Testemunhos de aldrabices

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor kou_seiya_girl » Segunda Nov 27, 2006 13:05

Quem receber a revista Proteste em casa, que leia o artigo sobre reparações a computadores que vem na revista deste mês. Eu li e senti-me revoltada com tamanha incompetência, porque a mim não me empregam por ser mulher, e deixam que essa cambada de incompetentes atendam clientes. Cada vez existem mais pessoas a tratar das reparações a computadores que não fazem ideia do que andam a fazer. :roll:

Fica aqui uma história real de quando estava a trabalhar:

As lojas de informática e a assistência “aldrabada” técnica

Olá a todos. Venho propor-vos uma leitura bastante interessante especialmente para quem tem problemas regularmente com o seu computador e tem de recorrer á assistência técnica de uma loja/departamento de informática.

Pois bem, como em tudo neste nosso Mundo e principalmente neste nosso Portugal de pequenos charlatães existem os bons e os maus serviços. Eu falo-vos na primeira pessoa, pois faço de profissão a assistência técnica a particulares, e nomeadamente já a fiz numa loja durante mais de 1 ano. Fiquem desde já sabendo que sou uma pessoa extremamente honesta e escrevo-vos isto baseada nas queixas que recebi de clientes insatisfeitos com o serviço dos outros. Vou então começar com um caso verídico e real, que espero abrir os olhos aos mais cépticos.

“Roubar um doce a um cego…”

Esta queixa foi feita ao meu ex. Patrão e amigo. Um grupo de senhores invisuais costumava ir á nossa loja comprar DVD´s. Pessoas impecáveis mas que infelizmente como já referi não podiam ver. Um desses dias, um dos senhores ficou na conversa com o meu ex. Patrão, a falar da vida e como ela é difícil para quem não vê, conversa puxa conversa e eis que surge o relato de mais uma aldrabice, cruel e mesquinha. Esse senhor tinha precisado de assistência técnica e dirigiu-se a uma loja de informática no seu bairro de residência. O problema era simples, com a ajuda de amigos que viam constatou-se que o computador não arrancava (…) e que precisaria de um disco novo. Pois bem os “senhores” lá dessa loja lhe trocaram o disco, MAS também levaram de presente e visto que o senhor era cego, um módulo de memória. Sim, além de cobrarem a assistência e o disco, roubaram um módulo de memória de uma pessoa cega. Como é óbvio foram os amigos que enxergam que descobriram a marosca, mas quando foram pedir satisfações á loja, a mesma negou todas as acusações. Passados uns meses essa mesma loja mudou de instalações e nunca mais ninguém soube deles. Triste mas é verdade.

Posto este caso, deixo-vos então alguns conselhos, para aplicarem se tiverem que levar um computador à assistência técnica de uma loja:

* Explicarem sempre o problema até ao mais ínfimo pormenor e pedir um registo e cópia do depósito do equipamento com a descrição do problema e possível pré diagnóstico;
* Aquando a entrega do equipamento à loja verificar todo o material que o seu computador contém (a marca da motherboard, quanta memória tem, a capacidade dos discos, todas as características que souber. Se não souber peça a um amigo que saiba para ir consigo);
* Quando for buscar o equipamento reparado, solicitar relatório de reparação detalhado e verificar se está tudo como havia deixado;
* No caso de desconfiar que não lhe resolveram o problema, peça sempre um comprovativo assinado e carimbado em como a loja se compromete a verificar novamente o seu computador sem quaisquer encargos para si;
* Não entregue o seu computador em lojas de carácter duvidoso.
* Não entregue o seu computador com documentos e/ou fotos pessoais, pois corre o risco de um técnico menos honesto bisbilhotar o que não lhe diz respeito e quiçá utilizar os seus documentos para fins menos próprios;
* Pedir sempre um “Disclaimer” das condições de assistência técnica e RMA praticadas pela loja em questão. Nesse documento deve constar a tarifa praticada para as assistências, assim como o esclarecimento de como se procede com o material para reparação.
* Perguntar sempre o nome do técnico.

Espero que este artigo vos seja útil, e que os elucide de como hoje em dia se pode ser burlado das mais diversas formas e que cabe a nós evitar que nos enganem.

Com os maiores cumprimentos, a colaboradora deste blog

Mónica Durão aka kou_seiya_girl

Escrevi isto há uns tempos para um amigo meu publicar no seu blog.
kou_seiya_girl
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 29, 2005 17:24

Mensagempor cyberj » Segunda Nov 27, 2006 14:09

Depois de ler este post, dá-me vontade de rir, ou de chorar não sei bem!

Acho que o maior problema das lojas e Assistencias tecnicas é mesmo a qualidade dos vendedores e tecnicos que lá trabalham....

Posso dar-vos um ex. real que se passou à cerca de 2 anos.....

Um Amigo meu, com um corriculum bastante aceitavel (MCSE200, ASE, ACT) viu num jornal A "Grande Loja de Informatica" da Sonae a recrutar a part time tecnicos das 20H às 24H.

Como ele precisava de uns € extra decidio mandar o curriculum..... Foi à entrevista, e qual não foi o espanto dele quando lhe disseram que ele tinha curriculum a mais para a função!

Ao qual ele respondeu, que não queria mais dinheiro que os outros, ao que eles responderam, não é possivel aceita-lo.!

Como isso é possivel? Curriculum a mais?

>Pelos visto só querem padeiros!

No outro dia, a bateria do meu portatil morreu, e como o computador tinha apenas 3 dias... dirigi-me a essa loja da sonae, pois tinha sido ai que o tinha comprado, levei-o à assistencia tecnica, e o Super-tecnico que lá estava, disse-me que eu tinha cometido uma infracção às regras da garantia porque tinha instalado Suse linux, e não tinha o Windows..... é claro que eu me limitei a pedir o Livro de reclamações, e a substituição imediata do equipamento!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor kou_seiya_girl » Segunda Nov 27, 2006 14:40

cyberj Escreveu:
No outro dia, a bateria do meu portatil morreu, e como o computador tinha apenas 3 dias... dirigi-me a essa loja da sonae, pois tinha sido ai que o tinha comprado, levei-o à assistencia tecnica, e o Super-tecnico que lá estava, disse-me que eu tinha cometido uma infracção às regras da garantia porque tinha instalado Suse linux, e não tinha o Windows..... é claro que eu me limitei a pedir o Livro de reclamações, e a substituição imediata do equipamento!

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL... isso do CV a mais é verdade, não querem pessoas com experiencia ou com habilitações, querem malta que alinhe nas trafulhices deles :evil:
kou_seiya_girl
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 29, 2005 17:24

Mensagempor gimbras » Segunda Nov 27, 2006 15:24

Yah, já ouvi histórias de gajos pedirem para colocar mais memória, o técnico mesmo com o cliente na loja leva o computador para uma divisão de porta fechada, finge que mete a memória sem o cliente ver e dps o clt leva o PC fechado para casa. Vê q lá falta a nova memória vai-se queixar à loja e eles dizem que foi ele que a tirou.

E, já n m lembro mto bem, mas acho que um episódio desses aconteceu mesmo enqto eu estava numa dessas lojas. Nem vale a pena dizer que n voltei mais lá.
É melhor fazerem tudo à nossa frente, se não soubermos bem as cenas técnicas que eles fazem, levamos um amigo que saiba.

Já comprei peças numa loja, também, pedi tudo o que tinha pensado, nomeadamente uma mobo da Asus, e o tipo à minha frente diz ao funcionário "Oh fulano, esse modelo da Asus tá esgotado, traz aí uma da [marca qq] q é a mesma coisa..."
Ao que respondi, como sabia: "Desculpe lá, eu pedi Asus, se está esgotado, paciência, agora n m impinja essa marca". Temos de ter atenção a essas pequenas rasteiras.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor tntnt » Segunda Nov 27, 2006 15:29

Essa do "curriculum" a mais ja é velha... Na realidade, as pessoas q gerem essas lojas têm poucas ou por vezes nenhumas habilitações relacionadas. Logo, alguém com mais experiência (teorica ou pratica, n interessa desde q tenha o canudo) torna-se uma eventual ameaça ao seu concorrido posto de gerência. E para eles mais vale ter la us putos q nada percebem daquilo (visto q o arranjo n é feito a frente do cliente, logo, tão a vontade).

Eu ja trabalhei numa loja q fornece pc's pro exército e para muitas faculdades, assim como a clientes particulares. Uma das nossas politicas era: se aparecesse um pc com avaria, eu (ou outro técnico) tentava resolver o problema na hora, conversando com o cliente e tentando po-lo a par da situação. Se visse q era complicado, teria de voltar noutro dia, mas levando sempre uma explicação detalhada do q lhe foi mexido na maquina.
Outra das nossas politicas (infelizmente ignorada por quase todas essas "grandes lojas") era assegurar q os dados do cliente nunca eram perdidos, efectuando uma imagem do seu disco para outro nosso e substituindo mais tarde. Qts casos ja ouviram de ppl q leva um pc q provavelmente tem um cabo IDE mal encaixado e dão-lhe o disco formatado?!

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor gimbras » Segunda Nov 27, 2006 15:43

Epá isso do CV a mais n quer dizer nada de só aceitar pessoas que alinhem nas aldrabices. Isso é como em todos os empregos se por exemplo tiveres uma licenciatura ou ainda pior Mestrado ou doutoramento, os patrões "pensam" que queremos mais $$$ que os não licenciados, logo não nos contratam.
Ou então pensam q um gajo com este CV não fica cá mto tempo e querem pessoas q fiquem lá bastante tempo.

À pala disso e doutras razões desisti de tirar uma pós-graduação, logo dps de ter visto uma entrevista na SIC onde montes de pós-graduados, mestrados, ou doutorados estavam no desemprego e tinham de "esconder" o CV para arranjar emprego.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jim-lamego » Segunda Nov 27, 2006 18:18

gimbras Escreveu:Encontrei um aldrabice neste tópico :lol: "aldrabiçe" não leva Cedilha, é com C.

:lol: ;) Sorry a correcção.

agora estives-te bem! :lol:
sorry off topic! :wink:

Essa do curriculo a mais para uma função parte me todo...
Ya um gajo é esperto a mais para a função!!!!

Tipo eu acabo o curso , faço estágio para dar aulas ao secundário depois de quiser dar aulas ao 5º e 6º ano não posso ... tenho habilitações a mais ....
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor gimbras » Segunda Nov 27, 2006 18:34

Mas é verdade, jim! Bem verdade, acredita.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jim-lamego » Segunda Nov 27, 2006 18:37

gimbras Escreveu:Mas é verdade, jim! Bem verdade, acredita.

Cumps.

Eu sei que é verdade!
Tenho um primo que já passou por isso! :wink:
tou a ver que para o ano acontece me o mesmo a mim!

siga trabalhar para as obras ....
Ou apanhar tomates para a suiça ... ganhar 2500 Eur.... :lol:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor dvx » Segunda Nov 27, 2006 20:10

gimbras Escreveu:Encontrei um aldrabice neste tópico :lol: "aldrabiçe" não leva Cedilha, é com C.

ja corrigi!!!
sorry!!!! :oops:
dvx
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 20, 2006 21:55

Mensagempor jim-lamego » Segunda Nov 27, 2006 20:16

dvx Escreveu:

ja corrigi!!!
sorry!!!! :oops:

errar é humano... :wink:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor gimbras » Terça Nov 28, 2006 10:58

Mete-te nessas dos tomates, mete. Isso é outras das grandes aldrabices que acontecem. O pessoal vai para lá trabalhar não recebe, n tem dinheiro para voltar e fazem deles escravos.

Aldrabice por albrabice antes trabalhar num call center.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jim-lamego » Terça Nov 28, 2006 12:09

gimbras Escreveu:Mete-te nessas dos tomates, mete. Isso é outras das grandes aldrabices que acontecem. O pessoal vai para lá trabalhar não recebe, n tem dinheiro para voltar e fazem deles escravos.

Aldrabice por albrabice antes trabalhar num call center.

fazem me isso e no mesmo mês deito gasolina nos tomates do patrão... :lol: :lol:
a produção diminui para ai em 10%
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor gimbras » Terça Nov 28, 2006 14:43

Se tiveres forças para isso q eles devem te obrigar a workar sem parar e dão-te praí um pão e 1 copo de água por dia como pagamento. E n t deixam fugir.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Terça Nov 28, 2006 14:57

Bem, vou contar as minhas situações fantáticas que se passaram na ''Vortan'':
1ª Fui lá buscar um pc(igual ao que tenho agora), que tava em promoção, e qual não é o meu espanto quando vejo que tavam esgotados. Chama-se um funcionário e ele diz que vai lá dentro ver, chega com um caixote todo ranhoso e eu digo para mim''Ehhh, ganda sorte, ainda havia um, devia ser de exposição'', mas não disse nada.
à tarde chego a casa, monto a barraca, ligo o botão e digo para mim:''olha, é desta que vou ter um pc decente'', qual não é o meu espanto quando o pc liga, faz o POST e depois PÁRA!! Eu assim ''F***-se filha da p*** da minha sorte''. No dia seguinte vou à loja, explicamos o sucedido e quando olho bem para a caixa vi que já não tinha o selo da garantia e depois vieram-me a dizer que aquele pc tinha sido devolvido e era para arranjo. 8O A minha mãe insistiu logo em chamar o empregado, fez queixa dele e até hoje nunca mais lá o vi(a sério)

Outra:
Aqui, vá lá, em janeiro decido comprar uma gráfica. Decido comprar uma gráfica, e quando me dirijo à dita loja vejo uma Radeon 9600(acho que era esta) a 55€, e eu:''Pera lá, que vou levar esta que tá barata e não é tão má quanto isso'', venho para casa, abro a caixa e digo:''Esta placa é tão pequena? A que tinha visto das outras marcas era bem maior''(em largura). Qual não é o meu espanto quando viro a placa e tava lá uma etiqueta a dizer ''Radeon 9200'' 8O 8O .
Devolvi disse o que se passou e sem problemas eles deram o dinheiro.

Espero que tenham gostado.
Fiquem bem :wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes