É possivel "unir" duas partições?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

É possivel "unir" duas partições?

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Fev 08, 2007 19:37

Eu tenho 3 partições no meu disco, uma delas, muito pequena, apenas de 2.25Gb. É possivel junta-la a outra partição? Por exemplo a partição D:? Ou mesmo juntar a pequena partição e a D: a C:?

Isto, sem perder dados, claro!

Cumps.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 08, 2007 20:14

talvez sim, talvez nao. depende de onde está a partição no disco.

um disco pode ter 2 secçoes: Primary e Extended.
A maioria dos sistemas operativos, pra arrancarem tem que estar numa partição da primary. Mas a primary so pode ser 4 partiçoes diferentes. A partir daí tem que ser todas criadas na Extended.

Agora, sem perder dados, penso que é muito menos arriscado juntar partiçoes se estas tiverem na mesma secção. Nem sei se da para o fazer entre secções diferentes. Ja tive problemas QUE CHEGUEM ao tentar faze-lo entre secções.

Sei, de antemão que a tua partição C deve ser a 1a do primary, porque deve ter o windows e é por la que o pc arranca. Como so tens mais 2, provavelmente tens a sorte de estarem as outras 2 no primary tambem e entao estas bem encaminhado.

Arranja o Partition Magic (nao sei se agora ate haver melhores alternativas de software). O PM funciona comigo. O PM faz-te a leitura das tuas partiçoes e tambem tas pode juntar.

Como sempre, um backup do que puder ser feito é MUITO aconselhado (entao essa particao de 2Gb é so gravar pa um dvd...)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Fev 08, 2007 20:26

Estive a ver na gestão de discos e aparecem as 3 como tipo básico, é a isso que te referes como primárias, certo?

Então assim, posso arranjar o partition magic e usa-lo para as juntar?

Cumps.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 08, 2007 20:48

Bem... nao e sim.

Nao, "tipo basico" nao é o mesmo que primary. Alias, nao te sugeri a "gestao de discos" porque nao mostra absolutamente de nada de util neste caso.

Sim, podes arranjar o Partition Magic e aí sim, ele mostra o que tu queres ver. E, se tudo estiver bem, ainda tas junta.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Fev 08, 2007 20:50

Entao como posso ver se é primary? :?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Quinta Fev 08, 2007 21:00

Desculpa, pensei que tinha ficado bem explicito, mas de facto nao o disse concretamente em lado nenhum. o Partition Magic ve isso.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Sexta Fev 09, 2007 0:40

Ou então com o GParted Live CD que, ao contrário do Partition Magic, é gratuito. E além disso, podes jogar Tetris enquanto ele "funde" as partições (esperemos é que não as deixe todas "fundidas" - que pode acontecer, aviso já, seja com o Partition Magic, seja com o GParted, não são ferramentas infalíveis).

Convém desfragmentar bem as partições antes de te aventurares nisso, mas sim, é possível. Eu já arranquei "postas" de espaço livre a uma partição NTFS que tinha para juntar a uma ext3, e com tudo bem desfragmentado foi uma marabilha com o GParted.

Se não gostares de Tetris, podes sempre aproveitar o tempo que demora (que dependendo do tamanho das partições pode ser à volta de uma hora), e enveredar pela poesia porque tens um editor de texto maravilhoso chamado Leafpad à tua espera.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor LuisFilipe » Sexta Fev 09, 2007 1:05

Diz lá qual é o tamanho das partições que tens.

Quanto á de 2Gb acho mesmo mehlor gravar para um DVD RW apagar e extender a que lhe está adjacente isto se for primary que duvido muito a não ser que como eu tenha utilizado o PM para particionar o disco.

O Windows cria uma primary e uma extended com uma drive lógica que normalmente fica depois dos CD's e DVD's que é uma coisa que me inquieta (não perguntes inquiéta-me)

De qualquer forma eu tenho 2 partições num disco de 80 (ao meio)

Estava a pensar passar para 20-54 em vez de 37-37 ou 5-10-20-40 :lol: :lol: :lol: UAU 8O :roll:
eu explico.
5Gs - SO+Progs (talvez seja curto win=2Gs, p's=1,8Gs )
10Gs backup SO
20Gs tralha
40Gs mais tralha
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor cRaZyzMaN » Sexta Fev 09, 2007 1:53

Usa o acronis partition expert
cRaZyzMaN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 13, 2005 20:33

Mensagempor joaozx » Sexta Fev 09, 2007 21:06

talvez sim, talvez nao. depende de onde está a partição no disco.

exacto.
Arranja o Partition Magic (nao sei se agora ate haver melhores alternativas de software). O PM funciona comigo. O PM faz-te a leitura das tuas partiçoes e tambem tas pode juntar.

Tenta. como foi dito se tiverem no sitio certo ele vai uni-las de certeza. eu mesmo tive uma situaçao dessas.
Ou então com o GParted Live CD que, ao contrário do Partition Magic, é gratuito.

nao o utilizo (pq tenho varias distros livecd que o têm. Sem duvida o melhor, nunca me deixou na mao :wink: ).
Convém desfragmentar bem as partições antes de te aventurares nisso, mas sim, é possível.

Como sempre, um backup do que puder ser feito é MUITO aconselhado (entao essa particao de 2Gb é so gravar pa um dvd...)

Bem acho que as melhores alternativas já te foram apresentadas assim como os conselhos.Nao há que enganar.
Se não gostares de Tetris, podes sempre aproveitar o tempo que demora (que dependendo do tamanho das partições pode ser à volta de uma hora), e enveredar pela poesia porque tens um editor de texto maravilhoso chamado Leafpad à tua espera.

:lol: realmente é mesmo chato esperar. Mas....sempre há uma soluçao.Sem duvida um conselho que torna o trabalho mais apreciavel.
Abraço.
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes