instalação de linux em makina virtual! Desempenho?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

instalação de linux em makina virtual! Desempenho?

Mensagempor Gocho » Quinta Out 12, 2006 17:54

Boas! Tenho um portatil centrino 1.5 com 512 de ram! Estou a pensar instalar o linux numa maquina virtual em windows, mas quero saber se isso afecta muito o desempenho do sistema linux! Alguem que tenha instalado o linux numa maquina virtual pode-me dar algum feedback em termos de desempenho do sistema?

O ideal seria mesmo instalar o linux numa partição separada, mas como gosto de explorar o sistema operativo ao maximo, as vezes faço asneiras que só vão lá com uma reinstalação do sistema!
Assim a minha ideia seria usar o sistema instalado numa maquina virtual para trabalhar, e usar um outro sistema intalado numa partição propria para explorar!
Cumprimentos
Gocho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 10, 2004 0:37

Mensagempor brunomnsilva » Domingo Out 22, 2006 21:58

Ola,

o desempenho não é comparável com uma instalação normal. É muito mais lento! Pode ser uma boa opção para experimentar um sistema, mas nunca para fazer uso intensivo. Se for uma distribuição Linux que possua Live CD tb tens essa hipotese de experimentação.

Agora com os novos processadores com capacidades nativas de virtualização (que não é o teu caso) não te sei dizer até que ponto os desempenhos melhoraram, mas deve ter sido bastante.

O impacto é mau nos dois sistemas, já que passas a ter os recursos da máquina partilhados por dois sistemas operativos.

Cmpts,
brunomnsilva
Novato
Novato

Registado: Sábado Out 21, 2006 16:30

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Out 23, 2006 10:45

Consegues usar bem o SO virtualizado, claro que tudo vai depender da memoria que reservas pra ele. Com 512 totais digamos k vais dar uns 128 ao linux ou 192 e isto vai corresponder a maquina que ele usa.

Pensa assim, tens um processador ligeiramente mais lento que o teu com os tais 192mb de ram e alguns spy's a correr em parapelo. Tas a ver o filme? Não é a mesma coisa que correr no sistema real mas dá pra ver a coisa a andar....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante