Arrefecer uma caixa !

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Arrefecer uma caixa !

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Jan 21, 2003 19:31

Conversa no msn :

TIAGO-SMILE diz:
andas por cá meu cromo
Mr_CyBeRdOc (Jorge Mota) diz:
Acabei de instalar o meu néon
ficou lindo!
TIAGO-SMILE diz:
apaneleirado como sempre
TIAGO-SMILE diz:
é tipo aqueles carros cheios de m****s
TIAGO-SMILE diz:
é só para fazer feitio
TIAGO-SMILE diz:
mas andam a mesma mer**
apaneleirado era se eu fizesse uns furos na caixa todos tordos e lhe colocasse redes !

TIAGO-SMILE diz:
para começar nõa sõ furos, são entradas de ar que permitem que o computador não sobreaqueça
entradas de ar ????
TIAGO-SMILE diz:
e bem mais barato do que 200€
o ar só entra ou com corrente de ar ou com ventoínhas
TIAGO-SMILE diz:
não
TIAGO-SMILE diz:
o ar entra por diferenças de pressão
TIAGO-SMILE diz:
és muito burro
mas pelo menos dou 200 €e fico com uma "CAIXA"
TIAGO-SMILE diz:
´se não sabes não fales
TIAGO-SMILE diz:
eu tb
TIAGO-SMILE diz:
diz algo que a tua faça que a minha não faz
a pressão não varia significativa/ dentro de uma sala/escritório
TIAGO-SMILE diz:
por isso então fiz os furos e forçei o ar através de uma ventoinha
TIAGO-SMILE diz:
tás a ver como chegaste lá
dizes-te bem 1 ventoinha
mas e os furos estão lá pra k ??
TIAGO-SMILE diz:
para haver escoamneto de ar
TIAGO-SMILE diz:
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TIAGO-SMILE diz:
á difícil de perceber
não me digas que a variação de pressão é significativa para entrar e sair ar de modo a arrefecer o cpu ???? LOL
escoamento de ar existe se houver algo a tirar ou a meter ar
TIAGO-SMILE diz:
ent
TIAGO-SMILE diz:
então és mesmo burro
dah !!!!!!!!!!!!!!!!! só com uma ventoinha ??????
TIAGO-SMILE diz:
foi o que eu te acabei de explicar
não foi não !!!!
escoamento de ar existe se houver algo a tirar ou a meter ar

não redes e furos
TIAGO-SMILE diz:
ó meu grande pane***o
1º pane***o é quem te f*d*
TIAGO-SMILE diz:
tens um tubo aberto de um lado e uma ventoínha do outra
TIAGO-SMILE diz:
onsegues ou ´ão ter um escoamento de ar
2º uma ventoinha só, não tira ar dos buracos todos !
TIAGO-SMILE diz:
consegues ou não ter um escoamento de ar
TIAGO-SMILE diz:
aí não
2º uma ventoinha só não tira ar dos buracos todos !
TIAGO-SMILE diz:
ora expolica lá
não o suficiente !
TIAGO-SMILE diz:
foda-se tou a ver que és um expert
esquece não dá !!!!!!
TIAGO-SMILE diz:
eu aprendi sobre escoamntos há dois anos tu já sabers muito
TIAGO-SMILE diz:
é f*d*d*
okis pronto tu lá sabes
TIAGO-SMILE diz:
não tens argumentos
eu fico com a minha ideia e tu com os teus conhecimentos !
TIAGO-SMILE diz:
digo-te mais, com muitas ventoinhas a meter e a tirar ar é que estás sujeito a quer o ar não passe pelos elemntos a arrefecer
TIAGO-SMILE diz:
ou pensas que eu já não me lembrei de por uma ventoinha a meter ar
TIAGO-SMILE diz:
só que sabes uma coisa fiz os cálculos
não se for criada uma corrente de ar estável, ou seja que não tire ar em demasia nem o meta em demasia
TIAGO-SMILE diz:
e se leres vários artigos sobre overclocking ou melhor dizendo sobreaquecer o eleme do computadorntos
TIAGO-SMILE diz:
ah!
TIAGO-SMILE diz:
e se leres vários artigos sobre overclocking ou melhor dizendo sobreaquecer o elementos do computador
TIAGO-SMILE diz:
vais reparar que eles não acrescentam ventoinhas na caixa
eu antes de comprar o meu pc (e não só) fartei e farto-me de ler artigos de OC e não é por acaso que os tipos que fazem overclock todos os dias tÊm sistemas idênticos ao meu
TIAGO-SMILE diz:
focalizam neste caso o processador com um permutador provocando um diferença de temperatura de forma a extrair o calor
decerteza que não fazem buracos na caixa com redes e lhe metem uma só ventoinha
TIAGO-SMILE diz:
foi a solução mais barata que encontrei para baixar 20ºC
o processador não interessa, esse já tem um cooler só para ele
e as placas ???? e os leitores de cds ???? e a própria caixa ????
TIAGO-SMILE diz:
és mesmo muito burro
TIAGO-SMILE diz:
o que interessa são as fontes de calor
concordo
TIAGO-SMILE diz:
oh jorge desculpa lá p
e os leitores de cds e placas e o cara*** não aquecem ???
TIAGO-SMILE diz:
tu sem saberes ainda tentas explicar-me alguma coisa
TIAGO-SMILE diz:
fds

Digam-me que estou a pensar correctamente !!!!????!!!!!
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Snake » Terça Jan 21, 2003 19:54

LOLOL.. não vai ser so com buracos que ele vai arrefecer a case, mas sim com fans (bem distribuidas) de forma que umas retirem o ar quente de dentro da case e outra metam ar fresco dentro da case, e não precisa de gastar muitos €€...
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor Kaipyra » Terça Jan 21, 2003 19:59

Conversa animada e cheia de respeito mútuo,essa! lol

Bem, eu não estudei isso, pelo que deixo apenas a minha opinião (atenção que eu abomino Física):

Se tiveres uma ventoinha a meter ar e nenhuma a tirar, e tendo buracos, o ar sai à mesma taxa que entra, mas só depois de se estabelecer um equilíbrio... o que demora muito tempo e não me parece eficaz...
O mesmo se deve passar se tiveres uma a tirar e outra a meter...
Só que isso é muito lento e pouco direccionado. Ter fans a meter e outras a tirar, em primeiro lugar, permite criar fluxos de ar para os componentes mais importantes. Segundo, cria uma aceleração do ar que faz com que quando ele sai tenha uma temperatura ainda baixa.
No caso de uma única fan, parece que o ar quente se acomula no topo da caixa, aquecendo-a excessivamente.... o ar em vez de ser "convidado a sair" pela fan em outtake no sítio correcto, tenta escapar-se por qualquer lado, não sendo o sistema optimizado.

Quem se dedica a isto que comente, mas acho pouco credível que toda a gente que arrefeça os seus pc's esteja errado.... claro que podes testar isto em casa: mete todas a bombar pa dentro e compara a temp com a actual.

Ah!, e dúvido que o teu amigo tenha tido um ganho de 20ºC.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor alfatek » Terça Jan 21, 2003 21:01

Tens uns amigos muito simpáticos, lol (j/k)

Se meteres uma fan a meter ar na parte de baixo da caixa e tiveres buracos na parte de cima da case o sistema até tem lógica k resulte.. ar entra, ar quece, ar sobe, ar sai...

Mas como é obvio se tiveres fans a meter ar e outras a tirar ar podes fazer fluxos de ar mais rápidos e um arrefecimento geral da caixa maior.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Jan 21, 2003 21:11

That`s the moth*r f***** idea !
Quer dizer, qualquer pessoa após pensar um bocado vê que isso é lógico, mas o problema deste meu "amigo" é que pensa que por andar na universidade em engenharia mecânica sabe mais (em todos os ramos e aspectos) que os outros, e não aceita opiniões diferentes, enfim é um verdadeiro português !

Já agora devo especificar que os ditos buracos são: 1 buraco em cada lateral do pc (não sei para k é k ele fez um buraco enorme na lateral direita ???) com uma espécie de rede, e um buraco na frente (este sim parece-me útil pois permite que o ar passe melhor até á ventoinha aqui colocada (a única em toda a caixa!)... enfim palavras para kê ??? A parte em que ele diz que fez os cálculos é obviamente mentira (uma das áreas por ele bastante trabalhadas, a da mentira).

Admin: o teu amigo num está cá para se defender por isso o teu tom insultoso é de evitar ;)
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor s3ntry » Terça Jan 21, 2003 21:24

Então é assim... para simplificar as coisas, ambos têm razão!

Se um gajo tiver uma ventoinha a puxar ar para fora da caixa, tem que haver a mesma porção de ar a entrar do que aquela que está a saír, ao sair o ar puxado pela ventoinha, cria-se o que o outro gajo chama de "diferenças de pressão" dentro da caixa, que obrigam a que a mesma quantidade de ar entre dentro da caixa vinda do exterior, senão criava-se um vácuo!

Pois bem, visto isto, é possível que com uma ou duas ventoínhas bem posicionadas a puxar ar para fora (na parte superior da caixa, de preferência, visto que o ar quente tem tendência a subir, pelo que se acumula principalmente na metade superior da caixa) e uma série de entradas de ar bem colocadas, para que o ar mais frio que se encontra fora da caixa entre nos sítios onde é mais preciso, se crie suficiente circulação de ar para manter o sistema a uma temperatura estável.

É claro que um sistema deste género não criará os mesmos fluxos de ar dentro da caixa que seriam criados com várias ventoínhas a empurrar e a puxar o ar de e para fora da caixa, pelo que não vai conseguir as mesmas performances de arrefecimento, mas isso também depende do hardware e dos objectivos que se tiver.

Atenção que o facto de ter muitas ventoínhas na caixa não quer necessáriamente dizer que se tem uma performace de arrefecimento superior. Se as ventoínhas não estiverem bem posicionadas, então o mais certo é tarem só a contribuír para aumentar o barulho! Para se ter uma circulação de ar adequada dentro da caixa, não é preciso set-ups muito elaborados nem muito espalhafatosos, duas ou 3 ventoínhas são mais que suficientes, desde que estejam a fazer o seu trabalho correctamente.

A primeira regra a ter em conta é que se deve ter a mesma quantidade de ar a entrar e a saír da caixa, pelo que deves ter o mesmo número de ventoinhas a puxar e a empurrar ar de e para dentro da caixa. Assim se tiveres duas fans de outtake, deves ter também duas fans de intake (considerenado que são todas do mesmo tamanho e com a mesma velocidade de rotação). Atenção que a ventoínha da fonte de alimentação também conta.

Seguidamente, como já referi anteriormente, há que perceber que o ar quente é mais leve que o ar frio, pelo que tem tendência a subir, concentrando-se principalmente na parte superior da caixa, pelo que há que criar as correntes de ar dentro da caixa necessárias para puxar esse ar quente dali para fora. A melhor solução para isso é criar correntes ascendentes dentro da caixa, posicionando as ventoinhas de entrada de ar na parte inferior da caixa e as de saída, na parte superior, para que o ar quente siga o seu curso natural ascendente e saia da caixa pela parte superior, ao mesmo tempo que ar mais frio vindo de fora entra na caixa pela parte inferior e ao subir vá arrefecendo os componentes.

Da mesma forma, é também aconselhá vel que se faça o fluxo de ar correr da parte da frente para a parte de trás da caixa, isto porque a parte de trás está normalmente virada para sítios mais fechados tipo para a parede ou para trás da secretária, ao passo que a frente está normalmente virada para o uma área mais aberta, pelo que puxar o ar vindo da frente assegura que estás a puxar o ar mais fresco (para além disso já tens a ventoínha da PSU a empurrar ar para fora pela parte de trás).

Uma coisa a lembrar é tentar fazer o ar correr dentro da caixa pela maior extensão possível antes de saír, isto para que a corrente de ar arrefeça os componentes. Pelo que quanto mais espaçadas as ventoínhas de sentido oposto (intake/outtake) estejam, melhor. Se tivesses uma ventoínha a puxar para dentro e outra para fora, mesmo encostadas uma à outra, o ar que entrava, saía logo de seguida e não ia ajudar em nada ao arrefecimento do PC.

Recapitulando, deves ter a mesma quantidade de ar a entrar e a sair, deves fazer o ar circular de baixo para cima e da frente para trás da caixa, e deves espaçar ao máximo as ventoínhas de sentidos opostos, pelo que o melhor posicionamento para as fans será uma ou duas fans (dependendo do tamanho) na parte da frente em baixo, a puxar ar de fora para dentro, e talvez mais uma, se for caso disso, no painel lateral, na parte de baixo a puxar ar para dentro também (o que vai ajudar a arrefecer a placa gráfica). Ao mesmo tempo, tens a PSU a puxar ar para fora, e deves meter mais uma na parte de trás, logo abaixo da PSU também a puxar ar para fora (o que vai escoar grande parte do calor gerado pela CPU), e se quiseres ser mesmo radical, podes também abrir uma saída de ar no topo da caixa, ao centro para puxar ar também para fora, tipo chaminé (o que vai ajudar a escoar o ar quente produzido pelas drives).

No final, o que importa são os objectivos que se têm com o sistema de refrigeração, se for um sistema principalmente para trabalho, que não esteja overclockado nem produza muito calor pois o hardware não está a ser puxado, ou talvez se o barulho criado pelo PC seja um problema a ter em consideração no ambiente em que se encontra, então o outro gajo arranjou uma bela solução (e bem barata!) para manter o sistema a uma temperatura aceitável.

Por outro lado, se o objectivo fôr fazer o overclock mais alto que consigas e puxar o hardware ao máximo para jogares jogos 3D a maior parte do dia, então o melhor é investir numas fans bem posicionadas!

Bem, acho que já me alonguei demais neste post, desculpem lá... entusiasmei-me :P
Editado pela última vez por s3ntry em Quarta Dez 10, 2003 22:34, num total de 1 vez.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Jota.RiP » Terça Jan 21, 2003 23:38

espero bem nunca ouvir uma conversa tua com os teus inimigos... dasse...

mas sobre isso há um tutorial excelente no site do brasuca k costuma parar por ai... ve la isso....

cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor Grimlock » Terça Jan 21, 2003 23:42

obrigado por essa explicação s3ntry.
li tudo i fikei a saber 1 pouco mais sobre arrefecimento do pc.
tb fikei a saber k tenho ventoinhas a + i mal posicionadas.
lol

sabem onde se pode comprar akelas cenas xamadas rheobus ou baybus em portugal? e pra por as ventoinhas a andar + lento qd n preciso delas.
mandem PM se n os bosses ficam xateados :P
Grimlock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 18, 2003 0:36

Mensagempor HaTrED » Quarta Jan 22, 2003 9:08

muito boa a explicação! No entanto convém lembrar que com esse sistema todo ainda crias um micro-clima dentro da tua caixa, basta teres um pouco de humidade no ambiente exterior, uma condensação de água no interior, com o fluxo de ar e um bocadinho de azar crias 2 centros de pressões antagónicas e aqui vai disto, ainda crias chuva e ventos ciclonicos :lol: :lol: !!

Fora isso, foi muito boa mesmo, sucinta e simples!

inté!
On a:
P4 3.0C(SL6WK)@3,6 | ABIT IC7-G | OCZ 3700 Gold DC 2*512MB REV2 | 2*Maxtor Diamond 9+@120GB - Sata RAID0 | 2*LG 4040B | Antec Lan-boy | Cooled by Zalman 7000cu | Powered By ATI 9800Pro (GigaCube)
HaTrED
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 16, 2002 14:30

Mensagempor Snake » Quarta Jan 22, 2003 11:48

Podes dizer ao teu amgo para ir dar uma olhadela neste forum no 8º post, está la um bom exemplo de como deve funcionar a circulação de ar dentro de uma case... :)

Ainda n tive tempo/coragem para ler o post do s3ntry.. lol a ver se quando chegar da univ o leio.. :)
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor s3ntry » Quarta Jan 22, 2003 14:03

Snake Escreveu:Podes dizer ao teu amgo para ir dar uma olhadela neste forum no 8º post, está la um bom exemplo de como deve funcionar a circulação de ar dentro de uma case... :)

Ainda n tive tempo/coragem para ler o post do s3ntry.. lol a ver se quando chegar da univ o leio.. :)

É isso mesmo! Essa imagem traduz exactamente o que eu tentei explicar no meu post. Se eu soubesse tinha só metido o link em vez de ter o trabalho de tar a escrever aquilo tudo :p
Editado pela última vez por s3ntry em Quarta Dez 10, 2003 22:35, num total de 1 vez.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quarta Jan 22, 2003 18:53

Lol thnks na mesma s3ntry, mas esse assunto já não é novo aqui no fórum e como sabia mt bem como posicionar as ventoínhas e como tirar o máximo proveita delas, sabia que a minha caixa (thermaltake Xaser II 6000A plus) tem o sistema de bombar e tirar ar perfeita (da frente para trás e de baixo para cima!) como podes ver pela minha explicação de como é a caixa dele o sistema dele não funciona nem sequer a 20% no que respeita a arrefecimento! 1 só ventoinha a tirar ar de muitos buracos (ainda por cima está mal posicionada pois situa-se a meio da parte da frente) não resulta, se fosse de baixo para cima e como o alfatek disse aí sim iria existir qualquer coisa, mas assim não me parece que os ganhos sejam muitos !

P.S.: Não foram insultos foi apenas a realidade, e além do mais eu já lho disse á frente dele ! :wink: :roll:
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Snake » Quarta Jan 22, 2003 19:25

O mais impressionante nessa tua conversa é o facto de ele dizer que arrefeceu 20º com esses "buracos" (lol), o que me parece bastante complicado... :| :D
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quarta Jan 22, 2003 19:28

[off-topic]: Como já disse ele é perito nessa área! é uma valente peta ! eu já nem ligo! por vezes vem ele com as suas histórias eu simplesmente digo durante todo o discurso: "Está bem Tiago, está bem!", "Ah sim ?".
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Jota.RiP » Quarta Jan 22, 2003 19:36

claro k é complicado... eu se conseguisse arrefecer 20º ficava com a temperatura negativa :D :D :D

cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes