Compilar novo kernel (dor de cabeça)

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor AMSRocha » Quarta Set 20, 2006 18:43

O mais esquesito é que expermentei com o programa de musica gxine e já dá não percebi porque não deu no juk...

Agora diz me uma cena como posso apartir do windows ver os meus files do linux?...

Obrigado pela tua atenção (8)
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor JotaM » Quarta Set 20, 2006 22:22

A maneira mais fácil é activar o servidor samba. Podes ver como configurar em http://www.samba.org. De qualquer forma o painel de controle do slackware (eu só mexo em trustix e não tem essas paneleirisses gráficas :D ) ou do konkeror deve ter lá a opção para activares a partilha via samba. Pelo menos no Fedora/RedHat havia essa opção e era muito simples de activar, mas isso já foi à muito tempo antes de me converter às consolas de texto do trustix.
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor AMSRocha » Quarta Set 20, 2006 23:30

e não tem essas paneleirisses gráficas

Porque não gostas das cenas gráficas no linux???
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Quinta Set 21, 2006 1:04

Eu sou capaz de conseguir responder a isso com uma opiniao pessoal... Eu prefiro a consola para certas coisas, porque, de determinado ponto de vista, o ambiente grafico é uma versao limitada de um conjunto de comandos prontos a serem executados sem grandes variações. Personalizavel e estéticamente muito agradavel, é certo. Muito util, até, mas para tarefas repetitivas ou trabalho de desktop (copiar ficheiros, abrir o processador de texto, browser, etc)

A consola apresenta um mundo, de longe, muito mais vasto de funcionalidades e até de certa forma, de funcionalidade pratica, que o ambiente grafico nao oferece. Quando o assunto é configuração, ou até instalacao de software em linux, é o modo de consola que dá cartas porque consegues ir ao pormenor do que queres fazer.

É uma questao de o que queres fazer que decide o que vais usar. Grafico pra umas coisas, consola pra outras. E de habito, certo, mas é um bom habito que, ao fim de algum tempo, reconheces valor e nao vives sem ele :P
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor JotaM » Quinta Set 21, 2006 11:47

Não diria melhor kayn :)

A nível de quem configura/administra uma máquina Linux, a capacidade de trabalhar pela linha de comando é importantissima, sem contar no que és «obrigado» a aprender.

Eu prefiro saber que quando crio uma regra no firewall ela vai ficar no sitio certo e não onde um front-end gráfico (que até pode ter bugs) a quer meter. Quando abro um user gosto de saber o que é que o vou deixar fazer, quando configuro um servidor de mail gosto de garantir que tudo está no sitio, e os exemplos continuam sem fim.

Claro que para o utilizador final os gráficos não são «paneleirisses» e até são muito bem vindos (eu ainda sou do tempo do lótus 123 em texto, dos processadores de texto em texto e em que tudo cabia numa disquete de 5 1/4, monitores a cores ????? havia uns manhosos cga com 4 8O cores mas a maioria era mesmo verdinho). Agora configurar coisas com front-ends gráficos ????? Não obrigado.
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor AMSRocha » Quinta Set 21, 2006 12:19

Quando o assunto é configuração, ou até instalacao de software em linux, é o modo de consola que dá cartas porque consegues ir ao pormenor do que queres fazer.

Boas, até gostava de saber fazer isso, pois muitas vezes na consola sinto-me perdido não sei como configurar etc...não faço a minima como voces atinaram aquilo e como fazem mil e uma coisas apartir de lá...
E claro a interface grafica ajuda-me muito pk não sou experiente em linux, mas tive um caso numa aula da faculdade em que tava abeira do meu prof de S.O. a criar partições e tava no modo gráfico ele disse-me logo faz isso e vais ver o que algumas vezes a borrada grafica faz e não é que fez mesmo borrada tinha cenas que nem tinha feito "lixo" e pelo modo de texto foi tudo limpinho mas n sei como chegar a esse ponto...

Eu prefiro saber que quando crio uma regra no firewall ela vai ficar no sitio certo e não onde um front-end gráfico (que até pode ter bugs) a quer meter. Quando abro um user gosto de saber o que é que o vou deixar fazer, quando configuro um servidor de mail gosto de garantir que tudo está no sitio, e os exemplos continuam sem fim.

Por exemplo eu nem sei por onde começar a configurar o iptables pelo modo consola e como configurar, eu no linux sinto-me ás escuras mas vejo que há aqui pessoal que ajuda (ainda bem:)) e eu não quero ser dependente só do windows (gosto das coisas livres :))..

Fiquem bem e obrigado pela vossa disponibilidade em ajudar e tirar duvidas de linux, pois é dificil de ver muito pessoal a tirar duvidas de linux infelizmente...
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Anterior

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante