predas Escreveu:Ja agora...KrIaXPaTaLa...nao kerendo estar a puxar a brasa a minha sardinha...enquanto reles tecnico (o trolha como eu costumo dizer...hehe)...parece-me que e mais facil para um tecnico arranjar emprego...ha mais desemprego entre os licensiados...e...os tecnicos chegam a ser mais bem pagos!
Licenciados sim, sem dúvida. Mas não engenheiros informáticos. Conheço dezenas, nenhum está desempregado ou em vias de alguma vez ficar. Todos arranjaram emprego antes do término do curso - o que dá validade à tua afirmação. É que, tipicamente, quem vai para um curso superior de informática, é porque já é técnico.
À parte: Claro que há expecções, uma miuda que entrou para a minha univ num dos meus últimos anos escolheu informática como 8ª opção, sendo que as outras 7 eram medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia da fala... Sem comentários.
Mais, podes ser engenheiro, mas é certo que não vais ganhar mais que um bom técnico em inicio de carreira.
Speed Dragon Escreveu:Eng. Informáticas não dão quase nada sobre Redes, é tudo a base de Software/Programação. Actualmente como disse o PapaGigas, a nivel de licenciaturas em Portugal de Redes não há nada de jeito comparado aos outros paises, por isso só os certificados é que se safam.
Dito quase perfeitamente. A componente de redes é muito fraca em engenharia informática - uma vergonha. É preciso investir em mais formação após o término do curso, ou ter a sorte de conseguir emprego numa empresa de redes/sistemas e a partir daí aprender trabalhando (não há melhor).
A minha defesa duma licenciatura baseia-se no seguinte: Existem empregos (bastantes) só abertos a quem já tenha curso superior; Um engenheiro pode sempre concorrer a um trabalho de técnico, o contrário não é verdade; A engenharia (muito principalmente a MATEMÁTICA) dão-te uma capacidade de raciocínio f*dida e uma versatilidade e capacidade de "desenrascanço" acima do normal. Isto são as mais-valias duma licenciatura em engenharia e não o conhecimento adquirido (as merd*s entram por um ouvido e vão saindo de fininho pelo outro).
Agora, uma licenciatura não garante sucesso profissional ou grandes ordenados. Podes tê-los sem ela, basta seres um tipo à maneira e dares-te bem com toda a gente. O trabalho ajuda claro, mas neste país, vale mesmo é quem conheces.