Converter coaxial em mini-Jack

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Converter coaxial em mini-Jack

Mensagempor Red_Beret » Quarta Set 06, 2006 14:28

Ppl, sabem se ha maneira de ligar uns fones com uma ligação destas

Imagem

a uma entrada jack? (os fones são uns Sony MDR-E838 e a entrada é de um Zen Micro)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Packova » Quarta Set 06, 2006 20:00

É simples.

Arranjas a ficha jack, ou um cabo com uma ficha jack de uns fones velhos ou de um micro, etc...

Ao cortares esses 2 cabos da ficha que mostraste na figura, vais encontrar 2 condutores em cada um deles, ao cortares o isolamento encontras 1º o condutor negativo e em seguida o positivo ( o condutor interior ).

Uma ficha jack tem a mesma ordem que essa da imagem, basta ligares os dois positivos aos dois terminais positivos da ficha ( são os 2 terminais correspondentes á extremidade da ficha ), os negativos ligas os dois ao terminal que sobra.

E tá :wink:

Bem, sei que a minha explicação não deve ser das melhores, mas tentei

Se achares complicado o melhor é arranjares um cabo com a ficha jack já incorporada, desta forma basta cortares ambos e ligares pela mesma forma como estão, ou seja, ligas 1 dos condutores interiores entre eles, isolas, de seguida o mesmo procedimento para o outro comdutor interior de cada cabo, e por fim os condutores exteriores.
Packova
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 24, 2006 16:30

Mensagempor Packova » Quarta Set 06, 2006 20:48

Bem, embora não tenha muito jeito prá coisa, fiz aqui um desenho que te pode ajudar:
Imagem

tanto o cabo que tu postaste na figura como o cabo jack são identicos ( obviamente as cores não são estas :D ).

Isto é um corte do cabo na tranversal, o que tens a fazer é cortar ambos e ligar os condutores positivos em separado, podes juntar todos mas vais ficar limitado a MONO, portanto se quiseres o som em STEREO aconselho a deixar separados, os negativos são para juntar.

Acho que assim tá muito mais simples.
Qualquer dúvida avisa
:wink:
Editado pela última vez por Packova em Sexta Set 15, 2006 18:48, num total de 1 vez.
Packova
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 24, 2006 16:30

Mensagempor Red_Beret » Quinta Set 07, 2006 6:29

err.... esqueci-me de dizer, que era sem estragar esta ligação. Queria tipo, um adaptador (é que ainda uso este fones no Minidisc)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Quinta Set 07, 2006 8:31

esta-me a custar um bocado a identificar esse cabo. a ficha isso é igual a um cabo normal tipo rca? (aqueles pretos e vermelhos)

se for o caso ha um adaptador muito simples que faz exactamente o que tu queres. eu usava-o pra ligar a saida digital de uma SBLive (que é um jack stereo 3.5) a um cabo coaxial digital de um amplificador (que acaba por ter o mesmo formato que um RCA).

é um coiso pequeno que nem 1€ custa e encontras com muita facilidade em qualquer loja de electronica. Mais logo ponho ai uma foto dele para mostrar. Apesar de funcionar muito bem, acabei por deixar de o usar por diferenças de voltagem entre a saida da SBLive e a entrada do amp. Mas no teu caso, se é entre um Zen e uns fones nao deves ter esse problema.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Red_Beret » Quinta Set 07, 2006 13:44

Kayn Escreveu:esta-me a custar um bocado a identificar esse cabo. a ficha isso é igual a um cabo normal tipo rca? (aqueles pretos e vermelhos)

não. è um cabo pequeno (+/- o mesmo diametro do mini-jack, mas comprimento menor). É um formato proprietrio da SONY (e por isso, bastante raro), e neste caso é utilizado para ligar os fones a um comando, que por sua vez liga-se atraves de minijack ao MD.

Anyway, entrei em contacto com a SONY, e eles dizem, que não dispoe desse tipo de adapatador, por isso, duvido que alguma outra marca tenha, visto que é um formato proprietario da SONY.

La tenho de ir comprar outros fones (os da Creative que vinham com o MP3 são uma m****) :roll:
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Quinta Set 07, 2006 14:02

boa...
vais mesmo ter que investir uns cobres...

é por isso que nao gosto dos leitores mp3 da sony. demasiadamente pouco compativeis. eu so sabia das versoes que nem mp3 leem. é preciso fazer passar o mp3 por um programa deles que os converte no formato que o leitor consegue ler.
e agora mais esta tanga com os fones.

Os creative nesse aspecto sao impecaveis. falava nos ipod mas nao gosto do sistema de controlo deles e dos outros oem nao gosto da qualidade de som :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor nelugo » Quinta Set 07, 2006 14:10

Nos phones não vem a femea desse coaxial?
Eu já tive uns desses e acho que tinha
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Red_Beret » Quinta Set 07, 2006 14:13

Kayn Escreveu:boa...
vais mesmo ter que investir uns cobres...

é por isso que nao gosto dos leitores mp3 da sony. demasiadamente pouco compativeis. eu so sabia das versoes que nem mp3 leem. é preciso fazer passar o mp3 por um programa deles que os converte no formato que o leitor consegue ler.
e agora mais esta tanga com os fones.

Os creative nesse aspecto sao impecaveis. falava nos ipod mas nao gosto do sistema de controlo deles e dos outros oem nao gosto da qualidade de som :P

lol, o leitor de MP3 é um Creative (Zen Micro 6GB). Só que os fones que traz, são mesmo ranhosos (para alem de terem um som que não é nada de especial, tem o formato dos fones dos chineses, ou seja, IMO, bué desconfortaveis)

O da SONY, é só MiniDisc. Foi um dos primeiros a sair, mas continua a ser um dos melhores (dos poucos que existem, pois ninguem investiu nessa tecnologia), e tem um som expectacular (pena é ser um tijolo) :roll: De qualquer das maneiras, a ligação é feita por mini-jac. Esta ligação é para ligar os fones ao comando remoto (pic abaixo) que por sua vez se liga ao MD por mini-jack (só que não da para ligar ao creative, pois a ligação tem dois conectores, o mini-jack, e a de dados, ver imagem)

Comando:
Imagem

nelugo Escreveu:Nos phones não vem a femea desse coaxial?
Eu já tive uns desses e acho que tinha

não :roll:

Parece que vou mesmo ter de comprar uns novos. Alguem tem sugestões?
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor nelugo » Quinta Set 07, 2006 17:03

Há ai um tópico recente onde um utilizador também quer uns phones pra um creative.
Falou-se em modelos in-ear de três marcas:
Creative
Seinheiser
Sony

Qualquer um desses deve ser bom. O Sony sei que é bom, o Seinheiser pode ser melhor...
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Kayn » Quinta Set 07, 2006 17:29

Ya, eu entendi. Eu é que nao acho piada nenhuma a mania da sony de fazer coisas exclusivas, como o tal leitor que eu referenciei e como os teus fones. Bem, o azar é deles que tem menos povo a comprar (e teu pq ja compraste :P )

provavelmente um adaptador que existisse iria ficar pelo preço duns novos aí, por isso mais te vale comprar uns fones decente novos.

Bem, em ultima instancia so tens que comprar uns fones decentes. Aconselho vivamente Sennheiser MX-550. Tenho uns e aquilo tem um som impecavel, muito limpido e com uma dose de baixos consideravel ~20€.

Muito melhor que os concorrentes da sony (sony era mais caro, com um design horrivel e um som pior)

Ha gente que argumenta que os concorrentes (do mesmo nivel) sony tem "mais baixos". Eu nao achei isto verdade. Nem tinha quando os liguei a uma SBLive e nao ficou muito melhor quando os liguei ao meu amp (o da sig). Pelo contrario tinham a desvantagem de perder em agudos. Isto nao acontece com os Sennheiser. E ainda tem regulador de volume :mrgreen:
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Red_Beret » Quinta Set 07, 2006 18:07

Kayn Escreveu: (e teu pq ja compraste :P )

Foi oferecido pela SONY (ja nem me lembro porque)
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes