Samsung Desenvolve Bateria Com Autonomia de Um Mês

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Samsung Desenvolve Bateria Com Autonomia de Um Mês

Mensagempor tntnt » Sexta Jan 05, 2007 14:35

Destinada a computadores portáteis, a célula de combustível sobressai pela elevada eficiência energética, garantia de uma autonomia assinalável.

Numa altura em que a discussão em torno de baterias parece resumir-se às questões do sobreaquecimento e riscos de explosão, eis que a Samsung anuncia o desenvolvimento de uma nova unidade, que se destaca no campo da autonomia.

Segundo a empresa, o protótipo de bateria gera uma carga suficiente para sustentar o funcionamento de um computador durante cerca de um mês, desde que a sua utilização não ultrapasse uma média de oito horas diárias, cinco dias por semana.

A unidade, uma célula de combustível, utiliza tecnologia DMFC (Direct Methanol Fuel Cell), uma solução baseada em metanol, que produz a carga eléctrica.
A técnica não é nova, tendo sido desenvolvida em 1939 pelo britânico W. R. Grove. Embora se encontre em avançado estado de desenvolvimento, o sistema não é ainda suficientemente compacto para se tornar viável do ponto de vista comercial.

O protótipo da Samsung destaca-se pela elevada densidade energética, que lhe garante dimensões mais compactas e uma eficiência bastante superior à de unidades anteriores.
A bateria consiste numa estação base que se encaixa num portátil (o sistema foi testado num Toshiba Q35), apresentando por isso formas pouco convencionais.

A Samsung quer lançar a primeira unidade do género até ao final do ano. Até lá, a empresa tenciona reduzir ainda mais o tamanho da célula, procurando garantir ao mesmo tempo uma autonomia suficiente para uma semana de utilização.

A empresa anunciou também o desenvolvimento do primeiro chip de memória DRAM de 1 GB, com tecnologia de 80 nanómetros. Destinado a telemóveis, câmaras digitais e leitores de áudio portáteis, consome menos 30 por cento de energia e começa a ser fabricado no segundo trimestre de 2007.

Fonte: CDRWXP
cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor G@rlink » Sexta Jan 05, 2007 14:49

Boas,

eu já nem peço para um mês... bastava que tivesse autonomia para uma semana (8 horas diárias em 5 dias)... :P

Anyway, pelo menos já é um sinal de que estão no bom caminho...

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Re: Samsung Desenvolve Bateria Com Autonomia de Um Mês

Mensagempor PsicoPete » Sexta Jan 05, 2007 14:52

Embora se encontre em avançado estado de desenvolvimento, o sistema não é ainda suficientemente compacto para se tornar viável do ponto de vista comercial.

E se ainda não está suficientemente reduzido para portáteis porque não utilizar isto para UPS's? Se calhar era boa ideia, não???

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Jan 05, 2007 19:44

A UPS não serve só para aguentar o PC ligado quando não há luz! ;)

Penso que eles já andavam a muito tempo nisso, pelo menos lembro-me de ter visto prai a 1 ano, uma noticia sobre uma bateria a alcool (metanol?) com uma grande duração também, e ficava colada ao portatil e nem era muito grande.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor jotoa » Sexta Jan 05, 2007 20:01

Speed Dragon Escreveu:A UPS não serve só para aguentar o PC ligado quando não há luz! ;)

Penso que eles já andavam a muito tempo nisso, pelo menos lembro-me de ter visto prai a 1 ano, uma noticia sobre uma bateria a alcool (metanol?) com uma grande duração também, e ficava colada ao portatil e nem era muito grande.

Tipo isto?
Imagem
isto em Julho de 2004(fui ao ''Baú dos tesourinhos deprimentes''xD)
cumps :wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Tk2011 » Sexta Jan 05, 2007 20:05

A minha bateria dura-me um mês!!! ..se usar 4-5 minutos por dia, 5 dias por semana :lol:
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante".
Albert Schwweitzer - Nobel da Paz 1952
Tk2011
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 22, 2005 15:08

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Jan 05, 2007 20:26

jotoa, precisamente ;)

Mas a apresentada pela Samsung parece soberba ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor jotoa » Sexta Jan 05, 2007 20:49

Speed Dragon Escreveu:jotoa, precisamente ;)

Mas a apresentada pela Samsung parece soberba ;)

De facto um mês é deveras uma autonomia fantástica. Muito boa para longas, muito longas viagens, acampamentos onde não haja nada à volta, etc.
:wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor lpadua » Sábado Jan 06, 2007 23:23

Tk2011 Escreveu:A minha bateria dura-me um mês!!! ..se usar 4-5 minutos por dia, 5 dias por semana :lol:

Mas isso é exelente!! O meu desligado só dá paí 1 semana 1/2!!! 8O
lpadua
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 30, 2002 1:07

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes