Olá a todos, aqui vai o meu segundo tutorial,
Desta vez vamos criar um Live CD do Windows XP.
O que é isto?
O Live CD, é um CD em que o Sistema Operativo (SO) arranca directamente do CD. Existe inumeros CD's deste género mas com Linux (Knoppix, Ubuntu, etc...)
Para que serve?
Eu dou-lhe um uso de extrema utilidade, para criar backup's de um PC em que o SO não arranca, correr um anti-virus n'um disco independente do seu SO, efectuar Scan's em discos, correr o Ad-aware de forma independente do SO que está no disco, entre outras funcionalidades que podemos ou não activar.
Acção

Primeiro fazer o Download da aplicação (BartPE) e instalar no nosso actual sistema:
http://www.nu2.nu/pebuilder/download/

Depois correr a aplicação, inserir o CD de instalação do Windows XP (pode ser Home Edition ou Profissional)

Da primeira vez, vamos aceitar o contracto, de seguida ele pergunta se procura ou não pelos ficheiros do Windows, vamos dizer que não.

No primeiro campo (origem) vamos apontar para a nossa drive de CD's, onde está o nosso CD do Windows.

De seguida vamos ao menu Plugins, ou carregamos em F4, vai lá parar na mesma,
é aqui que vamos activar os componentes que queremos.

Alguns não podem ser activados directamente, pois falta ficheiros, é o caso do STINGER, do VirusScan do Ad-aware etc.., para tal temos de fornecer primeiro os ficheiros e colocá-los na respectiva directoria, para facilitar, basta seleccionar o Plugin pretendido e clicar em "Ajuda", está lá toda a informação.

Depois disto feito, seleccionem criar imagem ISO e escolham o caminho a onde guardá-lo, clicar em construir e aguardar que finalize.

Agora usem a vossa aplicação preferida e gravem o ISO para um CD, e voilá, agora é só arrancar pelo CD.

Podem usar esta mesma aplicação para gravar o CD, mas ela vai depender de aplicações externas que estejam instaladas no sistema para gravar, por isso eu prefiro guardar o ISO e gravar separadamente.

Podem ainda mudar a imagem de fundo que fica no sistema, para isso vão á pasta onde instalaram a aplicação e mudem a imagem bartpe.bmp para uma a vosso gosto.
Tutorial Aprovado