gancho Escreveu:Boas estou a procura de alguma versão do Windows Xp mais light para notebook, isto porque preciso de instalar Xp num portátil mais antigo.
Mesmo que seja uma versão alterada por alguém gostaria de saber se existem versões que tirem o lixo que aquilo trás.
Cumprimentos
Procura por Tiny XP Rev.05. É uma versão ultra-nliteada do XP, perfeita para hardware antigo (ou para pessoal que quer cada décimo de segundo de performance extra em hardware recente).
De qualquer forma... precisas mesmo de instalar o Windows nisso? É que há distros de Linux bem mais adequadas do que o XP para hardware antigo, até por uma razão simples: o peso nos recursos que o software de segurança (antivirus e firewall, para mencionar o mínimo), já é o suficiente para tornar uma versão redux do XP numa versão já q.b. pesada. Em Linux, o próprio kernel incorpora um módulo de firewall (iptables), e que depois podes configurar com facilidade (há frontends para isso, para quem tem "medo" da linha de comandos), e virus, trojans, worms e spyware pura são virtualmente inexistentes.
Além disso, o tipo de recursos que Linux requer não tem nada a ver com os que o XP, mesmo nliteado vai requerer. Estou a falar de diferenças abissais, eu conheço distros que após o boot estão a ocupar 20MB de RAM, com ambiente gráfico, network auto-configurada e por aí adiante.