por keko » Quarta Jan 03, 2007 13:36
s1nnless finalmente alguem que certamente me pode explicar a minha unica duvida sobre a 360 mas antes vou dizer uma coisa, depois de explicar umas coisas sobre a placa da 360 vou dizer a minha duvida à qual agradeço resposta. Mas olha que eu disse e é o que está nas especificações é baziada no R600 e n igual. Onde é que o R580 tem shaders unificados e EDRAM?? E esqueceste-te que a EDRAM ajuda a processar as texturas em alta definição libertando memória da placa como no exemplo que dei no testamento em que para processar as texturas de um jogo a 720p a PS3 precisa de 28MB e a 360 de 16MB. Porque funciona a 256MB/s ou seja 5 vezes mais rápida que a memória da placa da PS3 e da 360 quw funcionam a 1.4GHz. 700MHzx2 porque é DDR. Quanto a funcionar a 50 MHz a 360 com a EDRAM tem uma enorme vantagem e esses 50MHz n dão quase vantagem nenhuma. Depois a placa da 360 tem o dobro dos poligonos. N é bem porque a placa da PS3 tem mais 50 MHz no core. o que faz com que a placa da 360 tenha 500 molhoes de poligonos e a da PS3 270 milhoes. Ou seja a 360 tem praticam,ente o dobro. Logicamente como a placa da 360 tem mais shaders tem mais operações de shader por segundo. E é 6 vezes mais rápida em vertex shader que a PS3 npo caso de precisar de usar esse vertex shader todo. porque pode usar como pixel shader porque é unificado.
Bem mas agora a minha duvida.
Já postei noutro forum por isso vou copiar os textos.
É o seguinte eu tenho uma duvida em ralação aos bits das memórias da PS3 e da 360. Ainda no outro dia perguntei aqui a quantos bits era a RAM da PS3 e disseram-me que é a 128 e a memória da 360 a 256bits toda, mas isso já sabia. Mas isso dá uma taxa de transferencia de 44.8GB/s. porque é 1.4GHzx256bits e o resultado a dividir por 8. e na PS3 de 51.2GB/s. Mas num forum disseram-me que nas especificações das consolas está uma taxa de transferencia de 20 e tal GB/s. Ou seja a memória RAM da PS3 funciona a 64 bits e a da placa e toda a memória da 360 a 128 bits. Mas eu acho estranho porque se assim fosse as placas qer da PS3 quer da 360 eram bastante mais fracas. Tinham metade das taxas de transferencia se for a 128 bits e a 64 em vez de 256 e 128 bits. mas isso eu acho pouco. 64 bits era no tempo da geForce 4. Por favor tirem-me esta duvida que o gajo me colucou e me anda a intrigar. É que n sei mesmo a resposta. já dei voltas e voltas á cabeça a tentar arranjar uma explicação para só ter 128 bits, mas n encontro. mas se as taxas de transferencias forem mesmo essas, então realmente é a 128 bits e a 64. E aqui n estou a dizer que a placa da 360 é muito superior nem nada disso. Uma tem metade dos bits na RAm mas o dobro da velocidade. ou seja a mesma coisa. n é bem a mesma coisa porque para ser o dobro a memória da 360 tinha de ser a 1.5 e é a 1.4. mas a diferença é minima.
Alguem é capas de responder a isto?? Voçes o que dizem é que fiquei confuso. As placas TOp de agora é tudo 256 bits excepto o G80. Por isso n me acredito que a placa da 360 e PS3 fosse a 128 bits e a RAm da PS3 a 64.
De seguida postei
Memória - 512 MB GDDR3 RAM
- 700 MNz DDR
Largura de banda da memória - 22.4 GB/s memory interface bus bandwidth
- 256 GB/s memory bandwidth to EDRAM
- 21.6 GB/s frontside bus
Se for 22.4GB/s realmente é a 128 bits.
Mas então a placa da PS3 a 128 bits contra uma 7800GTX de 256 bits deve perder. Tem mais shaders, mas a 128 bits é metade da taxa de transferencia.
Por ultimo já estava a chegar a duas vias e uma deve ser a certa.
É que eu acho que se a placa da 360 fosse a 128 bits se calhar nem aguentava GeOW. As topo são todas 256 bits. A n ser que seja como a RAM. As consolas precisam de muito menos RAM que o PC. A RAM nunca é problema. Uma consola consegue fazer coisas com 256MB de RAM em que era preciso 2GB ou mais no PC. Só se na placa tb for assim. E n precise de usar muita memória para fazer grandes gráficos o que faz com que n precise de uma taxa de transferencia tão grande, ou o que faz com que reduzam na memória. E neste caso parece que reduziram na taxa de transferencia ao colucar a placa a 128 bits. Isto se o user tiver razão e se realmente as placas nas consolas forem como a RAM coisa que nunca ouvi.
Mas realmente nas especificações que postei diz 22.4GHz. Das duas uma ou fizeram as contas a 700MHz a 256 bits porque lá tem 700MHz o que dá uma taxa de transferencia de 22.4 tal como está lá, mas ainda falta multiplicar por 2 porque é DDR, logo dá 1.4 o que duplica a taxa de transferencia para 44.8 tal como eu pensava que era. Ou realmente fizeram as contas a 128 bits e a 1.4 GHz o que dá uma taxa de transferencia de 22.4 tal como está nas especificações.
O que acham?