Como criar menus para sites?

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor magnastik » Quinta Nov 16, 2006 11:48

AG Designs Escreveu:Atenção às frames!!

Com o IE7 as frames já não funcionam tão bem, e por vezes mesmo o javascript tem dificuldades.

Façam uma página limpa de frames. É melhor para o futuro próximo.

Sempre podem optar, para não andarem a copiar o menu em todas as páginas, em criar ficheiros php e fazer "includes" dum ficheiro que tem o menu.

A técnica do include para mim é a melhor.

Por exemplo:
Crias o index.php e defines o layout da página.

Depios crias um "menu.php" por exemplo com o conteúdo que queres.
Em seguida no "index.php" no local onde deverá aparecer o menu fazes
Código: Seleccionar todos
<?php include ('menu.php'); ?>

e na secção do conteudo farias o mesmo e só passavas o ficheiro a carregar por parametro, tipo index.php?content=main

No "index.php" na secção onde quererias o conteudo terias:
Código: Seleccionar todos
<?php
//Página q carrega por defeito
$content="main";
if (isset($_GET['content'])) {
   $content=$_GET['content'];
}
include ($content.".php");
?>

Claro que terias q ter o ficheiro "main.php" com o conteudo a carregar!
Será a forma mais eficaz e com uma boa usabilidade.

Abraços,
MagNAstiK
magnastik
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 06, 2004 18:28

Mensagempor L0pht » Quinta Nov 16, 2006 12:07

Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor Luisa Novo » Quinta Nov 16, 2006 12:11

AG Designs Escreveu: ficheiros php e

Isso é muita areia para a minha camioneta. Eu uso o velhinho frontpage (versão 2003). :oops: :oops: :oops:
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
"A melhor forma de não perder nada não é guardar: mas compartilhar" - E.S.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 18, 2004 22:21

Mensagempor AG Designs » Quinta Nov 16, 2006 18:17

Luisa Novo Escreveu:
AG Designs Escreveu: ficheiros php e

Isso é muita areia para a minha camioneta. Eu uso o velhinho frontpage (versão 2003). :oops: :oops: :oops:

Não é por ai que tens de ter medo, eu uso o notpad. :lol:

Em principio terás de deixar de usar frames, visto o IE7 estar ai.

Tens de começar a estudar uma estrutura para a tua página.

E a colocação do menu escolhido entretanto pode ser atraves de um ficheiro externo, tal qual uma CSS.

Mas não desanimes que o pessoal ajuda-te. O importante agora é uma estrutura para isso. :)
Imagem
AG Designs
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 26, 2006 14:03

Mensagempor Luisa Novo » Quinta Nov 16, 2006 23:15

Então vamos lá por partes.

Que programa (gratuito de preferência) se pode usar para criar ficheiros php?

Nota: Vêem como sou básica nestas coisas. :oops: :D
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sexta Nov 17, 2006 2:26

AG Designs Escreveu:Em principio terás de deixar de usar frames, visto o IE7 estar ai.

Nao venho trazer nada de novo ao tema. So venho acrescentar que deviamos nao tentar seguir esta politica...
Porque é que havemos de nivelar pelo fraco? O fraco é que se devia ter que nivelar pelo que é bom. Eu entendo tudo o que isso implica (a niveis comerciais e tudo), mas as mudanças tem mesmo que começar a partir deste ponto, ou entao nao acontecem.

Se um frame (ou whatever) nao constitui uma falha de segurança, nao deveria deixar de ser construido so porque nao funciona bem no allmighty IE.... digo eu.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor magnastik » Sexta Nov 17, 2006 11:52

Kayn Escreveu:
AG Designs Escreveu:Em principio terás de deixar de usar frames, visto o IE7 estar ai.

Nao venho trazer nada de novo ao tema. So venho acrescentar que deviamos nao tentar seguir esta politica...
Porque é que havemos de nivelar pelo fraco? O fraco é que se devia ter que nivelar pelo que é bom. Eu entendo tudo o que isso implica (a niveis comerciais e tudo), mas as mudanças tem mesmo que começar a partir deste ponto, ou entao nao acontecem.

Se um frame (ou whatever) nao constitui uma falha de segurança, nao deveria deixar de ser construido so porque nao funciona bem no allmighty IE.... digo eu.

A questão não está aí, mas sim nos standards de programação e desenvolvimento web.
A estrutura das linguagens e de programação vai evoluindo por isso devemos tb evoluir para que possamos aprender com as mais recentes formas de programação.

Para mim o uso de framsets está obsoleto e mesmo o uso de tabelas tb já faz parte do passado.
A programação de páginas web está mais orientada para a construção através de CSS e cada vez mais será assim, pois dará uma maior usabilidade ao código. Eu começo já a fazer paginas tableless e até dou uns links para darem uma vista de olhos e lerem um pouco sobre o assunto... Não faz mal a ninguém, só ajuda:
http://tableless.com.br/aprenda/
http://www.maujor.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tableless
http://www.imasters.com.br/secao/tableless

Abraços,
MagNastiK
magnastik
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 06, 2004 18:28

Mensagempor Luisa Novo » Sábado Nov 18, 2006 2:11

Nem de propósito. :)

Exemplo 1

Este hack fará com o que certo código CSS funcione apenas nele. Ou seja, apenas o Ie vai reconhecer o hack, os outros browsers vão ignorar.
Isso funciona em Internet Explorer 5, e o 6 se estiver funcionando em Quirks Mode (assunto para outro artigo).

div {
width:500px;
}

No código acima fizemos todos os divs terem 500 pixels de largura.
Suponha que por alguma razão, com este tamanho de largura, o layout ficou bagunçado apenas no Internet Explorer… no Firefox, Opera, Konqueror, Safari, Galeon, e etc ficou certinho.
Você precisa então fazer com que esse tamanho diminua apenas para o Internet Explorer, veja o código abaixo:

div {
width:500px;
_width:400px;
}

Note que coloquei um underline na segunda propriedade.
Todo browser decente não entenderá essa propriedade e a ignorará, pelo simples motivo de que não existe nada no CSS que tenha um underline na frente da propriedade. Isso é errado, não existe, portanto é ignorado.

Mas por algum motivo obscuro, o Internet Explorer aceita essa propriedade.
Logo, no Internet Explorer, a largura dos divs somente no Internet Explorer terão 400 pixels de largura.

Como sou muito básica :oops: , estou já habituada com as frames e dou-me bem com elas. De qualquer forma vou tentar informar-me melhor sobre este assunto das iframes e php e logo farei alterações. Obrigada desde já a todos que me deram uma mãozinha. :)
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Anterior

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes