PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.
Moderadores: Administradores, Moderadores
por jgomes » Domingo Nov 05, 2006 22:56
Estava a pensar em aprender programação mas preciso de qualquer coisa para me iniciar. Prefiro livros em vez de sites. Será que ninguém conhece nenhum que seja bom e em português, que me ensine as cenas básicas?
ajudem aí pessoal, obrigado

-
jgomes
- Aprendiz

-
- Registado: Terça Set 12, 2006 23:12
por alfatek » Domingo Nov 05, 2006 23:08
Que tipo de programação queres começar?
Sites, aplicações, aplicações para windows, etc?
Pessoalmente penso que aprender a fazer websites (HTML+PHP) é uma boa maneira de começar (rapidamente se conseguem fazer coisas interessantes) a programar.
Caso queiras começar a programar "aplicações" mais sérias, a maior parte das universidades está a começar por ensinar Python, Java ou Pascal. É só uma questão de procurar livros sobre o assunto.
-
alfatek
- Administrador

-
- Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28
-
por jgomes » Domingo Nov 05, 2006 23:30
alfatek Escreveu:Que tipo de programação queres começar?
Sites, aplicações, aplicações para windows, etc?
Pessoalmente penso que aprender a fazer websites (HTML+PHP) é uma boa maneira de começar (rapidamente se conseguem fazer coisas interessantes) a programar.
Caso queiras começar a programar "aplicações" mais sérias, a maior parte das universidades está a começar por ensinar Python, Java ou Pascal. É só uma questão de procurar livros sobre o assunto.
Eu pessoalmente estava mais virado para aplicações, mas secalhar é uma maneira mais complexa de me iniciar. Não sei talvez Pascal ou Java não? Mas achas que começar em HTML e PHP facilita a aprendizagem de outras linguagens?
-
jgomes
- Aprendiz

-
por Speed Dragon » Domingo Nov 05, 2006 23:44
Aconselho-te a começar por Pascal, apesar de a nivel de linguagem achar C++/PHP de facil estrutura.
Começa por programas do genero "Hello World!", para te abituares a linguagem, depois pelas contas e Strings, ler variáveis e escreve-las, e por ultimo aprender a trata-las, e a gerir os dados.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
-
Speed Dragon
- Moderador

-
- Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36
-
por _RuleZ_ » Segunda Nov 06, 2006 2:08
Eu sou caloiro de eng. informatica no DEI em coimbra, e eles lá começaram pelo python e aconselho-te e mt que comeces por essa, eu antes tinha mt pc experiencia em LP, só sabia "ler" html, javascript, e dava uns toques em actionscript (lei-se copy paste da net), e agr aprendi meia duzia de cenas em python e já faço coisas engraçadas (tive o dia todo de volta de um jogo do galo em python,e vim agr ao forum desanuviar..) se quiseres um livro recomendado pelo prof da minha cadeira que arranjei em pdf PM me.
edit:
só para veres a dificuldade do programa "Hello World!" em python:
print "Hello World!"
-
_RuleZ_
- Membro de Prata

-
- Registado: Terça Ago 31, 2004 14:32
por The_Frank » Segunda Nov 06, 2006 14:16
jgomes Escreveu:Estava a pensar em aprender programação mas preciso de qualquer coisa para me iniciar. Prefiro livros em vez de sites. Será que ninguém conhece nenhum que seja bom e em português, que me ensine as cenas básicas?
ajudem aí pessoal, obrigado

Começa por Pascal, é simples, facil e da para fazeres umas coisinhas engraxadas!
Escolhe o teu futuro!!
-
The_Frank
- Membro de Ouro

-
- Registado: Quinta Jan 26, 2006 23:54
-
por vasco fernandes » Segunda Nov 06, 2006 19:02
eu por acaso já saquei o pascal, como é que se trabalha com aquilo???? alguém me pode dar uma dicas, ou alguma coisa básica, para ver se eu consiguo fazer alguma coisa??
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
-
vasco fernandes
- Membro Vitalício

-
- Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12
por jgomes » Segunda Nov 06, 2006 19:21
Já vi que o melhor deve ser Pascal e Python para me iniciar, já que parece que é o que dão logo nas universidades. Para o ano vou tentar entrar em Engº Informática e não é nada bom ir sem noções nenhumas de programação. Preciso agora é de encontrar cenas fixes, para não estar a gastar tempo em vão. Alguém conhece algum livro de Pascal?
Continuem a dar as vossas opinões.
brigadão mesmo pessoal

-
jgomes
- Aprendiz

-
por nunoemanuel » Segunda Nov 06, 2006 20:09
jgomes Escreveu:Já vi que o melhor deve ser Pascal e Python para me iniciar, já que parece que é o que dão logo nas universidades. Para o ano vou tentar entrar em Engº Informática e não é nada bom ir sem noções nenhumas de programação. Preciso agora é de encontrar cenas fixes, para não estar a gastar tempo em vão. Alguém conhece algum livro de Pascal?
Continuem a dar as vossas opinões.
brigadão mesmo pessoal

Não aprendeste programação no secundário??
-
nunoemanuel
- Membro de Ouro

-
- Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38
por jgomes » Segunda Nov 06, 2006 20:30
Não. Fui para o agrupamento 1 geral
-
jgomes
- Aprendiz

-
por Asgorath » Terça Nov 07, 2006 9:20
Intel Core 2 Quad Q9450 - Cache 12MB - 4x2,66GHz - FSB 1333MHz || abit IP35P ||
4G Kingston 800 Mhz || XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 || WD5000AAJS 500Gb Sata 2 Raid 0 ||
Samsung SyncMaster 940nw || |
|| Caixa A+El-Diablo || Creative XMod
-
Asgorath
- Membro de Ouro

-
- Registado: Segunda Out 31, 2005 10:45
-
por Triple » Terça Nov 07, 2006 14:50
subscrevo, e sugiro começares pelo principio, ou seja algoritmia, depois é que partes para uma linguagem, Pascal por exemplo.
Cumps
-
Triple
- Membro de Ouro

-
- Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27
por jgomes » Terça Nov 07, 2006 17:46
Ya tem lá umas cenas bem engraçadas. Encontrei foi pouco de algoritimia. Há mais de lógica ou já mesmo de linguagens.
Mas é um forum muito útil.

-
jgomes
- Aprendiz

-
por skcratch » Terça Nov 07, 2006 18:05
Viva!
Quando entrei na universidade a primeira cadeira de programação que foi dada foi Pascal seguida de C e C++ (linguagem escolhida para ensinar programação Orientada a Objectos).
Mas agora, com o Tratado de Bolonha, a primeira linguagem será Java. Pascal é claramente uma linguagem de aprendizagem, mas teria preferido ter 2 cadeiras de C, em que conceitos como Fifos, Stacks e Rams ficassem melhor assimilados e fossem mais aprofundados.
Quanto a mim, eu começava por Java ou C.
Cumps!

-
skcratch
- Membro de Prata

-
- Registado: Quinta Set 21, 2006 19:35
por jgomes » Terça Nov 07, 2006 19:44
O meu principal objectivo é mesmo esse. Aprender logo as bases daquilo vou dar na universidade. Conheco um amigo meu que comecou logo por dar Pascal, mas está em Engª Electrotécnica e Computadores, deve ser um bocado diferente de Informatica.
Encontrei um site que me parece razoavel com ebooks gratuitos sobre javascript, html e css. Deixo aqui o
link
-
jgomes
- Aprendiz

-
Voltar para Programação
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes