Degelo: separação de bloco de gelo maior que Lisboa

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 03, 2007 15:40

nelugo Escreveu:Isso significaria abdicar do estilo de vida para muita gente sim, mas também é verdade que muitas actividades que suportam esses estilos de vida são prejudicias ao meio ambiente.

Por exemplo na China e EUA há muitas centrais termo-electricas que funcionam a carvão, que como sabem é um combustível muito poluente e um recurso esgotável. Não tem nada a ver com obter energia de centrais hidro-eléctricas ou eólicas como proliferam por cá...

Já para não falar da mentalidade dos americanos no que toca aos carros: quanto maior for e mais gastar melhor, o que contrasta com a mentalidade asiática, por exemplo...

É possível viver normalmente e de forma mais limpa.
Acho que a nível do protocolo de Kioto portugal cumpre (no limite) e os estados unidos não cumprem (e acho que nem compram cotas aos paises que poluem menos do que podem)...

Desculpa mas estas enganado.... Existem muitas centrais termoelectricas em portugal... Só no carregado tens duas...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Overclocker » Quarta Jan 03, 2007 16:57

Ja houve várias epocas glaciares,,,e na altura, onde estava a poluição?

Nos "peidos" dos Dinaussauros?

A culpa, em parte, é do Sol.

Por exemplo, o Sol tem um ciclo de actividade de cerca de 10 anos, o qual teve o pico máximo, em 2000/2002...

Existem cientistas, que ja defendem esta hipotese, do aumento da actividade solar, nomeadamente da acção dos raios cósmicos, e a interacção com as nuvens por exemplo...

Não que eu seja indeferente, com a porcaria que a raça humana produz, mas confesso que ja me chateia a treta da poluição ser a causa de todos os males...

Cumps,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor gimbras » Quarta Jan 03, 2007 17:22

Overclocker: n m digas q um bloco de gelo maior q Lx se despreender lá de cima é uma coisa assim... natural. :D

A poluição nunca fez mal a nada nem ninguém...(ironia) :S Ah rapaz, ainda "bem" q pensas assim
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 03, 2007 17:46

cyberj Escreveu:
nelugo Escreveu:Isso significaria abdicar do estilo de vida para muita gente sim, mas também é verdade que muitas actividades que suportam esses estilos de vida são prejudicias ao meio ambiente.

Por exemplo na China e EUA há muitas centrais termo-electricas que funcionam a carvão, que como sabem é um combustível muito poluente e um recurso esgotável. Não tem nada a ver com obter energia de centrais hidro-eléctricas ou eólicas como proliferam por cá...
(...)

Desculpa mas estas enganado.... Existem muitas centrais termoelectricas em portugal... Só no carregado tens duas...

Tantas que não sei se a fatia da electricidade produzida por centrais termoelectricas (não usando o pseudo-eufemismo, queima de carvão) é maior que a produzida pelas hidroelectricas.

Curiosidade: O governo fez um investimento no chamado "carvão limpo". Não sei bem os contornos da coisa, mas cheira-me dar dinnheiro a vendedores de banha de cobra...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 03, 2007 17:54

gimbras Escreveu:Bom, pois baseei-me no fim, em termos científicos onde eles afirmavavam que era mesmo isso: um paradoxo. O aumentar da temperatura, levaria ao degelo, que por sua vez levava a uma era glaciar. Um paradoxo.

Cumps.

A ideia é que as alterações climáticas iriam desligar uma corrente oceânica do Atlantico, não me lembro do nome dela. E essa corrente é uma grande responsável pela manutenção da temperatura global. Não sei explicar bem, por isso, nem vou tentar. É uma hipotese cientifica real.
Agora esqueçam o filme porque não têm nada a ver.

cyberj Escreveu:Não quero ferir os ecologistas... até porque eu sou contra esta politica de envenenamento do planeta.

O que é certo é que a pluição não é responssavel por tudo...

Se já existiu varios glaciares.... e se calhar estamos à beira de outro, qual é a culpa da puluição???? Os 1ºs 3 não existia industria....

A inversão dos polos magneticos é culpa de quem???? Isso tambem não pode acabar com a vida na terra?

Bem pensar que as toneladas massivas de CO2 que se têm libertado na atmosfera não têm tido efeito é ser muito ingénuo ou muito cego.

E não confundas alhos com bogalhos, a inversão dos polos é algo completamente diferente. Além de só poder dar cabo do sentido de navegação de algumas aves fica por aí. Não liguem a filmes de holywoodescos como fonte de informação...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor gimbras » Quarta Jan 03, 2007 17:59

Azarael Escreveu:
gimbras Escreveu:Bom, pois baseei-me no fim, em termos científicos onde eles afirmavavam que era mesmo isso: um paradoxo. O aumentar da temperatura, levaria ao degelo, que por sua vez levava a uma era glaciar. Um paradoxo.

Cumps.

A ideia é que as alterações climáticas iriam desligar uma corrente oceânica do Atlantico, não me lembro do nome dela. E essa corrente é uma grande responsável pela manutenção da temperatura global. Não sei explicar bem, por isso, nem vou tentar. É uma hipotese cientifica real.

Só pa terminar a questão do filme nesse ponto. Essa corrente marítima, era uma corrente, se bem me lembro, de água fria. No filme as bóias de controlo de temperatura dispararam pq tiveram aumentos exorbitantes da temperatura da água.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor s1nnless » Quarta Jan 03, 2007 18:05

gimbras Escreveu:
Azarael Escreveu:

Cumps.

Só pa terminar a questão do filme nesse ponto. Essa corrente marítima, era uma corrente, se bem me lembro, de água fria. No filme as bóias de controlo de temperatura dispararam pq tiveram aumentos exorbitantes da temperatura da água.

Nepia, o contrário. Corrente de agua quente e teve uma queda brusca de temperatura
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 03, 2007 18:07

gimbras Escreveu:
Azarael Escreveu:

Cumps.

"There is some speculation that global warming could decrease or shutdown thermohaline circulation and therefore reduce the North Atlantic Drift. This could trigger localised cooling in the North Atlantic and lead to cooling, or lesser warming, in that region, affecting in particular areas like Scandinavia and Great Britain that are warmed by the North Atlantic Drift. The chances of this occurring are unclear.

At present, most available data show Gulf Stream flow was stable over the past 40 years,[10]. One report based on a snapshot survey suggested that the deep return flow was weakening [11] by 30% since 1957), which would imply a weakening in the North Atlantic Deep Water production.[12] However, this should cause a temperature drop of a few degrees in North West Europe, which has not been observed. It was later discovered using the first cross-Atlantic array of moored current meters that variations within one year were as large[13] At least part of the apparent weakening of the Gulf Stream (if real) may be cyclical and connected to recent positive values of North Atlantic Oscillation.[14] Recent research [15] shows that Gulf Stream Little Ice Age volume transport was ten per cent weaker than today’s implying that diminished oceanic heat transport may have contributed to the 16th to the mid-19th century cooling in the North Atlantic."

A corrente é quente, vêm do golfo do méxico e aquece a Europa.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Semenkhare » Quarta Jan 03, 2007 18:26

O aquecimento global é um ciclo perfeitamente normal. Estamos entre glaciações, a última foi a Wurm III, como é conhecida na Europa (ou Wisconsin, na América), que terminou à cerca de 10 mil anos. Um dia entraremos numa nova glaciação, é inevitável (já existiram 8 glaciações). Infelizmente o homem está a contribuir para que esse ciclo se acelere. No tal filme, que alguém referiu, "O dia depois de amanhã", o que se vê é real... mas, claro, não se passa com a velocidade que se vê no dito filme. Até aquela "frente fria", que congela em segundos... já foram encontrados mamutes congelados que estariam a pastar (tinham restos de comida na boca e no estômago) aquando a sua morte, e a carne estava perfeitamente conservada (chegaram a cozinhar um bocado e a comer). Isso só acontecia se as criaturas fossem congeladas em questão de minutos. Agora imaginem as temperaturas negativas para congelar um animal com a dimensão de um mamute, em questão de minutos. Já agora, conhecem-se relatos do séc. XVI que relatam a presença de um icebergue a passear-se próximo da costa portuguesa, coisa impensável nos dias de hoje. ;)

Ah, e quanto à corrente. Um dos aspectos mais importantes é o equilíbrio entre a àgua doce e a àgua salgada existente no oceano. O aquecimento global rompe este equilíbrio. Antes de uma glaciação, a temperatura do planeta aquece. Depois, é como se alguém desligasse o auqecimento central, ehehehe!

"(...) A circulação oceânica é muito sensível à quantidade de água doce que participa nela. A presença de água doce desempenha um papel importante sobre a densidade da água do mar e, assim, sobre a sua capacidade de afundar quando arrefece. Se a água é demasiadamente doce, ela deixa de ser suficientemente densa para afundar-se, mesmo arrefecendo. Se a água não de se afundar nas altas latitudes, a Corrente do Golfo será induzida, apenas, pelo vento e a circulação dos oceanos ficará limitada.

Sabemos, graças às provas geológicas, que a circulação termohalina já tinha parado no passado. O aquecimento, no fim do último período glaciar, há sensivelmente 15000 anos, fundiu os glaciares que se encontravam na América do Norte e fez aumentar a entrada de água doce no Atlântico Norte. Isto fez diminuir a densidade da água do mar impedindo-a de se afundar e, por consequência, houve uma atenuação na formação de águas profundas. Sabe-se que este processo causou a paragem da circulação termohalina, forçando a Corrente do Golfo a caminhar para o sul e limitando o transporte de calor para a Europa do Norte. De repente, o aquecimento observado no final do último período glaciar foi interrompido. As amostras dos glaciares e as análises dos sedimentos submarinos do fundo provam que as temperaturas no noroeste da Europa desceram 5ºC, em apenas algumas décadas tornando a região norte atlântica fria, como durante a época glaciar!(...)"

Uma descida de 5ºC de temperatura é algo preocupante. E, segundo li num estudo científico, teorias há que admitem uma descida semelhante nos próximos 100 anos, creio eu (já não me lembro bem).

Por isso... quando chegar a hora, agasalhem-se! :twisted:
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor Overclocker » Quarta Jan 03, 2007 18:47

gimbras Escreveu:Overclocker: n m digas q um bloco de gelo maior q Lx se despreender lá de cima é uma coisa assim... natural. :D

A poluição nunca fez mal a nada nem ninguém...(ironia) :S Ah rapaz, ainda "bem" q pensas assim

Não invertas as coisas.

Referia-me as causas directas/indirectas das presentes alterações climatéricas..

Apenas acho um exagero "culpabilizar" apenas e só a poluição!

Nunca disse, que a aceitava ou a achava a coisa mais natural do mundo..

Quanto a perda do sentido de navegação, de por exemplo, aves, tal pode dever-se as explosões solares, que chegam inclusive a perturbar comunicações electromagnéticas e a danificar satélites..

Cumps,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 03, 2007 18:52

Semenkhare Escreveu:O aquecimento global é um ciclo perfeitamente normal. Estamos entre glaciações, a última foi a Wurm III, como é conhecida na Europa (ou Wisconsin, na América), que terminou à cerca de 10 mil anos. Um dia entraremos numa nova glaciação, é inevitável (já existiram 8 glaciações). Infelizmente o homem está a contribuir para que esse ciclo se acelere. No tal filme, que alguém referiu, "O dia depois de amanhã", o que se vê é real... mas, claro, não se passa com a velocidade que se vê no dito filme. Até aquela "frente fria", que congela em segundos... já foram encontrados mamutes congelados que estariam a pastar (tinham restos de comida na boca e no estômago) aquando a sua morte, e a carne estava perfeitamente conservada (chegaram a cozinhar um bocado e a comer). Isso só acontecia se as criaturas fossem congeladas em questão de minutos. Agora imaginem as temperaturas negativas para congelar um animal com a dimensão de um mamute, em questão de minutos. Já agora, conhecem-se relatos do séc. XVI que relatam a presença de um icebergue a passear-se próximo da costa portuguesa, coisa impensável nos dias de hoje. ;)

8)

Isso do séc. XVI até vêm ao caso. Foi uma mini-idade do gelo que assolou a Europa, supõe-se que a corrente do Golfo tenha sido enfraquecido o suficiente para a arrefecer o clima dessa maneira.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor 4ndr3 » Quarta Jan 03, 2007 19:13

Overclocker Escreveu:Ja houve várias epocas glaciares,,,e na altura, onde estava a poluição?

Nos "peidos" dos Dinaussauros?

Essa está demais!!!!!!!!!!! :D Ainda estou a rir!
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor Todo_Trocado » Quarta Jan 03, 2007 20:32

Em relaçao á inversão do magnetismo, esta já está a decorrer lentamente mas está.

No odisseia sobre o aquecimento global, os cientistas estimam não uma descida de 5ºc, mas uma subida de 10ºC nos proximos 100 anos.

Dai k isto vai ficar feio de certeza.
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor Semenkhare » Quarta Jan 03, 2007 23:28

Todo_Trocado Escreveu:Em relaçao á inversão do magnetismo, esta já está a decorrer lentamente mas está.

No odisseia sobre o aquecimento global, os cientistas estimam não uma descida de 5ºc, mas uma subida de 10ºC nos proximos 100 anos.

Dai k isto vai ficar feio de certeza.

Na verdade, existem várias teorias contraditórias entre si. De qualquer modo, aumentando a temperatura, aumenta o degelo, rompe-se o equilibrio no oceano, e lá estará a europa do norte bem fresquinha de novo, ehehe! Seja daqui a 100, 1000 ou 10000 anos... actualmente não é possível prever correctamente como será o clima no futuro. Mas bom é que não deverá ser! Há quem aponte para mais húmido e mais tempestuoso, por exemplo. :twisted:
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor gimbras » Quinta Jan 04, 2007 11:46

s1nnless Escreveu:Nepia, o contrário. Corrente de agua quente e teve uma queda brusca de temperatura

Exacto, era isso.

Overclocker Escreveu:Não invertas as coisas.

Referia-me as causas directas/indirectas das presentes alterações climatéricas..

Não inverti, só disse que a poluição tem claramente consequências no estado actual das coisas. Quer isto seja um processo na natural na vida da Terra ou não, a poluição contribuiu claramente para isso.

É claro que o Homem contribuiu para o buraco na camada de ozono e quanto maior esse buraco mais calor entra. Logo...

E mesmo q não tenha contribuído o Homem tem influência em mtos atentados à natureza. Isso não é culpar só o Homem, é ser objectivo e claro.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes