Como silenciar o meu pc? Cooling passivo? Activo?

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como silenciar o meu pc? Cooling passivo? Activo?

Mensagempor jmlramos » Segunda Jan 22, 2007 20:50

Olá a todos.

Gostava de alterar o arrefecimento do meu pc, de modo a tornar este muito mais silencioso.

Sou pouco entendido em modding, mas sei montar e desmontar hardware, pelo que instalações de média dificuldade não serão grande problema.

Possuo o seguinte setup:
- Athlon 64 3000+
- Motherboard ASUS K8N-E-Deluxe (socket 754)
- 512mb RAM Kingston PC3200
- Placa gráfica ATI baratucha, cuja referência não me recordo, mas que tem arrefecimento passivo
- Disco SATA 200 gig
- Disco IDE 80 gig
- Leitor/gravador DVD
- Soundblaster Live
- Fonte alimentação 520watts que já vinha com a caixa (que é uma caixa barata, cerca de 30-40 euros)

Possuo um orçamento bastante limitado. Penso que neste momento a ventoinha que está a fazer mais barulho é a do CPU.

Ouvi falar em arrefecimento passivo para CPU, sem utilização de ventoinhas, e pareceu-me interessante.

Se estivessem no meu caso, o que fariam, gastando a menor quantidade de dinheiro possível, para silenciar o "animal"?

Obrigado pela ajuda!
jmlramos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 1:39

Mensagempor CR9 » Segunda Jan 22, 2007 20:58

Cooler passivo no cpu? Derretias isso em 3 tempos. :lol:

Se a fonte do barulho é o cooler do cpu so tens que comprar outro novo, suponho que tenhas o stock cooler. O Thermaltake Big Typhoon é dos mais silenciosos do mercado e não é caro. :wink:
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor Posturas » Segunda Jan 22, 2007 21:01

Eu pensava primerio em mudar de caixa e fonte...

Só depois pensava no cooler do cpu (onde o cooling passivo poderia ser uma boa opção, embora uma fan silenciosa não acrescente muito ruído).
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Azarael » Segunda Jan 22, 2007 21:08

CR9 Escreveu:Cooler passivo no cpu? Derretias isso em 3 tempos. :lol:

:roll:

Não é bem assim. Se a caixa tiver um bom airflow um cooler passivo com qualidade faz bem o trabalho. Claro que OC é para esquecer, mas isso já são outras considerações.
Eu aconselhava-te a comprar por exemplo, o Scythe Ninja Rev. B. Têm um bom registo de funcionamento passivo. Instala-o sem a fan, e vê as temperaturas. Se estiverem dentro dos limites deixa estar assim, senão encaixa a fan.

Posturas Escreveu:Eu pensava primerio em mudar de caixa e fonte...

Só depois pensava no cooler do cpu (onde o cooling passivo poderia ser uma boa opção, embora uma fan silenciosa não acrescente muito ruído).

X2.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor pedromiguelcp » Segunda Jan 22, 2007 21:26

Podes colocar um ninja e ver as temp... Penso que ñ vais ter grandes problemas.
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb
Powered by: Corsair TX750
pedromiguelcp
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Set 09, 2005 13:35

Mensagempor skyruner » Segunda Jan 22, 2007 21:34

Posturas Escreveu:Eu pensava primerio em mudar de caixa e fonte...

100% de acordo!
Arranjas caixas porreiras e baratas que em conjunto com uma LC-Power ficam um mimo!
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor jmlramos » Segunda Jan 22, 2007 22:34

Essa Scythe parece muito interessante! Se eu conseguisse boas temperaturas em fanless mode teria 0db de ruido. :)

Falaram em caixas baratas e fontes silenciosas. O que recomendas, dentro do barato?
jmlramos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 29, 2005 1:39

Mensagempor skyruner » Terça Jan 23, 2007 14:34

Quanto a fonte podes optar por uma LC Power 550W Silent Giant 140mm Green Power - 43,50€

Já a caixa vai depender do que achares barato!
Quanto queres gastar?
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jan 23, 2007 14:39

Mas alguem acha as LC Power silenciosas ? devo ser eu que sou muito sensivel , mas acho-as tao barulhentas como qualquer outra ...

Esse Scythe é uma boa opçao e aguenta-se bem sem Fan , para a fonte escolhia uma Antec Phantom ...

Por acaso tenho o meu PC de casa a fazer 0 Db's só se ouvem os discos , mas em idle faz 0 .
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor mutley » Terça Jan 23, 2007 14:48

tenho dois pcs no escritório, um Pentium IV antigo com uma fonte OEM e um X2 4400 com uma LCPower...

O X2 mal se nota, o outro é barulhento... Mas quando se desliga o Pentium, aí é que se percebe o barulho que aquilo estava a fazer...

Por isso Lcpower é bem silenciosa para fotes de 40 e tal euros... imbativeis...
mutley
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 26, 2005 12:04

Mensagempor Posturas » Terça Jan 23, 2007 15:01

O problema é o preço da Phantom...

É claro que se ele tiver disponível para gastar uns 250€-300€ pode comprar uma caixa P180 + PSU corsair / seasonic / phanton + cooler ninja e fica com um pc bem silencioso. Bem talvez se possa cortar na caixa, a antec SLK3000B faz bem o trabalho e sempre são só 50€.

Cumps.

PS: Já agora o único modo de um PC fazer 0 dB(A) é não ter partes mecânicas e o circuito electrico não ter aquele ruído electrico. Tudo o que se houve está sempre acima de 0 db(A) e geralmente acima de 10db(A). Um disco rígido em idle faz tipicamente 25 db(A) a 1 metro de distância.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Azarael » Terça Jan 23, 2007 16:44

Fresh_fruit Escreveu:Mas alguem acha as LC Power silenciosas ? devo ser eu que sou muito sensivel , mas acho-as tao barulhentas como qualquer outra

Não estás sozinho, apesar de as achar não tão barulhentas como a maioria, especialmente as OEM. Provavemente é devido a elas (as OEM) que muita gente descreve as LCPower como "silenciosas".

Como o posturas disse, depende de quanto se quer gastar.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jan 23, 2007 17:08

Azarael Escreveu:
Fresh_fruit Escreveu:Mas alguem acha as LC Power silenciosas ? devo ser eu que sou muito sensivel , mas acho-as tao barulhentas como qualquer outra

Não estás sozinho, apesar de as achar não tão barulhentas como a maioria, especialmente as OEM. Provavemente é devido a elas (as OEM) que muita gente descreve as LCPower como "silenciosas".

Como o posturas disse, depende de quanto se quer gastar.

Exactamente, sem duvida que até 45€ dificilmente se arranja melhor ou mais silencioso ... mas ninguem compre uma LC Power pelo factor : Silencio ... pois nao é o forte , pode ter boa fiabilidade, eficiencia e valores ... mas nao é de longe uma fonte dita : Silenciosa.

Infelizmente essa tecnologia de silencio paga-se bem cara , dei quase 200€ pela minha fonte e logo eu que nao sou nada adepto das fontes XPTO ... Mas tb já dei quase o dobro por uma outro que faz um cagaçal enorme :) mas de 1000w
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor skyruner » Terça Jan 23, 2007 17:10

Azarael Escreveu:

De facto não são assim tão silenciosas quanto isso (pronto são fontes de 40€), mas com a versão Green melhoraram!

Fazem bem o seu serviço, têm uma boa amperagem, são baratas e relativamente silênciosas...
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor PauloJorge » Terça Jan 23, 2007 19:32

Boas, quanto a fonte não te posso ajudar pois não pesco nada disso também (antes mais vale estar calado do que disser asneiras :oops: ), quanto a refrigeração para o cpu podes usar este "Arctic Cooling Freezer 64 Pro", a respeito das fans se tiveres espaço na tua caixa coloca sempre fans de 120, as revoltec air guard tem boa relação qualidade/preço para mim , depois sempre podes comprar um controlador de ventoinhas, eu utilizo este "SuperFlower Fan Master SF-609", mas tens mais opções , depois e só regular as fans o teu gosto sonoro , tenta arrumar também o máximo os cabos da tua caixa.
Obs: se gostares de modding e sempre uma boa altura para meter mãos a obra e pores a tua caixa bonita.
PauloJorge
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 25, 2006 0:41

Próximo

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes