por ruimartins » Terça Jun 15, 2004 8:35
boas!
digamos que é mais ou menos simples. se bem percebi, o teu problema ficou resolvido quando alteraste a definição de energia. sendo assim, o barulho que ouvias vinha realmente do disco, mas não se devia a um mau funcionamento, ou ínicio de, do mesmo, mas sim, a uma função de segurança e ao mesmo tempo de poupança de energia.
também andei muito tempo a pensar que o meu Asus tinha problemas no disco devido a barulhos idênticos aos que descreves, até que descobri que haviam discos que quando não estão a ser solicitados, recolhem as agulhas, para não estarem em cima de superficie de trabalho do disco e desta forma evitarem-se choques devido a toques exteriores que o portátil possa eventualmente sofrer. ao mesmo tempo haverá uma diminuição da energia gasta pois á como se o disco estivesse meio adormecido. e é claro que este constante activa e recolhe agulha faz um barulho que a meu ver também é irritante, mas, se é "normal" não há caso para alarme.
no caso do meu disco em particular, o fabricante, a Hitachi, garante que este sistema não trará avarias ao disco, pois a vida útil prevista do sistema automático de recolha de agulhas é algo superior á estimada para a duração do resto do disco.
até ver, já lá vão quase dois anos e muitas mas muitas horas de utilização, e não há qualquer sinal de mau funcionamento.
cumprimentos