Linux numa Pen USB

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux numa Pen USB

Mensagempor Speed Dragon » Terça Jan 23, 2007 20:16

Preciso de utilizar Linux numa Pen USB, mas as versões que testei são versões baseadas de distros Live CD o que faz que quando desligo o computador tudo o que tinha feito vai ao ar.

O que queria era uma distro que em funciona-se +/- como tivese instalada no computador.

Tirando o DSL e sabendo que a Pen é de 256MB o que me aconselham ? O tempo de vida da Pen USB é reduzido drasticamente por usar deste modo ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Azarael » Terça Jan 23, 2007 20:37

Em relação ao SO não te posso ajudar, só me vêm à cabeça o DSL. Quanto ao tempo de vida, sim, se tiver uma utilização da escrita muito elevada reduz bastante o tempo de vida.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Posturas » Terça Jan 23, 2007 21:49

Não sei exactamente o que é que pretendes guardar, mas se for só documentos podes criar uma partição fat no disco para guardar os dados, ou utilizares outra pen.

Agora se isto não te chega e/ou não queres carregar tudo para um RAMdisk, então posso-te dizer, que desde que tenhas espaço podes instalar qualquer distro numa pen (quanto muito será necessário algumas afinações...). Como calculo que estejas um pouco limitado de espaço na pen, vê estas distros:
http://www.damnsmalllinux.org/
http://slax.linux-live.org/
http://www.puppyos.com/

Cumps.
Editado pela última vez por Posturas em Terça Jan 23, 2007 21:52, num total de 1 vez.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Onyros » Terça Jan 23, 2007 21:50

PuppyLinux!

Apesar do nome e do aspecto do site, não desistas antes de experimentar, a distro é excelente para usar numa pen USB.

Corre totalmente na RAM (desde que tenhas mais de 128MB de RAM), e está optimizada para uso em pen porque só grava no suporte físico de 30 em 30 minutos (para prolongar o tempo de vida útil da mesma) ou quando desligas.

Damn Small Linux era uma boa opção, também, mas como mencionaste que não podia ser... ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor BUGabundo » Terça Jan 23, 2007 22:54

podes sempre usar o ubuntu live cd e o kurumim. ambos podem ser costumizados para guardem a home numa pen
--
BUGabundo :o)
(``-_-´´)
http://BrinKadeiraS.BUGabundo.net
BUGabundo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Nov 02, 2006 17:52

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jan 24, 2007 22:57

Já tinha dito em cima de DSL e sistemas Live CD não era o que eu procurava, ler o post é sempre bom!

Quanto ao Puppy, acho que é mesmo isso que eu queria, mas não consigo instalar numa Pen ... Alguem me ajuda ?
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor BUGabundo » Quinta Jan 25, 2007 9:53

Speed Dragon Escreveu:Já tinha dito em cima de DSL e sistemas Live CD não era o que eu procurava, ler o post é sempre bom!

Quanto ao Puppy, acho que é mesmo isso que eu queria, mas não consigo instalar numa Pen ... Alguem me ajuda ?

se TU tb tivesses lido o meu post, terias percebido q com o kurumin podes salvar a tua home numa pen, mm usando um Live CD
--
(``-_-´´)
BUGabundo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Onyros » Quinta Jan 25, 2007 11:21

BUGabundo Escreveu:
Speed Dragon Escreveu:Já tinha dito em cima de DSL e sistemas Live CD não era o que eu procurava, ler o post é sempre bom!

se TU tb tivesses lido o meu post, terias percebido q com o kurumin podes salvar a tua home numa pen, mm usando um Live CD
E se TU tivesses lido o que ele pediu, sabias que ele não queria só colocar a home na pen, mas sim o sistema operativo todo a arrancar da pen. Be cool e não refila que o senhor é moderador e tudo, não é parvo nenhum a mandar postas de pescada.

BTW, Kurumin sucks ass. Se queres boas distros brasucas, experimenta DreamLinux, isso sim.

----

Speed, não consegues usar os scripts de instalação de Puppy? Eu já faço um boot em Puppy, até porque das vezes que experimentei instalar para pen correu-me sempre às mil marabilhas ;)

----
EDIT:
Aí estão elas, frescas e boas!

Imagem

Depois seleccionas a opção desejada (no teu caso USB Flash Drive) e a partir daí é só seguir as instruções.

Imagem

Há duas coisas a ter em consideração: podes manter uma partição em fat32 para ser lida tanto em Windows como em Linux, a outra partição é criada para Puppy em ext3 (penso que ocupa 128MB). Resumindo, ficas com 2 partições na pen: uma ext3 onde está o Puppy instalado, e outra FAT32 onde fica o ficheiro de dados.

No caso de uma pen de 256MB não compensa, porque depois do ficheiro de dados (que é um ficheiro criado pelo Puppy e que só é acedido por ele, porque simula um sistema de ficheiros ext3), ficas com pouco espaço para outros dados, se é que ficas com algum espaço.

Por isso, aconselho a formatares a pen em ext3 e dedicares os 256MB da pen a Puppy ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor BUGabundo » Quinta Jan 25, 2007 12:03

Onyros Escreveu:
BUGabundo Escreveu:

E se TU tivesses lido o que ele pediu, sabias que ele não queria só colocar a home na pen, mas sim o sistema operativo todo a arrancar da pen. Be cool e não refila que o senhor é moderador e tudo, não é parvo nenhum a mandar postas de pescada.

BTW, Kurumin sucks ass. Se queres boas distros brasucas, experimenta DreamLinux, isso sim.

So recomendei o kurumin pq tem tido um bom desenvolvimento e pq suporta o q era preciso.
Eu pessoalmente uso Ubuntu
--
(``-_-´´)
BUGabundo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor joaozx » Quinta Jan 25, 2007 12:15

Se queres boas distros brasucas, experimenta DreamLinux, isso sim.

Podes tambem experimentar o Resulinux (já que queres uma distro de alto desempenho).:wink:
A propósito do topico. Dá aqui uma olhada: http://www.tomshardware.com/2006/08/01/ ... index.html
Abraço.
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor L0pht » Quinta Jan 25, 2007 16:09

será que existe a mesma coisa a correr de uma pen ou cd mas com mac os ou windows?
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor joaozx » Quinta Jan 25, 2007 17:00

será que existe a mesma coisa a correr de uma pen ou cd mas com mac os ou windows?

Acho que há um ou dois topico aqui no forum de alguem que criou um live-cd do windows. :roll:
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor Onyros » Quinta Jan 25, 2007 17:32

L0pht Escreveu:será que existe a mesma coisa a correr de uma pen ou cd mas com mac os ou windows?
Oh yeah, para Windows há...

http://www.nu2.nu/pebuilder/

Mas é incomparável com um LiveCD de Linux ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor L0pht » Quinta Jan 25, 2007 18:05

eu tenho um live CD de windows XP/2003, mas procurava um Live CD de MAC OS X, então uma "Live Pen Drive" com WIN ou MAC

a versão live do XP/2003 que eu tenho, não é a compilação BartPE, é uma em que corre mesmo o Windows como se tivesse no disco rígido; a versão BartPE é muito inferior
Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Jan 25, 2007 21:27

L0pht Escreveu:eu tenho um live CD de windows XP/2003, mas procurava um Live CD de MAC OS X, então uma "Live Pen Drive" com WIN ou MAC

a versão live do XP/2003 que eu tenho, não é a compilação BartPE, é uma em que corre mesmo o Windows como se tivesse no disco rígido; a versão BartPE é muito inferior

De certeza que não é BartPE ? BartPE podes modificar e ficar tal e qual com o Windows, como tinha uma versão. Se for uma instalação do windows a tua pen tem os segundos contados :P

Onyros, continuo com o mesmo problema, fiz isso, mas quando vou iniciar pela pen diz (em ingles claro): "Não conseguiu exectuar o comando de kernel "linux": "

Começa a ler a pen e aparece isto :(
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante