por incorporeo » Domingo Jan 28, 2007 15:02
Olá pessoal!
Tenho andado a acompanhar esta interessante discussão, pois subscrevo o serviço ONIDUO 512Kbps já há quase 2 anos.
Talvez seja relevante referir que resido em Porto de Mós, vila e sede deste pequeno e montanhoso concelho, onde poucos são os que têm serviço ONI.
Mais: Estou a 20 metros da central da PT.
Estava satisfeitíssimo com o serviço ONI até Dezembro de 2006, pois conseguia com o Emule, só nos períodos "Free" fazer um tráfego mensal médio de 30GB por mês, a velocidades quase sempre máximas, dentro das limitações dos 512Kbps.
Bem: A história desde essa altura passou a ter uma faceta de filme negro! Inesperadamente, fiquei sem acesso à NET. (Tenho router, configurado após o ter comprado, com o protocolo PPPOE, conforme as instruções da ONI. Desde então deixei o router em paz a fazer o seu trabalhinho.)
Contactei os serviços técnicos da ONI (os quais, convenhamos, devem para lá ter meia dúzia de "anjinhos"). Vá lá que foram diligentes a resolver o problema (agora pergunto-me porquê!), pois três dias depois contacta-me um técnico da PT a solicitar uns testes entre a central e o meu router. Resultado: "Não é PPPOE! é PPPOA o protocolo!". Como assim? Sempre usei o protocolo PPPOE na configuração do router e agora é problema do protocolo? Bem! lá configurei o router para PPPOA, mas, meus caros, a mulazinha, coitada, agora não passa de 3KB/s, nos dias melhores, quando, nos idos de 2006 chegava a bater recordes de 50KB/s.
Juntei 2+2: A ONI está em processo de reconversão e foi comprada por uma empresa norte-americana, se não me engano. Pelos vistos, agora vale tudo para baixar as taxas de transferência, por via P2P. Os Downloads que fiz e que bateram o record dos 3,5KB/s, ultimamente, eram de proveniência nacional. Ou seja, ficheiros com elevada probabilidade de serem importados de fora de Portugal, estão a velocidades miseráveis (raras vezes chegam a 1MBit/seg).
Ou seja, estou seriamente a pensar mandar para as urtigas esta ONI, que não é a que estava habituado.
Sem querer mudar de tópico, já alguém ouviu falar da CLARANET.PT ? Pelo que me pude aperceber descende em 2.ª geração da saudosa Esoterica, que tb usei e que até funcionava bem!
Cumprimentos a todos!