Portugal: 20 anos na UE

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor cla_pereira » Quinta Jan 11, 2007 11:54

TheykilledKenny Escreveu:E as auto-estradas são um pilar para o crescimento económico... sem uma rede de transportes decente não há indústria para ninguém. Basta ver o exemplo da revolução industrial que arrastou com ela uma revolução dos transportes e comunicações...

Não confundir auto-estradas com transportes que desenvolvem a industria!
Queres comparar a industria que tinhamos com poucos auto-estradas com o que temos agora?! Assustavas-te!
Se me disseres que deveria aumentar/melhorar a rede de transportes de mercadorias por via ferrea e fluvial em vez de os camiões estaram a entupir as estrada aí concordaria contigo.
Por exemplo, em Munique(Alemanha) que é um grande centro industrial da Europa, tem uma rede fluvial impressionante, o rio está sempre cheio de barcos carregados de mercadoria! O que nós vemos em Lisboa? O rio Tejo praticamente vazio!
AMD Athlon 64 X2 3800+ AM2 Dual Core
Asus M2N-E NVIDIA nForce570 Ultra
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 04, 2006 14:28

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 12:49

Por exemplo, em Munique(Alemanha) que é um grande centro industrial da Europa, tem uma rede fluvial impressionante, o rio está sempre cheio de barcos carregados de mercadoria! O que nós vemos em Lisboa? O rio Tejo praticamente vazio!

Os rios deles não serão mais navegavéis que os nossos ? :roll:

Via ferrea concordo contigo, agora fluvial nem por isso.

Um pais, como a Suiça, do nada, conseguiu, graças ao investimento na educação prosperar...

E graças também aos bancos, que ainda são a espinha dorsal da Suiça. Não foi bem do nada que chegou aonde chegou...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Overclocker » Quinta Jan 11, 2007 13:26

E graças também aos bancos, que ainda são a espinha dorsal da Suiça. Não foi bem do nada que chegou aonde chegou...

e a 100 anos atrás, tinham o ensino mais desenvolvido, do que nós actualmente. :wink:

a partir dai....
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 13:44

Overclocker Escreveu:

e a 100 anos atrás, tinham o ensino mais desenvolvido, do que nós actualmente. :wink:

a partir dai....

E um governo estável para o caso. Há 100 anos atrás nós estavamos na 1.ª República. Em que era tudo uma cambada de imbecis armados em reformadores. Que no fim do dia apenas criaram caos.

O que eu quero dizer, mais uma vez, é que precisavamos de estradas. Já estavam planeados antes do 25 de Abril.
Se houve exageros ou má construção aqui e ali, em alguns casos concordo em outros não. Como disse atrás irritam-me mais construções como a Expo, a Casa da Música, o estádio do Algarve, e agora o TGV e a OTA.
Quanto ao ensino eu acho é que o sistema é simplesmente inadequado, não o encaro como o problema que se resolva apenas atirando dinheiro para ele.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor gimbras » Quinta Jan 11, 2007 14:06

Estou em desacordo com aqueles que dizem que tinha sido preferível ter apostado na educação do que nas auto-estradas.

Basta serem clientes habituais e de longa data das mesmas para verem aquilo que se demora hoje em comparação com o que se demorava no passado.

E é super-importante para evitar que o interior fique irrediavelmente isolado (mais do que ainda está).

E mesmo que isso não tivesse valor nenhum lembrem-se que mesmo injectando $$$ na educação provavelmente estariámos na mesma. Tem tudo a ver com a mentalidade dos povos. Devemos ser dos países com maior taxa de analfebetismo. E isso não se muda do pé para a mão.
Provavelmente se fossemos outro país com outra mentalidade teríamos feito mto melhor em ter apostado na educação.

Obviamente que dps de apostar nas infraestruturas temos de apostar, aliás apostar ao mesmo tempo na educação, melhorando o processo de ensinamento e educando a população mudando maneiras de pensar. De forma a que a aposta na educação compense. Senão não vale a pena.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor XMAN » Quinta Jan 11, 2007 15:28

Discordo que a expo (agora parque das nações) tenha sido mau investimento.
Foi um projecto muito dispendioso, mas teve retorno a varios niveis:

- publicidade a Portugal (efectiva, como nunca antes existira) como País e consequentemente às suas marcas (Algarve, vinho do porto, etc ).

- receitas diretas provenientes de todos os estrangeiros que visitaram a expo (hotelaria, restauração, transportes, comércio em geral)

- receitas provenientes de estrangeiros que voltaram ou voltarão, ou que virão pela 1ª vez a Portugal, como consequencia da Expo.

- requalificação e extremo desenvolvimento de uma zona de Lisboa altamente degradada, tanto a nivel urbanistico, como a nivel empresarial.

- complexos que foram feitos e continuam a ser aproveitados (pavilhão multiusos, pavilhão de Portugal, oceanário, etc)
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor cla_pereira » Quinta Jan 11, 2007 17:31

Azarael Escreveu:
cla_pereira Escreveu:Por exemplo, em Munique(Alemanha) que é um grande centro industrial da Europa, tem uma rede fluvial impressionante, o rio está sempre cheio de barcos carregados de mercadoria! O que nós vemos em Lisboa? O rio Tejo praticamente vazio!

Em termos de % não sei, mas que nós temos rios navegáveis e não os aproveitamos, isso é verdade...Basta veres em Lisboa, os barcos que atracam(conta-se pelos dedos de 1 mão) e no Porto, o Douro é um rio com bastante caudal. A quantidade de mercadoria que um barco transporta é incomparávelmente superior ao que um camião transporta.
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 19:00

XMAN Escreveu:Discordo que a expo (agora parque das nações) tenha sido mau investimento.
Foi um projecto muito dispendioso, mas teve retorno a varios niveis:

- publicidade a Portugal (efectiva, como nunca antes existira) como País e consequentemente às suas marcas (Algarve, vinho do porto, etc ).

- receitas diretas provenientes de todos os estrangeiros que visitaram a expo (hotelaria, restauração, transportes, comércio em geral)

- receitas provenientes de estrangeiros que voltaram ou voltarão, ou que virão pela 1ª vez a Portugal, como consequencia da Expo.

- requalificação e extremo desenvolvimento de uma zona de Lisboa altamente degradada, tanto a nivel urbanistico, como a nivel empresarial.

- complexos que foram feitos e continuam a ser aproveitados (pavilhão multiusos, pavilhão de Portugal, oceanário, etc)

A nível de turismo o Euro aposto que deu melhor proveito. E de qualquer maneira posso estar errado, mas não me acredito que tenha aumentado significativamente o turismo a Lisboa.
E há formas mais eficazes de dar a conhecer e de publicitar produtos portugueses.
Não sou de Lisboa, mas diga me quêm vive lá, na zona Expo é aonde vêem mais turistas no Verão?
A nível de algumas infraestruturas e da requalificação não nego os beneficios, mas acho que devíamos nos ter cingido só a isso. Demasiada coisa ali cheirou-me a tacho dos grandes...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 19:09

cla_pereira Escreveu:
Azarael Escreveu:
cla_pereira Escreveu:Por exemplo, em Munique(Alemanha) que é um grande centro industrial da Europa, tem uma rede fluvial impressionante, o rio está sempre cheio de barcos carregados de mercadoria! O que nós vemos em Lisboa? O rio Tejo praticamente vazio!

Em termos de % não sei, mas que nós temos rios navegáveis e não os aproveitamos, isso é verdade...Basta veres em Lisboa, os barcos que atracam(conta-se pelos dedos de 1 mão) e no Porto, o Douro é um rio com bastante caudal. A quantidade de mercadoria que um barco transporta é incomparávelmente superior ao que um camião transporta.

Provavelmente em relação aos outros transportes não vale a pena o investimento. É que ainda tens que pensar que usavas o Tejo, por exemplo, para ir de onde a onde, sem prolemas? As realidades são diferentes.
Se tivessemos com um volume de transporte de mercadorias bastante elevado se calhar seria diferente, mas não é o caso :roll: .
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor cla_pereira » Quinta Jan 11, 2007 21:28

Azarael Escreveu:
cla_pereira Escreveu:
Azarael Escreveu:

Provavelmente em relação aos outros transportes não vale a pena o investimento. É que ainda tens que pensar que usavas o Tejo, por exemplo, para ir de onde a onde, sem prolemas? As realidades são diferentes.
Se tivessemos com um volume de transporte de mercadorias bastante elevado se calhar seria diferente, mas não é o caso :roll: .

O Tejo é navegável em muito locais, o mais óbvio é na foz onde nem assim é utilizado(ou pouco é). Se a nivel ferroviário houvesse maior transporte de mercadorias já era um bom avanço, mas não nos esqueçamos que grande parte da industria naval foi arrasada...
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 11, 2007 21:52

cla_pereira Escreveu:
O Tejo é navegável em muito locais, o mais óbvio é na foz onde nem assim é utilizado(ou pouco é). Se a nivel ferroviário houvesse maior transporte de mercadorias já era um bom avanço, mas não nos esqueçamos que grande parte da industria naval foi arrasada...

Volto, de aonde até aonde é que queres que exista um transporte fluvial no Tejo?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor pagc » Quinta Jan 11, 2007 23:16

Neste link encontram um estudo sobre a navegabilidade do Tejo
http://www.ccdr-lvt.pt/files/1068.pdf

Um pequeno resumo:

Existem planos para a nevegabilidade do Tejo numa extensão de 240km a partir de Lisboa. Teriam de ser construidas 3 barragens em Muge, Santarém e Almourol e dotar de eclusas anexas as restantes já existentes (Belver, Fratel, Cedillo, Alcantara, Torrejon, Valdecannas e Azutan).
Actualmente esta opção foi muito condicionada pela ponte em Muge que com uma distância entre pilares muita curta reduz fortemente a capacidade de navegação. Também a nova ponte em construção sobre o Tejo que liga Benavente ao Carregado na auto-estrada A10, tem cerca de menos 2 metros de pé direito que a próxima ponte Marechal Carmona em Vila Franca construída em meados do século XX.
Uma barcaça de 4400tn corresponde a 110 camiões de 40tn (TIR)

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor gimbras » Sexta Jan 12, 2007 1:12

Opá, podemos não ver muitos turistas no Verão na zona da Expo, mas pelo menos vemos mto mais lisboetas onde antes era impossível vê-los.

A zona antes da Expo'98 era uma zona de fábricas abandonadas ou degradadas, cheias de ratos e porcarias tais que era um perigo ecológico.

Se por lá passarem hoje, como de vez em quando passo, vêem o crescimento brutal que regista diariamente. Novos prédios, novas ruas, novas lojas, uma nova cidade.

A meu ver para a zona foi excelente a Expo, mas eu preferia que se mantivesse como após a Expo. Que se aproveitassem as infra-estruturas mas que não aparecessem tantos novos prédios. É que assim começa a dar cabo da beleza natural que foi recuperada. (Bem pelo menos não se vê tão bem com tanta novidade por ali).

A Zona Expo tem jardins imensos, e mto bonitos. Todos os dias se vê pessoas a passear por lá e a praticar desporto.

Acredito que mtos dos visitantes serão mesmo turistas.

Quando à navegabilidade dos nossos rios, acho que se houvesse um rio navegável entre Porto, Lisboa e Algarve é que dava jeito. Assim como o Tejo nasceu não dá grande usabilidade nesse sentido.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor cla_pereira » Sexta Jan 12, 2007 9:27

Azarael Escreveu:
cla_pereira Escreveu:

Volto, de aonde até aonde é que queres que exista um transporte fluvial no Tejo?

Lisboa e Porto são as maiores cidades, com rios navegáveis(pelo menos até ao mar) e os portos praticamente não são utilizados. Quanto a transporte interno, um troço que seria importante ser navegável seria entre Lisboa e Santarém http://www.dinheirodigital.com/news.asp ... ews=242534
Só de referir que, poderiamos ter rios navegáveis até à fronteira(Tejo, Douro e Guadiana) mas neste momento não é possivel porque não há qualquer tipo de transvaso entre rios.
Asus EAX 1300 Pro/TD
2X DDR2 512MB 533Mhz
Seagate 80 GB SATA2
cla_pereira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Sexta Jan 12, 2007 14:27

gimbras Escreveu:Opá, podemos não ver muitos turistas no Verão na zona da Expo, mas pelo menos vemos mto mais lisboetas onde antes era impossível vê-los.(...)

Azarael Escreveu:A nível de algumas infraestruturas e da requalificação não nego os beneficios, mas acho que devíamos nos ter cingido só a isso.

Só acho que a obra foi "magnelomaníaca" (aí o meu português :lol: ) e desperdiciosa.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes