muito ruido, será fonte de alimentação?

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

muito ruido, será fonte de alimentação?

Mensagempor AMD_MOBILE » Sábado Nov 11, 2006 16:04

Boa tarde
Gostaria de contar com a vossa ajuda no sentido de detectar o problema que tenho neste momento.
O meu computador é o que consta na assinatura. Devo dizer-vos que estou muito desiludido com os problemas que tenho tido, já avariou tudo, desde processador, portas usb, fonte de alimentação e agora o computador faz um barulho muito forte como se estivesse a bater em metal.
É uma ventoinha que diz Sebatec, está na parte de trás e é visível. Só não sei que ventoinha é esta, se é da fonte da alimentação. Alguem me poderá ajudar e o que poderei fazer para que esta deixe de fazer o ruido?
cumps
Caixa Micro ATX 2009B Preta
RAM 4 GB Kingston KVR800D2N5
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
Asus GeForce 9500 GT 1 gb
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
Logitech Bluetooth MX 5000
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 12, 2006 17:53

Mensagempor Mezmerize » Sábado Nov 11, 2006 16:41

Boas!

Qual a tua fonte de alimentação?
A ventoinha que referes está mesmo no cimo da caixa ou mais abaixo?

Cumprimentos
Revolution! The only... Solution! We've taken all your shit, now it's time for restitution!!
Mezmerize
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mai 15, 2005 19:35

Mensagempor Posturas » Sábado Nov 11, 2006 16:41

É dificil dizer do que é essa ventoinha, tanto pode ser da caixa, como ser da fonte de alimentação; depende obviamente se está dentro da fonte de alimentação ou não (e isso só tudo podes ver).

Quanto ao que faz barulho devem existir várias fontes incomodativas:

A fonte de alimentação e essa ventoinha (que em principio deverá ser da fonte);

O cooler do cpu (que deve ser stock, para socket A eram bem maus);

E esse disco rígido da maxtor, que na caixa errada cria uma vibração, que pode muito bem ser descrita como bater em metal.

Agora para encontrares soluções, deves mesmo identificar com a fonte do ruído.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor AMD_MOBILE » Sábado Nov 11, 2006 17:30

Não é disco rigido porque faz barulho no reiniciar do computador, mesmo na parte da bios em que o disco ainda não arrancou.
Essa ventoinha é a unica que consigo ver atrás na caixa. A caixa tem uma perfurações em forma redonda e ali está a ventoinha com um diametro de 3 dedos, é uma especia de hélice preta.
Posso dizer que está ligeiramente abaixo do topo da caixa, a 10 cm do topo da caixa, a uns 6 cm do interruptor da fonte da alimentação.
Agora sossegou mas imaginem o que isso me aborrece quando sempre quis ter uma fonte de alimentação passiva para ter ruído a zero db.
A fonte de alimentação vinha com a caixa que no conjunto não passou os 40 euros, portanto deve ser algo muito fraco.
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor dvx » Sábado Nov 11, 2006 18:06

isso e o cooler n?
dvx
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 20, 2006 21:55

Mensagempor AMD_MOBILE » Sábado Nov 11, 2006 19:11

não faço a menor ideia, eu não entendo nada de hardware, nem sequer fui eu que fiz o setup, deixei a cargo de um tipo que agora vejo que não percebe nada. Apenas posso dizer que o ruído voltou novamente.
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Sábado Nov 11, 2006 19:28

A caixa é esta Imagem?

Mesmo que não seja, essa fan é da caixa e pode ser substituida por outra do mesmo tamanho, mas que seja mais silenciosa.

AMD_MOBILE Escreveu:Não é disco rigido porque faz barulho no reiniciar do computador, mesmo na parte da bios em que o disco ainda não arrancou.

Os discos arrancam assim que se pressiona o botão Power On, como tal, normalmente é nessa altura que fazem mais barulho. Eu também tenho um maxtor diamond 10 (que deve ser da mesma série do teu), e digo-te numa caixa rasca, o disco faz-se ouvir e bem. Só consegui deixar de ouvir (em idle, pq em seek não há milagres) quando me mudem para uma Antec P180.

Se tens vontade de subsituir a tua fonte, penso que sim que vais reduzir o nível de ruído, mas não vais ficar com um pc silencioso. Vais precisar de mudar pelo menos mais essa fan da caixa, a fan do cooler do cpu, e arranjar um modo de suspender o disco, para as vibrações do mesmo não se propagarem à caixa.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor AMD_MOBILE » Sábado Nov 11, 2006 19:31

Entretanto estiver a ver fotos de fontes de alimentação, motherboards, etc e tudo leva-me a crer que se trata da ventoinha da caixa, inclusive por aquilo que pude ver, essa ventoinha está aparafusada à caixa.
Partindo do principio que se trata da ventoinha de caixa o que sugerem e quais são os procedimentos para troca? tem alguma programação? é que não entendo nada disto.

A ventoinha que falo é exactamente igual ao deste site, é de caixa não é?
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.ph ... 07&cat=506
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Posturas » Sábado Nov 11, 2006 19:37

AMD_MOBILE Escreveu:Partindo do principio que se trata da ventoinha de caixa o que sugerem e quais são os procedimentos para troca? tem alguma programação? é que não entendo nada disto.

Procedimento (nada mais simples):

1. Abres a caixa;
2. Desligas a ventoinha da ficha onde está ligada;
3. Desaparafusas a ventoinha da caixa;
4. Vais comprar uma ventoinha do mesmo tamanho.
5. Aparafusas a ventoinha nova;
6. Ligas a ventoinha nova a uma ficha;
7. Fechas a caixa e acabou.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Mezmerize » Sábado Nov 11, 2006 19:49

Posturas Escreveu:
AMD_MOBILE Escreveu:Partindo do principio que se trata da ventoinha de caixa o que sugerem e quais são os procedimentos para troca? tem alguma programação? é que não entendo nada disto.

Procedimento (nada mais simples):

1. Abres a caixa;
2. Desligas a ventoinha da ficha onde está ligada;
3. Desaparafusas a ventoinha da caixa;
4. Vais comprar uma ventoinha do mesmo tamanho.
5. Aparafusas a ventoinha nova;
6. Ligas a ventoinha nova a uma ficha;
7. Fechas a caixa e acabou.

Acho que não é demais lembrar que isto tudo que o Posturas disse é com o PC desligado...

Cumprimentos
Revolution! The only... Solution! We've taken all your shit, now it's time for restitution!!
Mezmerize
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mai 15, 2005 19:35

Mensagempor 4ndr3 » Sábado Nov 11, 2006 19:50

Mesmo que seja da ventoinha, já notei que o que faz mais barulho é o cooler e os discos rígidos, analisa bem isso!
Se for mesmo da ventoinha limpa o pó ou tenta também arranjar um regulador de ventoinhas para aumentares o diminuires a velocidade.
Cumprimentos. :D
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor AMD_MOBILE » Sábado Nov 11, 2006 19:53

A caixa não é essa, é mais pequena e toda preta, foi feita para usar na horizontal tipo media center.
Que fan de caixa recomendas?
Este computador ainda está em garantia, mas só o transtorno de me deslocar à loja, a gasolina que gasto porque foi comprado longe por um intermediário faz pensar duas vezes.
Outra coisa, eu vi que a ventoinha só está aparafusada em 2 locais quando deveria estar em 4 e se calhar é isso, a vibração da ventoinha a bater na caixa.
É que já me disseram que se tem que ter algo ligado ao pulso por causa das descargas do corpo para não estragar os componentes do computador e eu não tenho nada disso.
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor 4ndr3 » Sábado Nov 11, 2006 20:07

Verifica de tens ligação à terra, se tiveres não dá nenhum choque.
Quanto à ventoinha podes comprar umas das Noiseblocker, são mesmo muito boas.
Cumprimentos. :D
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor Posturas » Sábado Nov 11, 2006 20:08

Mezmerize Escreveu:Acho que não é demais lembrar que isto tudo que o Posturas disse é com o PC desligado...

Cumprimentos

Bem, é possível efectuar a subsituição sem desligar o PC, embora a probabilidade de ficar sem um dedo ou morrer electrocutado aumento um pouco...

Outra coisa, eu vi que a ventoinha só está aparafusada em 2 locais quando deveria estar em 4 e se calhar é isso, a vibração da ventoinha a bater na caixa.

Isso não deve ser muito relevante, mas podes experimentar a aparfusa-la nos 4 pontos.

É que já me disseram que se tem que ter algo ligado ao pulso por causa das descargas do corpo para não estragar os componentes do computador e eu não tenho nada disso.

É importante usar uma pulseira anti-estática ou então tocar em algo ligado à terra (como a caixa do pc), quando se manusea equipamente electrónico (sobretudo as sensiveis RAMs). Contudo para a operação de substituição da ventoinha não é grave se te esquecer de o fazer, porque em principio não vais mexer em electronica sensivel a descargas estáticas (provavelmente ligas a ventoinha a uma ficha da fonte e acabou).

Que fan de caixa recomendas?

As noiseblocker são sempre uma boa opção, só precisas de saber qual é o diâmetro da ventoinha (podes medir com uma régua).
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor AMD_MOBILE » Domingo Nov 12, 2006 11:03

Encontrei num site as nb mas gostaria de saber onde posso comprar numa loja fisica nos arredores do Porto.
Agora raramente ligo o computador, o barulho é insuportável, e faz mais ainda no arranque, parece o barulho de um motor de uma motrizada a 2 tempos, tipo piaggo.
Disco Seagate 500gb
Asus P5B-VM
E6300 Core 2 Duo
DVD RW Benq 1650
AMD_MOBILE
Membro de Prata
Membro de Prata