Saidas para cursos de gestão de redes

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Saidas para cursos de gestão de redes

Mensagempor EraserPT » Quarta Jan 31, 2007 21:26

Neste momento encontro-me na ESTG (escola superior de tecnologia e gestão) de Leiria a fazer um cet (Curso de Especialização Tecnológica)
de Gestão de Redes

O cet é um curso pós secundario não superior com duração de 1 ano a ter aulas e outro meio ano no estagio e certifica-te numa determinada área neste caso as redes informáticas com elevado componente da cisco
Ja abriram este curso com uma turma de 25 diurno (onde me encontro) e outra de nocturna (com uns 27) começamos em outubro e agora vão abrir outro curso cet (Instalação e manutenção de redes) que basicamente é uma actualização do nosso.

A minha dúvida é, será que isto tem assim tanta saída para estarem abrir tantos cursos de redes??? e quando em leiria so existem 14 empresas de redes? 8O (segundo o director dos cet)

Ja agora para quem se encontra a trabalhar nesta area, ja li em revista que até são bem pagos, será mesmo verdade??? Não estará esta area a ficar muito saturada? E se houver muito trabalho onde poderei procurar? Lisboa???
Faço estas perguntas uma vez que abriram inscrições para novos cursos, um deles de mecatrónica de automovel esse sim deve ter muita saída e bem pago. E porque começo a ter receio que estou a investir numa area que ira ficar muito saturada a curto prazo

Aguardo respostas
Obrigado
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jul 01, 2004 19:52

Mensagempor L0pht » Quarta Jan 31, 2007 23:01

Imagem
L0pht
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Abr 26, 2006 13:09

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Fev 01, 2007 9:10

Técnicos de redes:Remuneração

As remunerações médias líquidas destes profissionais variam entre os 700 euros mensais em início da carreira e cerca de 1500 euros ao alcançarem o topo. As maiores variações dizem respeito à política de salários da respectiva empresa, habilitações, experiência e anos de trabalho.

Fonte --> Expresso Emprego
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Fev 01, 2007 10:26

OFF-TOPIC:

A minha experiência diz-me que que uma licenciatura hoje em dia é quase indispensável com a realidade de mercado que temos. E agora com bolonha - licenciaturas em 3 anos (quase instantaneo). No entanto, boas certificações em redes/sistemas (CCNA, MCSE) podem garantir, pelo menos, uma oportunidade, e a partir daí depende sempre do teu trabalho e não tanto do teu passado/curriculum. Existe muita oferta de emprego na área de informática para a grande Lisboa e Porto. Infelizmente, no resto do país, boas carreiras em informática só arranjavas praticamente na função pública (e isso agora tá um bocado na merd*). Mas, hoje em dia, um informático é (de longe) quem deve ter menos receio do futuro. Principalmente se tiver realmente prazer no que faz.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor predas » Quinta Fev 01, 2007 20:44

Eu tenho um CET de redes, CCNA e...o que me deu emprego foi mas ate o CCNA. A ESTG é das melhores escolas do pais na area do networking (ate pq é academia regional CISCO). Eu axo q estas no bom caminho e...garanto-te, vais sair dai a saber mais de redes do que a maioria dos engs informaticos. Depois, o conselho que te dou é apostares em certificaçao cisco (de preferencia o CCIE). Na maioria das empresas dao-te valor pelas certificaçoes e pela competencia, nao pela engenharia (e nao estamos a falar de 1500 euros no topo de carreira)
Asus A8N-SLI
AMD Skt 939 3500+ & Zallman 9500
2x512MB Kingston
XFX 6800GS XXX
Creative X-FI Platinum
Seagate IDE 120GB + Hitachi SataII 80GB + WD SataII 250GB
LC Power 550W
Logitech Z-5400
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 01, 2006 15:20

Mensagempor EraserPT » Quinta Fev 01, 2007 22:11

ccie? Isso so um engenheiro deve conseguir tirar, ja ouvi dizer que um ccnp ja não é pêra doce lol
Pelo menos de ccie já ouvi dizer que tens passar meses a testar protocolos e é muito dificil de tirar.
Mas vamos por partes fazer este curso + ccna, podesse procurar por trabalho onde? sites de emprego? estes custumam pedir mais programadores e no jornal nunca vem nada sobre tecnicos de redes.
Muitas dúvidas sobre onde depois poderei procurar

Obrigado
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor predas » Quinta Fev 01, 2007 22:14

O ultimo CCIE que conheci...nao é engenheiro nenhum. Tipo, tu na faculdade nao aprendes redes...o CCIE é um curso fundamentalmente pratico...que tem um exame final que consiste em implementares a soluçao que eles te mandam...um examezito na belgica com umas 6 horas. Quanto a sites, tenta o net-empregos...
Asus A8N-SLI
2x512MB Kingston
XFX 6800GS XXX
Creative X-FI Platinum
LC Power 550W
Logitech Z-5400
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor EraserPT » Quinta Fev 01, 2007 22:27

Ok estou a ficar motivado :D , mas tas a pensar continuar nas certificações cisco? ja ouvi dizer que o ccna tem de ser renovado de 2 em 2 anos a não ser que tires o ccnp.

Dentro da cisco existe mais variantes sem ser ccna/ccnp/ccie, que são tipo wireless e etc isso também são boas certificações?
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor predas » Quinta Fev 01, 2007 22:29

Epah...todas as certificaçoes tem o seu peso. Sim, tens q as renovar a menos q faças a seguinte...quanto as restantes. Estou a pensar fazer a de segurança (PIX/ASA) e daki a 1 ano ou 2 fazer o CCNP. Quanto ao CCIE...depende...se ja so me restarem 2 neuronios...faço tambem

Pelo que eu conheco eles tem a "carreira" CCNA/CCNP/CCIE e depois, mais ou menos pararelo tem VoIP, Segurança e wireless. Q eu conheca sao estas...mas sao capazes de haver mais (Ah, VoIP ta a dar muito...podes apostar nisso)
Asus A8N-SLI
2x512MB Kingston
XFX 6800GS XXX
Creative X-FI Platinum
LC Power 550W
Logitech Z-5400
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor EraserPT » Quinta Fev 01, 2007 22:38

Concordo que VOIP está a ser um grande furo toda a gente prefere este sistema pagasse muito menos que utilizar os telefones normais e pagar à PT.

Cursos da microsoft/ solaris / unix / linux já vi que não estás para aí virado lol
Vejo muita gente a falar em MSCA MSCE e etc (penso que seja estas as siglas)
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor predas » Quinta Fev 01, 2007 22:50

Sao areas diferentes...normalmente a malta especializa-se numa delas. Mas tens um curso qualquer que te da o MSCE e o CCNA ao mesmo tempo. Custa é 2 mil contos

Mas olha quanto a VoIP...tens o VoIP normal...e depois tens o VoIP da Cisco que é totalmente diferente dos outros todos (pronto, é cisco). Portanto uma coisa q vais notar, quando começares a trabalhar é q os conceitos que a cisco usa...nao sao os standard. DOu-te um exemplo tao simples como assignar portas de um switch a uma VLAN. O conceito standard é definir a porta como untagged e assignar a vlan. P ex na enterasys (que é uma marca) o comando é qualquer coisa tipo set port vlan X untagged. Na cisco, eles sao diferentes, usam o conceito de "access". Ou seja, das um comando que é switchport mode access vlan X. A nivel de trunking, a mesma coisa. O conceito universal é definires as vlans como tagged, na cisco eles usam o comando "trunk", ou seja, switchport mode trunk, sendo que antes disso q tens q dar o comando switcport trunk allowed vlan X, Y, Z. E, claro, o encapsulamento...o universal é o dot1q, mas a cisco fala-te num (que ja ng usa) que é o ISL, ou seja quando configurar um trunk em cisco tens q dizer tambem que keres usar o dot1q
Asus A8N-SLI
2x512MB Kingston
XFX 6800GS XXX
Creative X-FI Platinum
LC Power 550W
Logitech Z-5400
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

KrIaXPaTaLa

Mensagempor predas » Quinta Fev 01, 2007 22:58

Ja agora...KrIaXPaTaLa...nao kerendo estar a puxar a brasa a minha sardinha...enquanto reles tecnico (o trolha como eu costumo dizer...hehe)...parece-me que e mais facil para um tecnico arranjar emprego...ha mais desemprego entre os licensiados...e...os tecnicos chegam a ser mais bem pagos!
Asus A8N-SLI
2x512MB Kingston
XFX 6800GS XXX
Creative X-FI Platinum
LC Power 550W
Logitech Z-5400
predas
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Fev 02, 2007 0:23

Eng. Informáticas não dão quase nada sobre Redes, é tudo a base de Software/Programação. Actualmente como disse o PapaGigas, a nivel de licenciaturas em Portugal de Redes não há nada de jeito comparado aos outros paises, por isso só os certificados é que se safam.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Sexta Fev 02, 2007 10:20

predas Escreveu:Ja agora...KrIaXPaTaLa...nao kerendo estar a puxar a brasa a minha sardinha...enquanto reles tecnico (o trolha como eu costumo dizer...hehe)...parece-me que e mais facil para um tecnico arranjar emprego...ha mais desemprego entre os licensiados...e...os tecnicos chegam a ser mais bem pagos!

Licenciados sim, sem dúvida. Mas não engenheiros informáticos. Conheço dezenas, nenhum está desempregado ou em vias de alguma vez ficar. Todos arranjaram emprego antes do término do curso - o que dá validade à tua afirmação. É que, tipicamente, quem vai para um curso superior de informática, é porque já é técnico.

À parte: Claro que há expecções, uma miuda que entrou para a minha univ num dos meus últimos anos escolheu informática como 8ª opção, sendo que as outras 7 eram medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia da fala... Sem comentários.

Mais, podes ser engenheiro, mas é certo que não vais ganhar mais que um bom técnico em inicio de carreira.

Speed Dragon Escreveu:Eng. Informáticas não dão quase nada sobre Redes, é tudo a base de Software/Programação. Actualmente como disse o PapaGigas, a nivel de licenciaturas em Portugal de Redes não há nada de jeito comparado aos outros paises, por isso só os certificados é que se safam.

Dito quase perfeitamente. A componente de redes é muito fraca em engenharia informática - uma vergonha. É preciso investir em mais formação após o término do curso, ou ter a sorte de conseguir emprego numa empresa de redes/sistemas e a partir daí aprender trabalhando (não há melhor).

A minha defesa duma licenciatura baseia-se no seguinte: Existem empregos (bastantes) só abertos a quem já tenha curso superior; Um engenheiro pode sempre concorrer a um trabalho de técnico, o contrário não é verdade; A engenharia (muito principalmente a MATEMÁTICA) dão-te uma capacidade de raciocínio f*dida e uma versatilidade e capacidade de "desenrascanço" acima do normal. Isto são as mais-valias duma licenciatura em engenharia e não o conhecimento adquirido (as merd*s entram por um ouvido e vão saindo de fininho pelo outro).

Agora, uma licenciatura não garante sucesso profissional ou grandes ordenados. Podes tê-los sem ela, basta seres um tipo à maneira e dares-te bem com toda a gente. O trabalho ajuda claro, mas neste país, vale mesmo é quem conheces.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor EraserPT » Sexta Fev 02, 2007 12:59

Também postei este topico em www.techzonept.com ver:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=132545

E o feedback que obti foi um pouco mau, que a area encontra-se extremamente saturada 8O
Em que ficamos? :?
EraserPT
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes