lost Escreveu:(...) quando seleciono o disco sata o programa não deixa fazer nada. (...) O sata tá a funkar, já lá gravei coisas.
Desculpa... devo ser eu que estou a perceber mal, mas nao te estas a contradizer? Explica melhor o que estás a tentar fazer que só dizer que "nao deixa fazer nada" é demasiado vago. Explica que divisoes tens no disco (primary, extended, espaço vazio), que partiçoes tens em cada divisao, e com que sistema de ficheiros e diz o que estás a tentar fazer que nao está a funcionar e a que partiçao. Se pudesses apresentar um mapa do disco, deste genero, era capaz de ajudar bastante (uma imagem vale 1000 palavras

):
Em todo o caso, eu nao gosto do partition magic. Ja tive experiencias más que chegue com ele. Quando nao funciona, costuma dar muito pro torto. E mesmo quando funciona, estou sempre com o coração nas maos a ver quando é que da um erro obscuro a meio de uma coisa importante e fica tudo estragado. Ja me aconteceu muitas vezes.
Como particionador, prefiro de longe, o gparted do linux. Safou-me sempre onde nem as ferramentas administrativas do windows nem o Pmagic sequer lhe miraram. Geralmente até sao casos de bronca provocada por um erro qualquer a meio de uma operacao do PMagic.
Bem, um disco pode-se dividir em 2 secções. Primary e Extended. Cada uma pode ter particçoes como subdivisoes formatadas com o sistema de ficheiros que se quiser. A maioria dos sistemas operativos para correrem, precisam de ter uma partiçao no primary. No entanto, normalmente, o Primary so pode ter 4 partições. Ja agora, for the record, apesar de suportar, o windows nao consegue criar uma particao FAT32 com mais de 32Gb. Vá se la saber porque.
Geralmente o Partition Magic costuma dar bronca quando estas condiçoes nao sao cumpridas. Geralmente so o uso quando quero trocar de sistema de ficheiros sem apagar o que la está, mas é sempre um risco.
Speed Dragon Alterei a imagem para mais pequena!