Tem calma que o problema não é da gráfica!
O Far Cry, como jogo de última geração que é, utiliza tecnologia que ainda não está totalmente optimizada. Várias pessoas (sobretudo quem tem ATIs abaixo da 9800XT) queixam-se de vários bugs no jogo, lentidão, solavancos, e alguns devem-se ao algoritmo de Shading.
Por exemplo, na minha MR9600, posso colocar tudo no máximo (embora não o faça para conseguir uns FPS extra) exceepto o "Lighting". Um dos bugs é a incompatibilidade do algoritmo de lighting com as 9600; se for colocado acima de low, causa lentidões inexplicáveis...
Agora a solução: a Crytek anunciou que a
patch 1.2, que vai corrigir, o teu, o meu e o resto dos bugs detectados, sai entre
7 a 14 de Junho. Vai finalmente trazer a compatibilidade desejada com as placas ATI.
Conselho: enquanto esperas pela patch sagrada, experimenta colocar os settigs a "medium" (a tua placa não suporta DirectX9 por hardware, o que torna as coisas ainda mais lentas), e o "lighting" a low. Mais tarde, basta meteres a patch 1.2 e ver se realmente a Crytek se arrependeu da rapidinha com a Nvidia, numa noite de desespero...
Edit: já agora, dá uma olhada pelos forum oficial do Far Cry. Podes ver com mais detalhe o bug da lentidão sempre que aparecem veículos.
Link
http://ubbxforums.ubi.com/6/ubb.x?a=frm ... =170106891