mreis Escreveu:Pelos vistos nao sou só eu que conheço mais ou menos a história!
Bastante pessoal a conhece, não é nenhum segredo.
Moderadores: Administradores, Moderadores

Quanto à não-adesão do Euro por certos países... A adesão na Inglaterra, a meu ver, era de se esperar que fosse tardia e não inicial, basta ver o seu historial nos últimos séculos. Para além do facto que a Inglaterra possuía, na altura da entrada em vigor do Euro, a moeda mais forte da Europa, a mais capaz de rivalizar com o Dólar, ou o Yen, pelo que seria arriscar em demasia uma entrada numa moeda partilhada com outros países economicamente mais fracos.

Edit: Não sei a que critérios olhas quando dizes que a Libra é a moeda mais forte do mundo. É, sim, a moeda mais valiosa, o que não quer dizer que seja a mais forte. Penso que, pela diversificação e uso internacional estabelecido, bem como pela sua estabilidade, o dólar é neste momento a moeda mais forte do mundo, admitindo que o Euro, a prazo, poderá superá-lo, de acordo com os indicadores actuais, superando mesmo o valor da libra.

XMAN Escreveu:se não tivessemos entrado na CEE, este país estaria ainda mais atrasado do que está agora.
talvez os mais novos não tenham noção, mas nos ultimos 20 anos Portugal a nivel de infra-estruturas (estradas, complexos culturais, parques tecnologicos, etc) renovou-se e cresceu muito, infelizmente economicamente o mesmo não aconteceu.

xplanet Escreveu:XMAN Escreveu:se não tivessemos entrado na CEE, este país estaria ainda mais atrasado do que está agora.
talvez os mais novos não tenham noção, mas nos ultimos 20 anos Portugal a nivel de infra-estruturas (estradas, complexos culturais, parques tecnologicos, etc) renovou-se e cresceu muito, infelizmente economicamente o mesmo não aconteceu.
é verdade...mas tamb podiamos ter utilizado de melhor forma o dinheiro k recebemos da UE...
se o Cavaco nao tivesse gasto o dinheiro todo em auto-estradas tlvs tivessemos um melhor nivel de vida e talvez uma economia mais estável...
cumps

tntnt Escreveu:xplanet Escreveu:XMAN Escreveu:se não tivessemos entrado na CEE, este país estaria ainda mais atrasado do que está agora.
é verdade...mas tamb podiamos ter utilizado de melhor forma o dinheiro k recebemos da UE...
se o Cavaco nao tivesse gasto o dinheiro todo em auto-estradas tlvs tivessemos um melhor nivel de vida e talvez uma economia mais estável...
cumps
E se calhar demoravas o quadruplo do trempo a chegar de A a B... pelas estradas secundárias, ou mesmo de terra batida...

xplanet Escreveu: se o Cavaco nao tivesse gasto o dinheiro todo em auto-estradas tlvs tivessemos um melhor nivel de vida e talvez uma economia mais estável...
cumps

Isso era perguntar à "Irlanda" que apostou na formação e nao no betão e hoje é o que é, mas acho que o nosso problema nem é esse!
Acho que o problema de Portugal não é apenas da boa ou má aplicação dos fundos, mas acima de tudo o problema está na mentalidade!
Desconfio que se a aposta tivesse sido na formação, hoje estariamos a lamentar o facto de aposta nao ter sido nas infra-estruturas!
Que com a formação apenas alguns tinham enriquecido e q tudo estava na mesma bla bla!
No fundo é uma questão de equilibrio, mas o lobby da construção é muito grande em Portugal, vejam o caso da OTA e dos estádios para o Euro 2004.
Vá lá temos a Roménia e a Bulgária, ja nao somos os piores e daqui a uns anos quando estes tb nos passarem à frente a Ucrania, Croácia, Macedonia e outros que tais entram para a UE.
Infelizmente se nao fizermos nada para inverter o que se passa, mesmo que isso custe a alguns sectores da nossa sociedade, vamos ser eternamente os tristes da familia europeia!

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes