XP nao arranca... HELP!

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

XP nao arranca... HELP!

Mensagempor rian30 » Terça Jan 09, 2007 13:07

Estou com um problema com o meu PC que é o seguinte: Estava tudo a funcionar perfeitamente ate que o outro dia quando liguei o PC arrancou e apareceu o Boot menu com as opcoes de safe mode, safe mode with networking, etc... Escolhi a opçao iniciar o windows normalmente e aparece o ecrã preto com o windows Xp a iniciar com a barrinha azul durante alguns segundos... De repente o ecra fica preto e nao faz mais nada... so da um erro q nao da tempo pra ver e reinicia. Ja tentei arrancar com uma diskete de arranque, ja tentei o recovery console do Cd do windows e quando faço chkdsk c: diz que o disco tem um ou mais erros irrecuperaveis... Tento instalar de novo o XP mas nao consigo pois nao detecta os discos... (Tenho dois discos matrox de 160gb um deles sem sistema operativo)... Ja tentei nos dois discos mas nada... Contudo consegui um programa na internet que me permite ler os ficheiros q estao na partiçao NTFS mas nao consigo mais nada... Queria pelo menos recuperar os dados q la tenho. Agradecia que alguem me pudesse ajudar.
rian30
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 04, 2007 1:06

Mensagempor SkyWalker » Terça Jan 09, 2007 14:50

Já correste o chkdsk /f c: e d:?
A unica coisa que me está a atrapalhar é não estar a detectar os discos na instalação do Windows... Não serão necessários drivers para os controladores?
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor Todo_Trocado » Terça Jan 09, 2007 15:35

Tenta com a ferramenta de diagnostico da maxtor ver se tens os discos em bom estado.

PowerMax 4.23

Se tiverem bons, vê se tens as memorias em bom estado. Tens k testar 1 de cada vez, ou seja, se tiveres 2 modulos de memoria, tiras um e testas o outro k fica.

Googla por memtest
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor rian30 » Quinta Jan 11, 2007 0:30

Ja tentei de tudo... Chkdsk com todas as opçoes... diz q tem erros irrecuperaveis... Não detecta os discos mas com programas de leitura de NTFS (EX. Active NTFS Reader, e alguns que estão no ULTIMATE BOOT CD)consigo ver la toda a informação que la tenho so nao sei como fazer para copiala... Tambem ja tentei o POWERMAX para testar os discos mas não funciona, pois quando inicia o teste o sistema fica bloqueado...
rian30
Novato
Novato

Mensagempor Todo_Trocado » Quinta Jan 11, 2007 1:03

Qual é o modelo exacto do HD k tens?

Quantas partiçoes tens em ambos os discos? Qual é o k keres recuperar, o k tem SO ou o k nao tem?

Tens uma opçao k é:

arranjas maneira de arrancar o sistema para uma linha de comandos do DOS (a partir duma diskette de arranque p ex) e escreves:

fdisk /mbr pra fazeres uma limpeza/restaurar o master boot record. Pode ser k dê.

Tenta instalar uma distribuiçao linux e depois salva os ficheiros no disco em k pretendes fazer o backup, limpa o k tens problemas e instala o XP
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor rian30 » Segunda Jan 15, 2007 17:36

Os discos sao MATROX 6L160 de 160 Gb com apenas uma particao em cada um... Ja tentei o fdisk mas nada... Instalei o SUSE Linux Entreprise 10 no disco vazio e funciona bem so que continua a nao reconhecer o disco do que tem o XP e os meus dados...
rian30
Novato
Novato

Re: XP nao arranca... HELP!

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 17, 2007 12:58

rian30 Escreveu:...Tento instalar de novo o XP mas nao consigo pois nao detecta os discos... (Tenho dois discos matrox de 160gb um deles sem sistema operativo)...
Quando começas a instalação do sistema operativo, pressionaste a tecla [F6] ?

PS: Suporte limitado de controlador OEM disponível através da tecla F6 durante a configuração do Windows XP e do Windows Server 2003 @ microsoft.com
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor rian30 » Quarta Jan 17, 2007 13:03

Vou experimentar e depois digo qualquer coisa...
rian30
Novato
Novato

tudo na mesma

Mensagempor rian30 » Sexta Jan 19, 2007 0:35

Ja tentei e nada... Não entendo pq é q nao consigo instalar o XP em nehum dos discos... Instalei o suse linux enterprise 10 no 2º disco... Aparece la no desktop do Linux mas diz q nao consegue "montar" o disco... Alguem conhece algum prog q permita ler as part NTFS e copiar ficheiros delas?
rian30
Novato
Novato

Mensagempor layer » Sexta Jan 19, 2007 0:51

é mais simples arrancares um linux live cd que já traz essas tretas todas
99% RoHS
Corsair HX520W
Intel 6550
Sapphire HD3850
2x2GB DDR2 800
Seagate 250GB SP
WD 500GB
Lite-ON 20X
layer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 08, 2003 1:37

Mensagempor alr_tech » Sexta Jan 19, 2007 13:22

boas

o teu disco deve estar mesmo com problemas...

mas um disco não começa assim a dar problemas de um momento para outro...
verifica a fonte também.... os contacto dos molex... etc...

se já instalaste o suse, cria uma partição nova no 2ª disco com Fat 32, monta. se por acaso conseguires montar a partição no disco com problemas, optimo..
senão, usa um cd live para arrancar com linux, se conseguires montar o disco avariado mesmo em modo leitura copia para a tua partição fat32 os ficheiros que conseguires...

depois, tenta fazer uma recuperação, mesmo destrutiva do disco 1
embora se diga de passagem que se aparecem msg a dizer que o disco não tem sectores livre para poder recuperar, o melhor é esquecer o dito...

ps: o windows geralmente só gosta de se instalar em partições primárias, e geralmente na 1ª do 1º disco. isso tem a ver com a maneira como os discos são iniciados. podes também tentar enganá-lo definido na bios que o disco de arranque é o 2º.

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes