necessidade de um programa que faça a contabilização sem ter que ir à página é o ideal, até porque como te disse, a página do meu ISP não serve para a contabilização e os limites de tráfego são apertados.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes