CPU FAN FAIL??? AJUDA!!!

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

CPU FAN FAIL??? AJUDA!!!

Mensagempor X-kOrPiOn » Terça Out 24, 2006 18:15

Pessoal eu sei k istu n é tema para aki mas ja agr, o cooler k o meu AMD tem é o de origem, ultimamente kando arranco o PC, no arranque aparece a dizer k a ventoinha não tem poder suficiente para arrancar, e ouve-se uma mulher a dixer CPU FAN FAIL, k é isto???, Será da fonte???
Cumps...
X-kOrPiOn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 05, 2006 19:51

Mensagempor Kayn » Terça Out 24, 2006 18:26

Pode ser de muita coisa, mas nao é da fonte.

O caso mais comum desse genero acontece porque a fan é regulada pela temperatura do processador. Como quando estás a ligar o pc, o processador ainda nem sequer aqueceu, a fan esta parada. Se a fan está parada, a board nao vai detectar rotação nela e dizer que tens um problema nela, apesar de nao ser o caso. é apenas uma redundancia de verificaçoes. Podes ignorar o erro e até configurar a bios pra nem sequer o exibir ou, pelo menos, nao parar o arranque se houver erros. Pelo menos fica a nao incomodar.

No entanto, se isto nao é comum acontecer, podes querer abrir a caixa e verificar se quando isso acontece a fan está, de facto, parada, e se assim continua. Se, de facto ela continuar parada mesmo com o pc em funcionamento, verifica se o cabo que a liga a board ta bem encaixado. Aproveita e verifica temperaturas no processador. Se tiveres temperaturas baixas (20-40º), tudo bem, o teu pc pode estar configurado pra nao ligar a ventoinha antes de temperatura X. Se tiveres temperaturas bastante elevadas (45-60º), podes ter a fan pifada.

Pra confirmar se foi a fan que morreu, podes desliga-la do computador e testa-la ligando-a directo a +12V (uma ficha de uma fonte, p ex) pra ver se ela trabalha.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor X-kOrPiOn » Terça Out 24, 2006 18:30

A minha caixa tem acrilico de lado, logo da pa ver se ela gira, ela gira mas muito devagarinho. Tambem ja verifiquei se o cabo da FAN esta bem ligado a board, o que confirmo. As temperaturas São por volta dos 40º a 50º, depende da temperatura ambiente l0o0o0ol :lol:
Eu estou a pensar por um cooler, o Scythe Ninja Plus, o problema deixara de existir???
Cumps...
X-kOrPiOn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Terça Out 24, 2006 18:56

depende de que for derivado. Trocares o stock cooler é sempre boa ideia, mas antes deves determinar o problema antes de o tentares resolver.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor X-kOrPiOn » Terça Out 24, 2006 20:57

Kayn Escreveu:depende de que for derivado. Trocares o stock cooler é sempre boa ideia, mas antes deves determinar o problema antes de o tentares resolver.
Ja escrevi ai o k acontece e o que verifico no arranque do PC. Sinceramente pensava k era derivado a má passagem de corrente da fonte, mas pelos vistos estava enganado.
Cumps...
X-kOrPiOn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor X-kOrPiOn » Quarta Out 25, 2006 6:07

Boas, hoje o problema foi diferente. Desta vez a FAN parou por completo!!! Depois fiz 1 reset ja se mexia mas deu o tal erro na mm, so depois do 3 reset e k o erro deixou de aparecer.Isto está mm a preocuparm. Ajudem-me sff!
Cumps...
X-kOrPiOn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Quarta Out 25, 2006 10:43

a ser assim, isso tem todo o aspecto de teres a fan estragada. Provavelmente tem os rolamentos muito entupidos com lixo e quase nem consegue rodar. Podes tentar tira-la fora, desmonta-la, limpar e lubrificar bem os rolamentos. Se isso nao funcionar bem, na melhor das hipoteses, tens sempre que trocar essa ventoinha. Ou entao podes encostar ja o teu cooler/ventoinha e trocar de cooler. O Scythe ninja é muito bom, mas mesmo assim ainda precisa de uma ventoinha. E, pelos vistos, nao vai ser essa...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor dvx » Quarta Out 25, 2006 19:06

tens e de ver se da com a tua caixa..se tiver fan lateral tens de tirar..era u k ia faxer mas perfiro mantela e comprar 1 cooler - grande...
um zalmas fatal1ty fika mta bem e refrigera k nem 1 mimo!=P
dvx
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 20, 2006 21:55

Mensagempor X-kOrPiOn » Quarta Out 25, 2006 19:10

A caixa tem fan lateral, mas penso k da na mm. E em relacão a do processador tenhu mm de comprar o cooler pa resolver??? é que eu ja limpei o pó da fan. E esta na mm. Só mais um pormenor só quando desligo na ficha ( aquelas fichas para ligar 8 cenas) o botao de segurança e volto a ligar no dia seguinte é que ela da esse erro. Quando não desligo não dá o erro.
Cumps...
X-kOrPiOn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor farmoboy83 » Quarta Out 25, 2006 20:06

isso faz-me lembrar os problemas de algumas boards com pilha gasta...mas que eu saiba nunca ouvi nenhum problema semelhante pois o máximo que pode acontecer quando a board tem a pilha gasta é perder as definições que colocaste na bios e nunca impedir uma ventoinha de funcionar..axo eu de que...
C2D6300@1886 zalman 7000b Al-Cu; ASUS P5B; 2x1gb ram team ellite 667; disco maxtor sataII 250gb 16mb buffer; Asus x1950pro pciexp: SB audigy 2; placa TV anywhereplus;nec3500a;Lcpower550w green; Asus 19 wide VW192s: logitech 5.1
farmoboy83
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 13, 2006 22:07

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes