Os responsáveis pela lentidão do Windows

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Os responsáveis pela lentidão do Windows

Mensagempor DinhaBoy » Terça Set 12, 2006 20:06

Olá,

Aqui fica um gráfico interessante, com a lista de programas que mais fazem o Windows lento:

Imagem

E o resto do artigo aqui.
DinhaBoy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:45

Mensagempor xmidt » Terça Set 12, 2006 22:00

na minha opiniao kem faz o windows lento é o mau utilizador :/
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor Asgorath » Terça Set 12, 2006 23:26

Tem grande parte dos programas instalados no meu pc e de facto o norton internet é pesado.
Intel Core 2 Quad Q9450 - Cache 12MB - 4x2,66GHz - FSB 1333MHz || abit IP35P ||
4G Kingston 800 Mhz || XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 || WD5000AAJS 500Gb Sata 2 Raid 0 ||
Samsung SyncMaster 940nw || |
|| Caixa A+El-Diablo || Creative XMod
Asgorath
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 31, 2005 10:45

Mensagempor AMSRocha » Terça Set 12, 2006 23:49

na minha opiniao kem faz o windows lento é o mau utilizador :/

Boas, tens razão no que dizes, mas com as predefinições que o windows trás torna-o lento pois no meu caso num P3 1Ghz e 384MB de RAM é preciso fazer uns ajustes para isto não ficar muito lento...

Contudo no meu pc o Quicktime 7.1 é mais rápido a executar do que o azureus (codigo fonte java que o torna super lento).

Fiquem bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor Kayn » Quarta Set 13, 2006 0:26

O azureus é muito mais agil no linux do que no windows. de tal maneira que nem tem comparacao. Sempre achei a versao windows exageradamente pesada, mesmo sendo java.

Manter uma postura conservadora em relacao ao que se instala e a quantidade do que se instala ajuda. Isso combinado com uma manutencao periodica ao registo do sistema sao uma extensao do tempo entre format's da partição do windows.

E depois ainda ha um topico a adicionar ao nosso conceito de senso comum:

- Eyecandy = inimigo publico numero 1 da performance

optar pelas tangas bonitinhas, transparencias nas barras aqui acolá, efeitos e animacoes, traduzem-se num grande impacto na performance do sistema. mas, claro, é uma questao de escolha pessoal. Eu prefiro performance.

Bem, e ao fim de muito tempo, o prefetch do windows tambem nao ajuda mesmo nada a festa... pelo menos no boot. Em traços grossos, fazer carregar antecipadamente no boot qualquer coisa sobre os programas que foram usados na ultima sessao do windows para que estes arranquem mais rapido agora é uma boa ideia (ate certo ponto). O problema é quando os programas sao os de a 2 anos atras, que ja nem presentes no sistema estao e mesmo assim passam pelo load.

Uma limpeza selectiva do que realmente faz falta, à pasta \windows\prefetch ajuda imenso.

Uma rotina de verificação da data, de presença no sistema ou ate mesmo de vezes de utilizacao ajudaria na manutencao do prefetch que parece nao ter nenhuma... digo eu. um dia destes quando tiver tempo e se me lembrar ainda sou capaz de programar uma rotinazita que faça isso. uma coisa dessas a correr 1x por semana ou até por mes é capaz de trazer bons resultados a longo prazo. A maioria do soft que ai anda pra fazer isso limita-se a limpar todo o prefetch e isso tambem não é muito positivo...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Set 13, 2006 0:48

Kayn

O Utorrent por ex. Tem um visual fixe, e no entanto consome mto poucos recursos. Considero o melhor Torrent Client
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Kayn » Quarta Set 13, 2006 1:42

Eu sei. Eu usava o uTorrent quando tava em windows e esse sim, era estupidamente leve.

Agora com linux tou a usar o azureus de novo e nao estou nada insatisfeito. Em relação ao versao windows, este parece um programa completamente distinto porque na vertente da performance este é muito melhor (o resto é muito semelhante).
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor AMSRocha » Quarta Set 13, 2006 12:35

optar pelas tangas bonitinhas, transparencias nas barras aqui acolá, efeitos e animacoes, traduzem-se num grande impacto na performance do sistema. mas, claro, é uma questao de escolha pessoal. Eu prefiro performance.

Já somos 2 :)...

Uma limpeza selectiva do que realmente faz falta, à pasta \windows\prefetch ajuda imenso.

Por acaso ainda não conhecia essa, mas posso apagar todo conteudo da pasta prefetch?...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CR9 » Quarta Set 13, 2006 12:46

xmidt Escreveu:na minha opiniao kem faz o windows lento é o mau utilizador :/

Agora é que falaste bem..:mrgreen:

Bem nesse gráfico apareceu o UTorrent, como é possivel? Esse programa é levissimo.. 8O
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Kayn » Quarta Set 13, 2006 14:04

AMSRocha Escreveu:
Por acaso ainda não conhecia essa, mas posso apagar todo conteudo da pasta prefetch?...

Podes, mas se calhar nao queres, daí eu ter dito uma limpeza selectiva.

Passa-se o seguinte, no prefetch fica um ficheiro que é criado cada vez que corres um programa novo no pc e depois é usado pelo windows durante o boot para quando voltares a executar esse prog no window, ele abrir mais rapido. por isso, da uma vista de olhos na pasta prefetch e ve se encontras referencias a programas que nao uses, ou uses menos e apaga-os. os que utilizares com mais frequencia, nao tem grande interesse em apagar, porque vais voltar a usa-los, o windows vai voltar a criar um prefetch dele e pelo caminho ainda demorou mais a abrir o tal programa porque nao foi feito o load do prefetch no boot.

Depois da alteracao, o windows vai-se actualizar no proximo boot. Isto leva algum tempo, por isso nao se pode esperar grandes resultados logo no 1º boot. Mas nos seguintes a diferença é evidente. Daí que se andarmos SEMPRE a fazer grandes alteraçoes no prefetch, vamos perder algum do efeito benefico dos boots mais rapidos.

Ainda é possivel desactiva-lo completamente, mas isso tambem nao é positivo (so se for um sistema mesmo fraco, pobre em recursos) porque o pfetch acelera, de facto o arranque dos programas usados no windows.

O ideal é mante-lo de tempos em tempos apenas com o que faz falta.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor AMSRocha » Quarta Set 13, 2006 17:12

Obrigado Kayn, eu como sou um adepto da perfomance, vou ver se com a tua dica melhoro mais alguma coisa no meu windows do meu velhinho P3 1ghz 384MB RAM é tão bom ver um pc velhinho mas com tudo direitinho a funcionar plenamente :) eheh...e anda ai pessoal com windows todo bonitinho e com um pc até +/- e com pior perfomance que o meu lol como é possivel...

Fiquem bem...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor andyrock » Quarta Set 13, 2006 21:38

Atenção que esta tabela refere-se unicamente ao tempo de arranque do windows com tal programa instalado, não à performance do sistema com o dito programa.
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes