1º OC com AMD3000+ venice e DFI Lanparty nF4 Ultra-D

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

1º OC com AMD3000+ venice e DFI Lanparty nF4 Ultra-D

Mensagempor kelsinni » Sexta Jan 26, 2007 16:23

Boas pessoal...
Estou agora a começar a fazer o meu 1º OC.
Ja li muita coisa neste e noutros foruns e ja tenho todo o software necessario para monitorizar/testar o sistema.
Alguém com um cpu e board iguais que possa responder ai a umas questões?

Obrg

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:41

Mensagempor HidEaL » Sexta Jan 26, 2007 16:25

O teu sistema mais um bocadinho era fotocópia do meu... :P

Alguém que possa responder a umas questões? Porque não?.. Mas e que tal fazê-las primeiro? :roll: Boa sorte anyway.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor kelsinni » Sexta Jan 26, 2007 16:38

:)
Então a minha principal questão é a seguinte:
segundo tudo o que ja li, existem varias formas de "começar" a fazer OC.
Relativamente ao OC ao CPU:
segundo um topico que li aqui no forum, e da forma que estou a pensar começar será:
- Aumentar o FSB ate o computador reiniciar (com aumentos de 20Mhz)
- Aumentar o Vcore 0,025v
- Aumentar de novo o FSB ate a maquina reiniciar
- Aumentar +0,025 no Vcore

Mas também li este artigo e não sei bem como deva começar... :(
http://www.pcdiga.net/ficheiros/artigos/A64/index.htm

qual a tua opinião?

obrg :wink:
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sexta Jan 26, 2007 16:51

Não deves ter lido muito bem então... Especialmente porque em AMD64 não se trata com FSB, mas sim com HTT.
O HTT (na actual geração) tem a peculiaridade de ter de rondar os 1000MHz para funcionamento óptimo. Como tal, se te estiveres "a mandar" para um HTT de 250 com o multi do HT a x5, é provável que tenhas problemas.

Portanto, antes de mais, tratas do multi do HT, e reduzes para 4x até aos 250MHz de HTT (4x250 = 1000), e para 3x a partir dos 333MHz, e por aí fora... Se bem que duvido que vás precisar sequer de usar o 3x.
NOTA: Não é que o sistema não vã aguentar mais que 1000MHz de HT (o meu anda a 1156MHz neste momento), mas assim excluis logo esse possível problema

A seguir, tratas do divisor da RAM. Na DFI, não tens muito por onde procurar, é bastante fácil encontrar o parâmetro da frequência da RAM. Não te vou ensinar a aplicar divisores... Porque para isso há info que baste por todo este fórum. Experimenta, testa... Enfim, tentativa e erro. O melhor processo para aprender a clockar como deve ser :mrgreen:

Depois de também excluires a RAM da tua lista de possíveis obstáculos a clockar o processador, já o podes começar a clockar como disseste, se bem que, e nunca é demais chamar a atenção, mantem um olho nas temperaturas, e cuidado com vcore excessivo (1.60/1.65v +) para já.

Eventualmente também podes aumentar a voltagem do LTD e do Chipset, se vires que ajuda.

Agora vai lá clockar isso :mrgreen:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Gs » Sexta Jan 26, 2007 17:04

activa o memtest na bios pra testares as memorias antes de entrares no windows senao lixas a instalação toda. :wink:
Gs
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:37

Mensagempor vasco fernandes » Sexta Jan 26, 2007 17:05

o melhor é mesmo seguires esse artigo, é muito completo e eficaz.

mas antes de começares a subir o FSB, tens de descubrir o máximo de cada componente.

Podes começar pelo CPU, primeiro baixas a frequencia das memorias para 100MHz e LDT a 2.5x ou a 3x. Depende do multiplicador de CPU que cada um temde seguida começas a subir o FSB/HTT, podes subir 240 de FSB/HTT, sendo o original 200, o meu 3000+ venice dá 265 de FSB/HTT em vcore default, mas como os CPU nao sao todos iguais, começa por aumentar primeiro até aos 245 de FSB/HTT, e apartir daí começa a aumentar cerca de 5 de FSB/HTT, quando tiveres instabilidade do sistema, aí aumentas o vcore 0,025v de cada vez, e voltas a subir o FSB/HTT, e assim sucessivamente, até xegares a um ponto onde já nao consegues subir mais o HTT. Em CPU's com núcleos de 90nm (Sandiego, Venice , X2 (dual core), Winchester ) o melhor será nunca ultrapassar os 1.6v~1.65v para dia-a-dia. Já os nucleos de 130mm( ClawHammer, Newcastle ) já podes ir mais longe, no máximo dos máximos 1.7/1.75. mas já so aconselho com watercooling.

EDIT: ups o HidEaL foi mais rápido :oops:
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor kelsinni » Sexta Jan 26, 2007 17:49

Já tinha lido que em AMD64 trata-se de HTT e não de FSB :)
Como deves saber, esta board tem a opcao CMOS RELOAD. Vou primeiro
gravar as opcoes que estao agora am default para o caso da coisa dar p o torto :lol:
Se quiser so numa primeira fase clockar só o cpu tenho de mexer nos divisores das RAM?

(infelizmente vou ter de sair agora e não vou poder começar já a clockar :cry: ...mas quando chegar mais logo (e espero que voces estejam ai no forum :)) vai ser a noite toda a ver o que é que isto vai dar :) )

P.S. espero amanha não ter de ir comprar outro cpu... :roll:

hasta
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sexta Jan 26, 2007 18:34

kelsinni Escreveu:Como deves saber, esta board tem a opcao CMOS RELOAD. Vou primeiro
gravar as opcoes que estao agora am default para o caso da coisa dar p o torto :lol:

Vais gravar no CMOS reloaded os parâmetros default? :nada: Para quê? Para qualquer coisa existe uma opção para repor os valores default :)

kelsinni Escreveu:Se quiser so numa primeira fase clockar só o cpu tenho de mexer nos divisores das RAM?

Se clockas o CPU ao mexeres no HTT/FSB, afectas todos os clocks dos bus do teu PC, sejam estes PCI, AGP, PCI-e, RAM... Whatever. Daí que existam PCI/AGP/PCI-e locks e divisores para a RAM. Lê esse assunto melhor...

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor kelsinni » Sexta Jan 26, 2007 22:52

Ok vamos lá entao a isso :)

Vou activar o memtest na bios e dar-lhe calor... :evil:
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor vasco fernandes » Sexta Jan 26, 2007 22:55

kelsinni Escreveu:Ok vamos lá entao a isso :)

Vou activar o memtest na bios e dar-lhe calor... :evil:

que marca sao as tuas memorias????
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor kelsinni » Sábado Jan 27, 2007 0:08

OCZ Dual channel performance PC3200
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor kelsinni » Sábado Jan 27, 2007 0:11

Fui à bios e coloquei:
FSB Bus Frequency: 250Mhz
CPU/FSB Frequency: x4.0
Run MemTest86+

Quanto tempo demora a fazer o MemTest? Esperei 1 hora e meia e ele ainda continuava a fazer os teste... :roll: é normal?
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sábado Jan 27, 2007 0:16

É. O memtest "não acaba". Se de facto quiseres fazer o memtest, foca-te nos testes 8 e 5, são os mais aproximados do ambiente windows. Se bem que agora o memtest pouco ou nada devia interessar, se só estás a clockar o CPU... Ou não? Puseste o HTT a 250MHz... E que divisor aplicaste?

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor kelsinni » Sábado Jan 27, 2007 0:25

Pois... :oops:
Realmente no MemTest à partida correu tudo bem, ele não deu erro em nenhum teste.

Quanto ao divisor, não cheguei a mexer...esqueci-me tambem de te perguntar (e desculpa a minha ignorancia) se isso do divisor não tem tambem a ver com o tipo/marca de memorias que se tem, ou seja, se tiveres umas Gskill aplicas o mesmo divisor do que se tiveres umas OEM?

De qualquer forma vou aqui ao forum dar mais uma olhadela nesse assunto...
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sábado Jan 27, 2007 1:12

kelsinni Escreveu:Quanto ao divisor, não cheguei a mexer...esqueci-me tambem de te perguntar (e desculpa a minha ignorancia) se isso do divisor não tem tambem a ver com o tipo/marca de memorias que se tem, ou seja, se tiveres umas Gskill aplicas o mesmo divisor do que se tiveres umas OEM?

Ignorante é o que não sabe nem quer saber. :wink:
O divisor aplicas seja qual for a memória, para a manteres a DDR400 (ou qualquer que seja o seu clock default) e clockares o CPU sem estares possivelmente limitado pela RAM. Depois de encontrares o clock que queres para o CPU, já podes usar outro divisor que te dê mais de DDR400 na RAM, e passas a clockar a RAM. Não sei se fui um pouco confuso... Espero que dê para entender.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes