Disjuntores do quadro eléctrico

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nuno Baptista » Quarta Dez 27, 2006 23:05

JP-- Escreveu:Resumindo e concluindo, não precisas de gastar €€ pois estão a tentar enganar-te. :wink:

Por acaso veio cá um electricista doutra empresa verificar o quadro e os disjuntores e garantiu-me que os disjuntores ainda estavam bons!Nós pensamos sempre que estas histórias de enganar só acontecem aos outros,mas pelos vistos de vez em quando também nos tocam á porta!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:53

Mensagempor cyberj » Quinta Dez 28, 2006 9:48

pagc Escreveu:Tens 3 razões para mudar disjuntores:
1 - Estarem subdimensionados e dispararem a toda hora
2 - por avaria (eles não armam)
3 - Redimensionamento do quadro e ser preciso colocar novos circuitos e nessa altura substituis os existentes.

O que esse quadro não deve ter é um diferencial e isso fazia-lhe falta. Mas com essa idade (24 anos), eu cá se calhar preocupava-me mais com o isolamento da cablagem.

O gajo quer é vender-te um quadro novo, manda-o pastar. (Já agora um quadro novo completo e montado para uma vivenda / apartamento custa cerca de 500€ a 600€ + IVA.)

Cumps
pagc

Não deve ter diferencial?????

Acho estranho... até porque na casa da minha avó, uma vivenda com mais de 50 anos... já tem diferencial, a propria edp, passou por lá e instalou um diferencial à uns anos, penso que deve ser obrigatorio...

É claro que no ano passado, quando efectuamos obras na casa, mandamos colocar uma instalação electrica nova, e um quadro novo.

O Problema da instalação antiga, é que os fios eram daqueles revestivos a chumbo.. e os diguntores eram daqueles castanhos, com um botão redondo... no entanto mesmo com 50 anos continuavam a disparar normalmente sempre que existia uma sobrecarga..
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor gimbras » Quinta Dez 28, 2006 11:40

Oh Nuno Baptista pq é que não pensas nesse assunto só quando houver problemas com os disjuntores concretamente? Estão a dar-te problemas? Não. Então, como não parece ser uma questão de segurança, quando se estragarem logo os trocas.

Senão mandas aí a EDP a verificar o quadro.

Vocês querem ouvir histórias de burlas?
Uma rapariga que conheci tinha um Peugeot que teimava a pegar, foi à oficina, limparam lá a peça, carburador ou lá o que foi, e o carro ficou a bombar. Passados dois dias, voltou ao mesmo.
Ela voltou lá, e disseram-lhe que tinha de levar uma peça nova, 400 euros. Ou lá o que era. Ela disse ou devia ter dito, que abatessem dos 400 euros o custo da primeira reparação, visto que eles é que não detectaram o problema correctamente logo de início. E ela tinha pago algo que depois não ficou reparado, visto que o carro voltou a não pegar. Os gajos não aceitaram. Ela foi a outro lado, desmontaram, limparam em condições e o carro deixou de ter problemas.
Ou seja, os gajos da primeira oficina, além de serem completamente e totalmente incompetentes, ainda lhe queriam levar mais guito pela peça nova e não devolveram os $$$ da primeira pseudo-reparação.

Pior foi um caso de um amigo dela que ela me contou! Uns tipos da oficina derramaram óleo dentro do motor e tiveram a lata de pedir ao dono do carro para pagar a reparação, quando foram eles que tiveram a culpa! Pior pior foi que o gajo pagou mesmo!!! :O

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor Nuno Baptista » Quinta Dez 28, 2006 20:36

Vejam lá como são as coisas!Como o quadro estava sempre a ir abaixo,telefonei para a EDP para me aumentarem a potência contratada e eles disseram para falar com o meu eletricista para saber qual a potência que necessitava.Depois de falar com o eletricista,ele disse-me que no meu quadro estava regulada uma potência inferior a 30 Amperes que é o normal e avisou-me que os tipos da EDP podem embirrar por os disjuntores estarem montados na posição horizontal,devem estar montados na posição vertical.
Já telefonei para a EDP e els vêm cá inspeccionar a potência regulada do quadro!

conclusão : Estive muito próximo de ser enganado.A troca de disjuntores tinha sido uma grande asneira,quando o mais importante mesmo é a potência regulada.
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Sexta Dez 29, 2006 11:57

Tretabyte Escreveu:Boas,
forreta!! andas a comprar disjuntores na loja dos chineses!!!
isso deve de ser feito de plastico de liga de pneus de gambuzino!!

:lol: :lol: :lol: :lol:

Epá, o facto de eles tarem montados na horizontal não é muito importante... Dou-me por louvado por conseguir fazer um pouco de tudo... Se fosse preciso fazer a instalação electrica da minha casa, eu faria-a... Querem meter-te mais do que 30 Amperes???!!!! Tens uma industria em casa???
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor pagc » Sexta Dez 29, 2006 13:21

cyberj Escreveu:Não deve ter diferencial?????

Acho estranho... até porque na casa da minha avó, uma vivenda com mais de 50 anos... já tem diferencial, a propria edp, passou por lá e instalou um diferencial à uns anos, penso que deve ser obrigatorio...
..

Isso é quando eles passam por lá. Fiz obras numa data de apartamentos (especialmente em Lisboa), onde eles não existiam. É obrigatório para instalações novas, agora nas mais antigas apanhamos de tudo.
Na casa da minha mãe com 35 anos fui eu que o montei

Nuno Baptista Escreveu:Vejam lá como são as coisas!Como o quadro estava sempre a ir abaixo,telefonei para a EDP para me aumentarem a potência contratada e eles disseram para falar com o meu eletricista para saber qual a potência que necessitava.Depois de falar com o eletricista,ele disse-me que no meu quadro estava regulada uma potência inferior a 30 Amperes que é o normal e avisou-me que os tipos da EDP podem embirrar por os disjuntores estarem montados na posição horizontal,devem estar montados na posição vertical.
Já telefonei para a EDP e els vêm cá inspeccionar a potência regulada do quadro!

conclusão : Estive muito próximo de ser enganado.A troca de disjuntores tinha sido uma grande asneira,quando o mais importante mesmo é a potência regulada.

Vê lá é se não és enganado pela EDP, porque para eles, quanto maior for a potência instalada melhor, porque pagas um aluguer mensal maior.

http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Grou ... ariffs.htm

30 amperes ser o normal, não é, depende apenas das tuas necessidades. Podes ir site da Deco e tens lá um simulador para calcular a potência que necessitas e escusas de pagar mais do que o necessário
http://www.deco.proteste.pt/default.asp ... src=347171

Se alterares verifica já agora se não te compensa passar para uma taxa bi-horária
http://www.deco.proteste.pt/default.asp ... src=431711

cumps
pagc
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Serial_killer » Sexta Dez 29, 2006 14:57

Desculpem... Pode ter mais do que 30 Amperes e ser doméstica... Foi engano meu, ao almoço esclareci isso
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Sexta Dez 29, 2006 15:25

Já agora... o Base numa casa´são 15 Amperes...

Eu em casa tenho 30 Aperes... porque o meu quadro estava sempre a disparar...e acreditem que é mais do que suficiente para toda a gente...

Consigo ter ligado em casa.. (Aconteceu este fim de semana...) Um computador, o Forno electrico, a maquina de lavar roupa, 2 televisões, lampadas na sala, cozinha, e WC, um aquecedor a oleo, e um aquecer de casa de banho de 1000W... e tudo fuuncionou sem problemas...)

com 30
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Sexta Dez 29, 2006 15:36

Só??! Isso dá mais... 30 Amperes dá na boa. Acho que já é corrente trifasica...
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor pagc » Sexta Dez 29, 2006 15:39

Serial_killer Escreveu:Só??! Isso dá mais... 30 Amperes dá na boa. Acho que já é corrente trifasica...

Com 30 consegues manter bastante mais equipamento a trabalhar. Tenho 4 máquinas de ar condicionado (sendo uma dupla), e a maria têm sempre ligadas 2 máquinas na cozinha entre loiça, roupa e secador, mais o frigorifico. Depois entre televisões ou PC. estão sempre 3 a bulir e se algum deste para, é porque começou o aspirador ou o microondas.

Mais de 30 amperes, acho que só se tiveres piscina, furos artesianos, equipamento de rega, máquinas de soldar electrogénio ou outro equipamento com arranques e/ou consumos pesados
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Serial_killer » Sexta Dez 29, 2006 15:52

:x2: :x2: Exactamente. Está tudo dito
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno Baptista » Sexta Dez 29, 2006 16:37

OK,vou contratar 30 Amperes!O problema é que o disjuntor diferencial da EDP marca 15 amperes,e acho que vou ter que mudar esse diferencial para um de 30 Amperes,não é?Porque estou a pagar um consumo de 30 amperes mas o quadro eléctrico só está preparado para 15 amperes :roll:
Pelo menos foi o que o eletricista me disse!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Sexta Dez 29, 2006 16:45

Nuno Baptista Escreveu:OK,vou contratar 30 Amperes!O problema é que o disjuntor diferencial da EDP marca 15 amperes,e acho que vou ter que mudar esse diferencial para um de 30 Amperes,não é?Porque estou a pagar um consumo de 30 amperes mas o quadro eléctrico só está preparado para 15 amperes :roll:
Pelo menos foi o que o eletricista me disse!

Errado.... O diferencial da edp, alem de diferencial, é tambem um regulador de tençao....

Quando eu mudei de 15 A para 30A, foi lá a casa um tec. da EDP e a unica coisa que ele fez, foi tirar a tampa do diferencial, e mudar o "Switch", (coloquei entre aspas porque não é bem um switch), para 30A...

Depois naquela janelinha onde viamos os 15 A passoa a aparecer 30A...
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Knyght » Sexta Dez 29, 2006 16:58

Resumindo como tecnico de electrotecnia e estar muito longe para te cobrar alguma coisa. 24 Anos é muito tempo, se não são utilizados (dando a limpeza de contactos) acumulam poeira e quando for precisso disparar já não disparam.
E nunca li tanta asneira junta, querem falar fino e depois embrulham-se! Tentem falar simples se não dominam a materia.
Os meus disjuntores cá de casa troqueios a 1 ano, tinham 20 anos.
Cumpz
ImagemImagemImagem
Knyght
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 29, 2005 19:50

Mensagempor Nuno Baptista » Sexta Dez 29, 2006 17:08

cyberj Escreveu:
Errado.... O diferencial da edp, alem de diferencial, é tambem um regulador de tençao....

Quando eu mudei de 15 A para 30A, foi lá a casa um tec. da EDP e a unica coisa que ele fez, foi tirar a tampa do diferencial, e mudar o "Switch", (coloquei entre aspas porque não é bem um switch), para 30A...

Depois naquela janelinha onde viamos os 15 A passoa a aparecer 30A...

Então é isso que eu necessito fazer!Quando vierem cá os técnicos da EDP já lhes digo isso!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes