Ajuda para partições de disco...

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda para partições de disco...

Mensagempor Rallyus » Sábado Jan 13, 2007 13:46

Se me puderem dar aqui uma ajuda a planear partições, agradecia imenso :D

Então é assim:

Pretendo instalar o Kubuntu 6.10 Edgy Eft no portátil, o portátil é um HP dv9082eu, tem 2 discos de 80 GB cada.

No primeiro disco existem de fábrica 3 partições, uma para o windows, outra para recuperação do sistema (8GB, que eu vou eliminar, pois já fiz os DVD's de recuperação) e a terceira de 2 GB para o Quickplay que não pretendo mexer.

O segundo disco está completamente vazio.

Eu pretendo fazer uma instalação com dual boot Windows/Kubuntu, mas como quero deixar os vicios da Micro$oft pretendo redimensionar a partição de Windows para o minimo indispensável.

Pretendo também defenir partições para o Kubuntu de maneira a que todos os meus ficheiros e settings fiquem intactos mesmo com uma fresh install. Até porque pelo que sei às vezes os updates para novas versões correm mal.

Ora, dêm lá opiniões com o que faço com os 160 gigas de disco que tenho!
Rallyus
Novato
Novato

Registado: Quinta Out 19, 2006 17:05

Mensagempor joaozx » Sábado Jan 13, 2007 20:44

Boas,
Podes sempre instalar o linux no disco vazio( uma partiçao de 3 GB chega, no entanto 10GB é mais seguro e mais comodo).
Eu pessoalmente criaria num disco 10GB pa windows (ou menos já que é para ter apenas o essencial, é contigo) e 10GB pa linux.
E o resto ficaria numa partiçao fat32 de forma a ser conhecida pelos 2 sistemas operativos ( no teu caso seriam 2 partiçoes- uma com o espaço livre no disco com os sistemas e outra com o disco livre).
É assim que eu tenho um disco de 80GB.
QQ coisa dispoem!! :wink:
Abraço.
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes