O software de virtualização Virtualbox acabou de ser lançado ao domínio público (GPL'ed)! Temos aí mais uma pérola do software opensource que vai dar que falar...
http://www.virtualbox.org/
Temos aqui um concorrente seriíssimo ao VMWare, no meu caso com uma performance avassaladora, que deixa o VMWare aos papéis. Tanto assim é que o VMWare comigo foi mesmo de maca, substituído por este excelente Virtualbox.
Os princípios e fundamentos são exactamente os mesmos, com uma pequena diferença: licenciamento gratuito e de código aberto!
Só para terem uma ideia, num benchmark que representa o que representa, Super PI, em que o meu portátil nativamente em Windows tinha resultados à volta dos 38 segundos no teste de 1M, tenho resultados de 40 segundos no Virtualbox... Em VMWare é impraticável sequer a comparação, muitíssimo mais lento, especialmente à medida que vamos utilizando o sistema.
Além disso, a partilha de ficheiros entre host e guest é muito facilitada, bastando seleccionar uma pasta de partilha e adicionar ao guest em Virtualbox, através da linha de comandos.