AMD lança placa de aceleração de vírgula flutuante!!!

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

AMD lança placa de aceleração de vírgula flutuante!!!

Mensagempor _BELGA_ » Quarta Nov 15, 2006 14:52

Imagem

É uma das primeiras consequências tecnológicas da aquisição da ATI pela AMD. Este fabricante anunciou uma nova placa denominada stream processor, criada para aumentar substancialmente a capacidade de processamento em vírgula flutuante.

A nova placa PCI Express utiliza, na verdade, tecnologia já conhecida. Baseia-se num processador gráfico R580 (48 unidades de processamento), o mesmo que é utilizado nas placas gráficas Radeon X1900. No entanto, a nova placa de aceleração de processamento em vírgula flutuante é significativamente diferente das placas gráficas, porque foi adaptada para uma nova utilização (computação científica, processamento de imagens e vídeo, entre outros).

A placa stream processor utiliza 1GB de memória DDR (ao invés dos 512MB padrão), tem um controlador de memória modificado e um novo chip, denominado CTM (Close to Metal), criado para permitir o acesso à conjunto de instruções nativas do R580 (bem como à memória que o acompanha). Estas alterações aumentaram significativamente o custo da placa, que é vendida, nos Estados Unidos, por cerca de 2600 dólares (o preço para a Europa ainda não foi anunciado).

Segundo a AMD esta placa terá uma capacidade de processamento pouco inferior a 400GFLOPS. Por comparação, uma placa deste tipo já existente da Clearspeed apresenta uma capacidade de processamento de 100GFLOPS e custa mais de 5000 dólares. Diga-se ainda que, teoricamente, 1000 destas novas placas seriam suficientes para bater o desempenho do mais poderoso supercomputador da actualidade, o BlueGene/L, constituído por mais de 65 mil processadores dual core.

Apesar de, inicialmente, esta placa destinar-se a apenas máquinas muito específicas para processamento de cálculos científicos ou vídeo e 3D avançados, a AMD acredita que esta tecnologia acabará por chegar aos computadores de consumo, quando o software for programado para o efeito.

fonte
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor cyberj » Quarta Nov 15, 2006 15:12

Eu pessoalmente não ouvia falar em Processamento de virgula flutuante desde os 486... que na sua versão DX já trazia um co-processador de virgula flutuante.....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Red_Shift » Quinta Nov 16, 2006 3:27

Eu pessoalmente não ouvia falar em Processamento de virgula flutuante desde os 486... que na sua versão DX já trazia um co-processador de virgula flutuante.....

E floating point unit ou FPU não te diz nada? "Todos" os cpu's têm FPUs.
P4 2,6Ghz @ 3,25Ghz||Asus P4P800 (chipset 865PE)
1gb PC3200 Twinmos CL 2.5-3-3-8 @ DDR400(5:4) CL 2.5-4-4-8
Asus V9999GT (6800GT) 128MB DDR1 @ 400/850
SATAII WD5000AAKS 500GB||TDK DVD-RW 16x+/-R, 4xDL
LCD 17" Samsung 710N|| PSU Enermax 375W
Red_Shift
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 10, 2004 22:56

Mensagempor SilentWalker » Quinta Nov 16, 2006 9:29

ha ppl que DEIXA de ouvir com cada coisa...
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor BUGabundo » Quinta Nov 16, 2006 11:59

Red_Shift Escreveu:

a kestao a q ele se refer, e' q ja à algum tempo q n se fala em nada de relevo nas FPU's... elas existem, isso sabemos, mas n tem tido grande evoluçao. pelo menos ate agora
--
BUGabundo :o)
(``-_-´´)
http://BrinKadeiraS.BUGabundo.net
BUGabundo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Nov 02, 2006 17:52

Mensagempor cyberj » Quinta Nov 16, 2006 12:10

BUGabundo Escreveu:
Red_Shift Escreveu:

a kestao a q ele se refer, e' q ja à algum tempo q n se fala em nada de relevo nas FPU's... elas existem, isso sabemos, mas n tem tido grande evoluçao. pelo menos ate agora

Exacto.... Pelo menos que eu saiba, mas posso estar enganado, não existiu evolução desde os 486
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 16, 2006 12:13

A questão é no que é que isto melhora a minha vida no PC.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor BUGabundo » Quinta Nov 16, 2006 12:58

Subversiveagent Escreveu:A questão é no que é que isto melhora a minha vida no PC.

espera ate haver graficas domenticas com este tipo de FPU e jogos com suporte, ou codecs video.

ps. eu acredito q em breve n teremos mais duas placas. dado o elevado num de transistores nos cores actuais e a fusao da AMD e ATI, em breve teremos um so processador de varios cores (ou especificos ou genericos) q farao td numa forma mais centralizada, mais poderosa, e mais economica (em termos energeticos e de custo de produçao)
--
(``-_-´´)
BUGabundo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor The_Frank » Quinta Nov 16, 2006 15:20

Não ha imagens?
Escolhe o teu futuro!!
The_Frank
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jan 26, 2006 23:54

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 16, 2006 15:26

BUGabundo Escreveu:espera ate haver graficas domenticas com este tipo de FPU e jogos com suporte, ou codecs video.

ps. eu acredito q em breve n teremos mais duas placas. dado o elevado num de transistores nos cores actuais e a fusao da AMD e ATI, em breve teremos um so processador de varios cores (ou especificos ou genericos) q farao td numa forma mais centralizada, mais poderosa, e mais economica (em termos energeticos e de custo de produçao)

uuuuhhh... ya. Mas agora de volta ao assunto do tópico? No que é que "aumentar substancialmente a capacidade de processamento em vírgula flutuante" me melhora os jogos, o office, os renders, etc etc..
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor xmidt » Quinta Nov 16, 2006 15:48

As comparações entre processadores deixou de ser feita pelo FLOPS, MIPS, Virgula flutuante, etc desde a geração PENTIUM em que a comparação passou a ser feita entre Mhz, mas isso não impede que as outras caracteristicas não estejam lá e que não sejam melhoradas da mesma maneira

cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor BUGabundo » Quinta Nov 16, 2006 16:31

Subversiveagent Escreveu:
BUGabundo Escreveu:espera ate haver graficas domenticas com este tipo de FPU e jogos com suporte, ou codecs video.

uuuuhhh... ya. Mas agora de volta ao assunto do tópico? No que é que "aumentar substancialmente a capacidade de processamento em vírgula flutuante" me melhora os jogos, o office, os renders, etc etc..

basicamente, a maior parte do processamento de graficos e videos, implica uma quantidade enorme de operaçoes aritemetricas. dado o poder actual de processamento, essas operaçoes tiram mais partido do elevado numero de bits (64,128) q os processadores graficos conseguem gerir.
No entanto consegues maior precisao e menor numero de operaçoes se usares valores decimais e nao reais de grande dimensao.
ai e' q a virgula entra em jogo.
se conseguires teres CPU/GPU/C&GPU q usam virgula e processam 128 bits ent poderas fazer renders de grandes imagens e com grande detalhe num menor num de ciclos.
--
(``-_-´´)
BUGabundo
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes