Linux [MONTAR PARTIÇÕES]

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux [MONTAR PARTIÇÕES]

Mensagempor MikeOnFire » Quarta Out 25, 2006 12:56

Saudações Pessoal! ;)

O meu Problema é o seguinte...
Tenho um PC com dois discos e num deles instalado o Ubuntu.
Depois de começar a habituar me a este SO, decidi formatar o outros disco (Windows), pelo ubuntu mais necessariamente utilizando o gParted.
Formatei o disco para o sistema de ficheiros swap.
Depois de formatar, nao consigo aceder ao disco.
Entao decidi pesquisar e percebi que tenho de montar a partiçao atraves deste comando: sudo mount /dev/hda1 /media/hrosepr0n

O emu problema é que vou ter de fazer este comando sempre que inciar o sistema q queria coloca lo no boot do ubuntu. alguem sabe ?

;)
MikeOnFire
Novato
Novato

Registado: Sexta Out 20, 2006 13:55

Mensagempor Azarael » Quarta Out 25, 2006 13:08

Não devias era ter formatado para esse sistema de ficheiros... Volta a formatar mas desta x para fat32, por exemplo.

E depois lê isto -> http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_dapp ... screver.3F
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor MikeOnFire » Quarta Out 25, 2006 13:47

MEntira! Enganei me.. Lol
Formatei em sistema de ficheiros ext3.

Ja tive nesse Tut e refere-se a partiçoes windows! É diferente!
MikeOnFire
Novato
Novato

Mensagempor Kayn » Quarta Out 25, 2006 15:15

Neste momento nao tenho grande tempo pra tar a fazer uma descricao detalhada de como fazer isso, mas o que queres fazer é editar o ficheiro /etc/fstab e configurar isso la.

o fstab (File System TABle) é o ficheiro responsavel pelas drives montadas.

Como fazer isso, podes começar por este link. Se precisares, logo tambem te posso explicar como se faz isso mais em detalhe e que opçoes usar.

http://www.tuxfiles.org/linuxhelp/fstab.html
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor MikeOnFire » Quarta Out 25, 2006 20:06

eRa uma grande ajuda e preciosa se me pudesses ajudar mais detalhadamente, assim aproveito e ajudo um outro amigo meu que tem o mesmo problema... :)

Abraço!
MikeOnFire
Novato
Novato

Mensagempor Kayn » Quinta Out 26, 2006 1:23

sem problemas. vamos ver se te conseguimos montar isso :)

Se queres montar um volume sempre por default ao ligar o pc, o melhor é definir isso no ficheiro fstab.

Vou supor que o teu comando do mount tem os caminhos correctos e basear-me um bocado nisso. Se nao for, adapta :P
Nesse comando, eu vejo que o ubuntu está a ver essa partiçao do teu disco e está a dizer que se chama hda1 para o sistema. Na pasta /dev (de DEVices) esta um ficheiro para cada um de todos os teus dispositivos ligados ao pc. ou seja tu vais querer montar o device hda1 que está no caminho /dev/hda1. e vais querer monta-lo na pasta /media/hrosepr0n. Os comandos todos abaixo sao feitos numa consola.

Antes de mais nada, cria a pasta hrosepr0n dentro da pasta /media.

sudo mkdir /media/hrosepr0n

a seguir vais ver o teu codigo de utilizador e codigo de grupo. so deves precisar de um deles, mas convem saber qual é para dizeres ao linux quem vai ter permissoes a isso. escreve:

id

procura o nome do teu user na lista que aparece e a frente dele deve ter um numero entre parentesis. Anota-o.

depois edita com permissoes root o ficheiro fstab:

sudo gedit /etc/fstab

A partir daqui, vai abrir o gedit e vais ver algumas linhas parecidas com esse comando que tu tens do mount. É aqui que vais trabalhar o mount da tua partição.

Convem dizer que qualquer linha, neste ficheiro, com # antes é ignorada por isso podes usar essas linhas como comentario ou como uma linha que so activas as vezes de uma forma opcional. Procura alguma linha que tenha qualquer coisa a ver com hda1 e mete-lhe um # no inicio para a desactivar e nao interferir no que vais fazer. as vezes é mais facil faze-la de novo do que tar a alterar/corrigir o que ja ta feito, principalmente quando nao se entende metade do que ta a nossa frente. :P
se nao tiveres nenhuma, melhor.

No final das linhas todas acrescenta a linha abaixo, onde em "uid=X", X é o teu numero de user que apontaste a bocado:

/dev/hda1 /media/hrosepr0n ext3 umask=000,uid=X

No fim, gravas o ficheiro e reinicias o ubuntu para ser mais facil (ha maneira de fazer isto sem reiniciar)

Se tudo correu bem, a tua drive está acessivel.

Ha aqui alguns pormenores que es capaz de querer definir.

Vou explicar a linha que se meteu no fstab.
- o 1º caminho é o caminho do device /dev/hda1
- o 2º caminho é o caminho onde queres montar. Tem que ser uma pasta ja criada. Neste caso, /media/hrosepr0n
- o 3º parametro ext3 é o sistema de ficheiros a que está formatado o disco. ext3, neste caso, segundo o que tu disseste (se fosse fat32 escrevias, definias como vfat, ntfs era ntfs, etc)
- do 4º pra frente sao parametros sobre permissoes, acessos, etc. Isto leva algum tempo a explicar, mas basicamente o que o umask=000 está a fazer é a garantir que todos os users, todos os grupos e basicamente toda a gente (ok, isto foi redundante :P) tem acesso ao teu disco.
- o 5º uid=X está a dizer ao ubuntu quem é o user que é o dono do disco. Em vez do uid, tambem se podia usar gid se preferisses dizer a que grupo pertence o disco. O id do grupo, ve-se da mesma maneira.

pra te explicar o umask=000... isto vai ser esquesito.

pensa nisto, tipo de permissoes em linux sao identificadas com numeros.
4 - permissoes de leitura
2 - permissoes de escrita
1 - permissoes para executar
Se somares tudo da 7 (4+2+1=7), ou seja, se tiveres a definir como 7 as permissoes de alguem, ele pode fazer tudo.

Exemplos:
4+2=6 - pode ler e escrever, mas nao executar.
4 - so pode ler

Adiante:
o 1º numero define permissoes para o utilizador.
o 2º numero define para o grupo
o 3º define para todo o resto das pessoas que tenham acesso.

Qualquer drive criada, à partida vai ter permissoes 777.

Agora, o twist do umask é que ele subtrai numeros, ou seja, tira permissoes. O que quer dizer que, ao dar-lhe 000, estás a dizer que toda a gente tem acesso para fazer as 3 coisas: rEAD, wRite, eXECUTE (7-0=7). Por exemplo, se so quiseres que tu tenhas acesso, defines como 077. Isto vai fazer com que as permissoes sejam (777- 077= 700).

O root vai ter sempre privilegios para fazer tudo, mas como tu tambem definiste no uid quem era o user (tu) isto está a extender permissoes ao teu user para mexer no disco.

Espero que tenha dado pra perceber por alto como é que isto funciona.

Tem em atenção que ha muitos mais parametros pra definir isto. Estes sao só 2 basicos pra por o teu disco a andar, e, de forma alguma, sao a unica maneira de fazer isto.
Por exemplo, se for um dvdrom que tiveres a montar, ha alguns parametros extra que provavelmente tambem queres incluir, mas por outro lado, o ubuntu tambem ja deve ter feito isso por ti :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes