Obrigatório o portátil vir com sistema operativo?

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Obrigatório o portátil vir com sistema operativo?

Mensagempor axeuhr » Sábado Mai 29, 2004 15:17

Boa tarde,

É obrigatório o portátil vir da loja com sistema operativo instalado?
Sou obrigado a comprar o sistema operativo que vem por defeito ou posso pedir outro?
Se eu já tiver sistema operativo, ou quiser instalar outro que não o que vem com a máquina (por exemplo o Linux), posso EXIGIR, a venda da máquina sem software e consequente desconto?

Agradecia a quem dominasse o assunto que me informasse.
Obrigado

cumps
axeuhr
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Mai 22, 2004 8:00

Mensagempor ]cool[ » Sábado Mai 29, 2004 15:23

ñ sei como é com os portateis mas em principio é como os desktop... se kiseres podes dizer k ñ keres SO e eles descontam te o dinheiro do SO(acima de 100€!!) em alguns catalogos ves la: "preço com SO"...

Fika bem!
]cool[
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Mai 04, 2004 19:13

Mensagempor metralha761 » Sábado Mai 29, 2004 16:24

Dependendo, mas as marcas ja trazem SO, se nao o kiseres desinstalas e instalas outro :P mas nao descontam o preço do SO, pk mt vezes ja veem com o selo especado no portatil.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Lusitano » Domingo Mai 30, 2004 20:58

Como disse o Metralha nos portáteis de marca já trazem sistema operativo incluído. Se quiseres podes instalar outro, mas não podes pedir qualquer reembolso. Os portáteis de linha branca já podes escolher se queres sistema operativo ou não.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor axeuhr » Domingo Mai 30, 2004 21:41

OK.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos. Era aquilo que eu suspeitava.

cumps
axeuhr
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Mai 22, 2004 8:00

Mensagempor ruimartins » Segunda Mai 31, 2004 11:05

boas!

de linha branca e não só! comprei um asus e tive a opção de pagar ou não o S.O.

o melhor mesmo é pedir informções nas lojas.

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor Lusitano » Segunda Mai 31, 2004 11:28

ruimartins Escreveu:boas!

de linha branca e não só! comprei um asus e tive a opção de pagar ou não o S.O.

o melhor mesmo é pedir informções nas lojas.

cumprimentos

Sim, porque a Asus também está incluída nos portáteis de linha branca. Eles tb vendem só o barebone e pode ser configurado à medida por outras empresas que depois vendem como sendo a sua marca.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ruimartins » Segunda Mai 31, 2004 11:41

A questão aqui é o que tu entendes por linha branca!!!

Asus não é com certeza uma linha branca. agora que a Asus venda só o barebone e que outras marcas comercializem com adaptações..... isso é outra treta!

chamemos as coisas pelos nomes! Asus é Asus! linha branca não é Asus!

cumprimentos
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Lusitano » Segunda Mai 31, 2004 11:48

Os Clevos e AOpens são comprados, assemblados e vendidos com outra marca (Tsunami, City Desk, Sager, etc...). Tb são treta é? Se compras o barebone de uma marca e depois montas tu à medida ainda consideras o portátil como sendo dessa marca? Deves pensar que é a Asus que depois dá a garantia do disco, drive óptica, memória e processador...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ruimartins » Segunda Mai 31, 2004 12:27

saber conversar é uma virtude! e saber ler é outra! treta, no meu post tinha e tem o significado de conversa!

ou seja, o que eu escrevi, seria traduzido em portugues simples pelo seguinte: agora que a Asus venda só o barebone e que outras marcas comercializem com adaptações... isso é outra conversa.

resumindo, EU comprei um ASUS, que NÂO é linha branca, e não paguei o S.O. pois o revendedor assim o permitiu! capiche??
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alfatek » Segunda Mai 31, 2004 16:15

Respondendo à pergunta: depende :) Normalmente os portáteis de marcas que não permitem que mudes nada no portátil (+ memória, etc) não te dão hipotese de escolher não vir com o SO. Isto porque os portáteis vêm de 1 pais klk asiatico fechadinho numa caixa tal e qual te é entregue.

Os portáteis que te dão + liberdade de configuração (baseados em clevos, etc) costumam permitir que não traga SO.

A Asus não eh linha branca mas realmente permite alguma liberdade nas configurações, o que é raro neste tipo de marcas
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor filipe_dias » Segunda Mai 31, 2004 16:24

boas, segundo sei, e desculpem continuar o offtopic, os asus sao montados no importador, a maktec. sao portanto configuraveis, mas tudo com componentes da mesma marca.
filipe_dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 05, 2004 21:09

Mensagempor Lusitano » Segunda Mai 31, 2004 16:56

alfatek Escreveu:Respondendo à pergunta: depende :) Normalmente os portáteis de marcas que não permitem que mudes nada no portátil (+ memória, etc) não te dão hipotese de escolher não vir com o SO. Isto porque os portáteis vêm de 1 pais klk asiatico fechadinho numa caixa tal e qual te é entregue.

Os portáteis que te dão + liberdade de configuração (baseados em clevos, etc) costumam permitir que não traga SO.

A Asus não eh linha branca mas realmente permite alguma liberdade nas configurações, o que é raro neste tipo de marcas

Exactamente. E os Asus podem inclusivemente ser vendidos como um de linha branca com apenas o barebone e montado à medida por qualquer pessoa/empresa.
O que me agrada tanto nos Asus é exactamente isso, uma boa marca, mas ao mesmo tempo com a versatibilidade dos de linha branca. 8)
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes