NOD32.
Neste momento estou a transferir bastantes ficheiros diversos da net atraves de um cliente especifico windows e o nod esta a fazer um scan constante por traz. Enquanto faz este scan, está a ocupar 20Mb de memoria. Nao se nota nada no sistema. Hoje em dia, com sistemas de 2Gb de ram eu considero 20Mb, nada, por isso nao uso isso como base para julgar um programa, principalmente um antivirus.
Em vez disso, eu prefiro avaliar (entre outros) a percentagem de funcionamento do sistema que o antivirus consome ao fazer um scan. Quando muito, num pico ou outro, o nod chega ao 1%. Suponho que o windows nao tenha escala para medir trabalho entre 0 e 1%.
Desde a instalação que nunca se sente o nod no sistema, seja em que sistema for. estou a correr a versao win9x num windowsMe de um p2 300Mhz com 192Mb de ram e nod continua tao leve como a sua reputação.
tambem ja experimentei num p 133 com 64mb de ram, com o win98se. aí notava-se ligeiramente que levava um pequeno delay extra (1/2 a 1 segundo) a abrir as pastas, mas nada de relevante, dado o sistema em questao.
Mas... e que tal nenhum? Linux powaa!