SATA + IDE na mesma maquina... incompatiblidade?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

SATA + IDE na mesma maquina... incompatiblidade?

Mensagempor deranged » Quarta Out 11, 2006 10:29

Olá a todos,

tenho no meu trabalho 1 pc q tinha um disco IDE e onde recentemente foi instalado um segundo disco SATA (Maxtor 160GB). Não sei se é por serem diferentes mas o IDE continua a funcionar como sempre enquanto que o SATA está lentissimo a escrever os dados.

O que é que pode causar isto? e como posso resolver? adianta tentar mudar a porta em que o SATA está ligado?

cumprimentos
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Dez 05, 2004 21:27

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Out 11, 2006 11:48

É uma descrição de problema algo genérica, mas vamos lá a ver se é possível ajudar...

Na pior das hipóteses (excluindo, obviamente, problemas físicos no disco ou controlador SATA), os controladores IDE e SATA estão a partilhar o mesmo IRQ no PC. Se for assim, é um problema (a única solução é mudar de controlador SATA ou IDE, se possível). No entanto, como dizes que o disco IDE está como antes, parece-me que não seja este o problema.

Mais provável é o disco ser SATA2 e o interface SATA, situação em que pode o disco estar a passar-se da cabeça com a diferença de standards (e nesse caso é de espantar como é que funciona, normalmente recusam-se a ser reconhecidos). Para resolver este problema basta ajustar o jumper do disco rígido para trabalhar como SATA, e não SATA2 e o problema deve desaparecer.

Outra situação que pode acontecer é o disco não estar a ser convenientemente reconhecido pela BIOS quanto a velocidades de transferência e afins. Nesse caso é ajustar a BIOS manualmente para activar o S.M.A.R.T. (para o diagnóstico do disco), UDMA modo 6 e PIO modo 4 para o disco em questão. Em princípio devem ficar os problemas de baixas taxas de transferência.

Como hipótese remota (e não esquecer de repetir o passo anterior se se der este), se a motherboard tiver 4 ou 8 portas SATA (se só tiver duas em princípio não se aplica), é tentar meter o disco SATA num canal primário. Isto depende muito do fabricante, mas há alguns que criam as boards com canais "primários" e "secundários" nos controladores SATA, geralmente com cores diferentes (a minha 775i945GZ da ASRock é uma delas). Não sei se se verifica, mas pode ser que os canais secundários tenham prioridades de acesso mais baixas ao bus, e isso limite as transgerências...

Em última análise, é fazer um upgrade à BIOS do equipamento, a ver se resolve o problema.

Se nada disto resultar, a não ser que me tenha escapado alguma coisa, o problema deve estar mesmo no disco... Por via das dúvidas, é correr um teste de consistência, a ver o que se passa...

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

Enfim, está tudo dito... :P
[Coffe alert] quando virem um post meu. hehe
__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jun 25, 2005 14:06

Mensagempor deranged » Quarta Out 11, 2006 13:13

obrigado pela rapida resposta, Miguel

pra se ter uma ideia, o sata levou 45 minutos pra copiar 11,5gigas vindos do IDE e mais de uma hora pra 24 gigas vindos de um externo (usb 2).

Fui à bios e já tem o UDMA em modo 6 e o PIO 4. tb tem o s.m.ar.t. enabled.
outras info, tem uma opção de 32bit data transfer DISABLED, mas isso tb tem o IDE.
O on-chip sata controler está em native mode.
abri o pc e só tenho 2 portas SATA. Como é q posso ver issode ser SATA2 ou SATA?
E já agora está sem o jumper...

espero q isto ajude a clarificar o problema

cumprimentos
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Quarta Out 11, 2006 13:30

Hmmm, esses tempos não são nada normais... Isso é quase a velocidade de transferência de uma rede 10/100 :?

A opção de "32 bit data transfer" deveria estar activada, as velocidades de transferência só beneficiam disso. Se a BIOS aceitar a activação, deves só por causa disso ver melhorias nas performances dos dois discos.

Saberes se o controlador é SATA ou SATA2 só através do modelo da board. Se souberes qual é, basta fazer uma pesquisa no site do fabricante e ficas logo a saber se o controlador é SATA ou SATA2.

Estranhamente, não conhecendo a situação, parece-me que a board é uma ASRock com chipset VIA. Se acertei é ou uma tremenda coincidência ou um caso não documentado de P.E.S. :P Se for mesmo chipset VIA, podes tentar actualizar os drivers do controlador, nunca se sabe...

Quanto ao disco, para saberes se é SATA ou SATA2, só através do modelo (que se pode conseguir pelo gestor de dispositivos), e confirmando isso no site da Maxtor. Se for SATA2 e o controlador SATA, basta ver o manual do disco rígido, que tem lá como configurá-lo para SATA ou SATA2. [EDIT] Esqueci-me de dizer que, se tem pinos de jumpers, muito provavelmente o disco é SATA2... [/EDIT]

Cumps.

Miguel
R3volution Escreveu:Está provado cientificamente que o user __Miguel_ é que consome mais área de ecrâ por cada post criado... :P

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor deranged » Quinta Out 12, 2006 10:18

n sei se muda alguma coisa, mas afinal o novo disco é que é o IDE e o c:\ é SATA. Troquei os nomes deles :oops:
Já agora onde é q posso ver o modelo da motherboard. o computador é Asus pelo q a motherboard tb o deve ser
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Out 12, 2006 17:32

Muda apenas no sentido em que os discos IDE são, regra geral (e comparando com os discos SATA de última geração), mais lentos que os discos SATA. Há excepções, obviamente, mas costuma ser assim.

No entanto, essas taxas de transferência não deixam de ser baixas, mesmo para um disco IDE.

O modelo da board normalmente está escrito no próprio PCB (ou seja, na board em si), ou perto do CPU ou entre ranhuras PCI. Se não estiver, podes sempre tentar o PC Wizard, que podes encontrar no site http://www.cpuid.com ou o Sandra, da Sisoftware (o PC Wizard é grátis).

Se a caixa é asus, pode ser que seja um barebone (caixa com board integrada) que eles fabricam, e isso pode complicar mais as coisas. Aí já vais ter de ir ver ao site, comparando com as características do PC, para ver se acertas no modelo. Felizmente a Asus só fabrica duas ou três séries de barebones, com caixas muito diferentes entre si, e cada série só tem meia dúzia de modelos...

Se já experimentaste as alterações à BIOS, recomendo vivamente um update à mesma (e depois voltar a fazer as alterações), bem como aos drivers (sobretudo se o chipset for VIA, embora nos Intel às vezes também se possa ver melhorias). Se nada disso funcionar, provavelmente o disco é capaz de estar defeituoso...

Uma nota: para fazeres um update à BIOS tens de ter a certeza ABSOLUTA do modelo da board ou do barebone (a Asus vende só as caixas dos modelos de barebone, infelizmente), se não a BIOS pode ir para o tecto. Felizmente, se for actualizada pelo Windows, geralmente há uma verificação antes para saber se a que vai ser instalada é compatível com a que está a ser usada... (em DOS pode não haver, e é mais fácil contornar a segurança, se a houver, e fazer asneira da grossa... :P)

Já agora, uma hipótese remota, mas ainda assim... Qual é o CPU do PC? E qual é a carga quando está a transferir ficheiros? E, como estou com a mão na massa, qual é a quantidade de RAM do sistema?

Cumps.

Miguel

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor deranged » Sexta Out 13, 2006 10:06

Olá de novo Miguel, antes de mais agradeço a tua paciencia pra este caso.

Qto ao Asus é um Vintage, a board é P5S800 VM http://pt.asus.com/products.aspx?l1=3&l ... odelmenu=2

de resto Pentium4 3ghz com 1Gb RAM.

A carga do cpu ronda os 50% qdo copia dados pra este disco.
Upgrade à bios é dificil pois estou a acabar um trabalho importante e não queria arriscar mandar tudo a vida.

espero q iso ajude a descobrir a doença do bicho. ultimamente deixo dados a copiar na hora de almoço, senao arrisco-me a perder uma manhã a olhar pra ele...
cumprimentos
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Sexta Out 13, 2006 17:51

Um P4 3.0 com 1GB de RAM a gastar 50% dos ciclos em cópia de ficheiros não me parece mesmo nada normal...

Antes de mais, tenta actualizar os drivers do chipset (ui, da SiS... :?) e, eventualmente, instalar algum driver específico para IDE (acho que a SiS também tem, tal como a VIA).

Atendendo ao chipset que é, há um alto grau de probabilidade de as portas SATA estarem a correr em cima do bus PCI, e haver alguma partilha de IRQs entre o canal SATA e o IDE. Para confirmar isso, abre o Gestor de Dispositivos e no menu "View" escolhe "View Devices by connection". Vê em que IRQs estão os controladores IDE 1, IDE 2 e SATA. Se o canal IDE onde está o disco novo estiver no mesmo IRQ do controlador SATA, muda o disco IDE de canal (se não incomodar com o que lá está, obviamente, ou então diz como estão ligados os dispositivos que eu ajudo no resto).

O upgrade à BIOS, sabendo a motherboard, é bastante indolor, por via de regra. Mas fazes bem em esperar. Aliás, até pode ser que seja mesmo uma partilha de IRQs (o que parece ser, o meu irmão já teve uma placa de rede 10/100 a partilhar IRQ com um controlador de disco rígido e os consumos de CPU disparavam, ao mesmo tempo que as transferências eram ridículas...).

Quanto ao agradecimento, agradeço mas é escusado. Gosto de ajudar, e para mim também é bom, vou ficando a conhecer mais causas de problemas. Como costumo dizer, "sempre às ordens, desde que não seja para nada sexual"... hehehe :P

Cumps.

Miguel

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor deranged » Segunda Out 16, 2006 9:44

Ora, em termos de IRQ, cada macaco está efectivamente no seu galho. Canais 14, 15 e 17 (IDE 1,2 e SATA respectivamente). Fiz o update driver para o disco IDE mas o windows disse que n encontrou versao melhor. Valerá a pena ir ao site do fabricante? E os drivers SiS e VIA, onde os posso procurar?

Tb activei a opçao de "ver recursos por tipo" e parece não haver mais do que um item por canal IRQ.

espero q tenhas mais hipoteses de possiveis erros a explorar :wink:

cumprimentos
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Segunda Out 16, 2006 16:22

Que eu saiba, por defeito os drivers IDE que são instalados em qualquer instalação do Windows (e, se bem me lembra, também os do chipset) são os genéricos da Microsoft.

Para se ter drivers para IDE, SATA e chipset específicos do fabricante só mesmo pelo CD de drivers que vem com a board ou através do site do fabricante. Além disso, a Microsoft não costuma ter por hábito manter uma base de dados actualizada com controladores de dispositivos (muito menos para IDE, SATA e chipsets...), por isso o Windows Update não vale de grande ajuda nessas circunstâncias.

O que tens a fazer é ir directamente ao site da SiS http://www.sis.com/download/ e fazer o download dos controladores de chipset e/ou IDE e SATA mais recentes para o teu chipset (que podes saber qual é através do site da tua board).

Como disseste que o chipset que tens é SiS (e geralmente o southbridge é da mesma marca, se não for vai só ao site da Asus, porque é uma solução OEM, e nesses casos só eles é que fazem os drivers...), não interessa muito o site da VIA, mas é http://www.via.com.tw.

A VIA sei que tem dois downloads únicos, um para o chipset, o outro para o armazenamento; a SiS não sei, há bastante tempo que não trabalho com chipsets desse fabricante.

Se depois disto e de um update à BIOS continuares com o mesmo problema, só pode ser do disco, não há mais nada que saiba que se possa fazer para melhorar as performances...

Cumps.

Miguel

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor deranged » Quinta Out 19, 2006 9:10

__Miguel_ Escreveu:O que tens a fazer é ir directamente ao site da SiS http://www.sis.com/download/ e fazer o download dos controladores de chipset e/ou IDE e SATA mais recentes para o teu chipset (que podes saber qual é através do site da tua board).Miguel

Abençoado sejas, Miguel! Fiz o update do controlador IDE e parecia magia. Até parece que está mais rapido q o SATA :D
é pena o departamento de informatica do meu trabalho não ter gente com esse nivel de conhecimento. Apenas me instalaram o disco (coisa q tb eu podia ter feito) e para eles o problema da lentidão era uma fatalidade incontornavel.
Até a carga do cpu está mais leve, à volta de 10%.
Muitissimo obrigado e espero que este caso possa ajudar mais pessoas.

cumprimentos
Imagem
deranged
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor __Miguel_ » Quinta Out 19, 2006 10:13

deranged Escreveu:Abençoado sejas, Miguel! Fiz o update do controlador IDE e parecia magia. Até parece que está mais rapido q o SATA :D

Pode acontecer, há alguns discos IDE recentes extremamente rápidos, inclusivamente mais rápidos que discos SATA mais antigos. IDE com velocidades ao nível de USB 1.1 é que não é natural em discos a partir de, sei lá, 1990, ou coisa assim...

deranged Escreveu:é pena o departamento de informatica do meu trabalho não ter gente com esse nivel de conhecimento.

Se abrir uma vaga, avisa... :P (meio a sério, meio a brincar) Quanto ao nível de conhecimento, é relativo. Não sei tudo, obviamente, mas o facto de gostar da parte de hardware e de ter contacto com PCs desde mil novecentos e oitenta e troca o passo (ou seja, quase desde que me conheço por gente) ajuda. Bem, tecnicamente o facto de saber que quer a SiS quer a VIA terem controladores específicos para os controladores IDE e SATA, por já ter trabalhado com boards com chipsets dessas marcas, também ajudou, mas pronto... :P lol

deranged Escreveu:Muitissimo obrigado e espero que este caso possa ajudar mais pessoas.

De nada. Felizmente não foi preciso mandar vir com o departamento de informática por falha de hardware, embora me pareça que ainda assim devesse levar um "puxão de orelhas".

Cumps.

Miguel

__Miguel_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante