Linux nos portáteis?

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux nos portáteis?

Mensagempor Phoenix » Quarta Mai 12, 2004 11:40

boas, people!

Arranjei finalmente tempo para instalar o linux aqui no HP zx5051. Saquei o Knoppix 3.4 (saiu há dias), e mas só consigo fazer boot com a opção "failsafe"... Se entrar normalmente, o Knoppix encrava na parte "Looking for CDROM in..." :(

A minha dúvida é: ao usar a opção failsafe, ele "salta" a parte de autodetecção de hardware. Existe alguma maneira de, depois estar já no KDE, obrigá-lo a redetectar o hardware? :?:

Já agora, pra quem usa o Linux no portátil, qual a versão que usam/aconselham?

Vou usá-lo principalmente para programar em C aplicações de rede (protocolo TCP/IP), no âmbito da cadeira de Redes de Comunicação de Dados (FEUP-LEIC), mas como sou novo nestas andanças, não quero pôr em risco o WinXP... Help please! :roll:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor torch » Quarta Mai 12, 2004 13:12

Olha um moço cá da FEUP :D , então tudo??
Vai á sala do departamento do deec I011, e fala com os tipos que lá estão(que tratam do servidor do linux) que eles resolvem-te isso na boa :)
torch
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 04, 2004 15:48

Mensagempor Phoenix » Quarta Mai 12, 2004 18:14

torch Escreveu:Olha um moço cá da FEUP :D , então tudo??
Vai á sala do departamento do deec I011, e fala com os tipos que lá estão(que tratam do servidor do linux) que eles resolvem-te isso na boa :)

Lol, e viva a FEUP! Por acaso hoje até estive para ir ao CICA, mas por outro assunto. Aproveitei pra levar o portátil prá FEUP, mas não sei porquê, o portátil não estava a detectar a rede wireless. Nem nas salas de estudo, nem na biblioteca... Não percebo muito de configurações de rede, a que tenho aqui em casa foi feita com o Assistente de Rede Doméstica do XP. Mas supostamente, apenas seria preciso estar num local com rede, e já teria acesso à Net na FEUP... Como estava atrapalhado com um trabalho pra entregar, acabei por não ir... Sabes se há algum problema/requisito para aceder à rede wireless da FEUP?

Já agora, vi nos foruns da FEUP: Estão a criar uma nova distro do Linux, o iLinux? Se for compatível com portáteis, e tiver resmas e resmas de ferramentas de programação, multimédia e afins, é uma hipótese a considerar! :wink:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor blackspawn » Quarta Mai 12, 2004 20:19

Hei, olha em principio wireless na feup esta automaticamente disponivel se o portatil a conseguir captar! Pelo menos comigo mal ligo o portatil ele detecta a rede e faz a ligação (so precisei de configurar a primeira vez, dar nome a ligação e dizer pra se ligar sem encriptação).

Wireless quando funciona direito é realmente um conforto eh eh :)
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mandrake 10 works just fine

Mensagempor mightyshaman » Quarta Mai 12, 2004 20:19

Viva!
Eu tenho um portatil igual ao teu e uso o Mandrake 10 diariamente. O drakx reconheceu tudo bem, à excepção da placa de som, mas parece que a versão final do mandrake 10 (oficial) já resolve esse precalço.

Quando às configurações wireless, foram resolvidas com o ndiswrapper, e funcionou à primeira.
mightyshaman
Novato
Novato

Registado: Quarta Abr 14, 2004 17:46

Mensagempor Tretabyte » Quinta Mai 13, 2004 3:26

Boas,
instala gentoo e configura tu as coisas como queres, vais ver que no fim vai-te funcionar tudo a 200%

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ricardo_bentes » Sexta Mai 14, 2004 17:17

Viva!

Instalei o Slackware no meu e corre às mil maravilhas.
Só precisas de perder um pouco de tempo a configurar promenores.

Fica bem. :)
ricardo_bentes
Novato
Novato

Registado: Segunda Mai 03, 2004 20:25

Mensagempor coldblue » Domingo Mai 16, 2004 1:44

Ois"!

Eu ainda uso o knoppix 3.3 q veio c o meu portatil.
Infelizmente, a resolução que vem por defeito é 1024x768 (axo eu)... e a resolução nativa do ecran TFT é 1400x900.

Alguém sabe que ficheiro devo editar para gravar 1 cd q arranque a 1400x900? É q esta resolução nem dá p escolher da lista...

De resto o knoppix rula! e deve dar 1 jeitao p fazer backups qd o win falha e n arranca e queremos salvar qq coisa! Há mais versoes de linux em CD "solo"?
Asus A8N-E / AMD64 Venice 3000+ / OCZ 2x512 2-2-2-5 Platinum / Powercolor X800GT 256mb
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor Mr_coelho » Domingo Mai 16, 2004 11:50

RedHat 9 pois é o k se usa na faculdade onde ando...
ja tentei o mandrake 9.2 mas n funcionou :cry:
1 dia destes ainda vou experimenta a nova versao mandrake 10 k dizem k ta fixe :?
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor torch » Domingo Mai 16, 2004 21:10

Mandrake 10 é o que rula no meu, e t´´a muito melhor que as versões anteriores, aconselho, principalmente para quem ainda não tem mt avontado em instalar um sistema operativo desconhecido, pois este é muito fácil de instalar
torch
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 04, 2004 15:48

Mensagempor Tretabyte » Segunda Mai 17, 2004 10:54

Boas,
slackware, debian ou gentoo, para mim as melhores versoes existentes.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes