1º OC com AMD3000+ venice e DFI Lanparty nF4 Ultra-D

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor HidEaL » Terça Jan 30, 2007 15:01

Está sempre perto de 1000MHz. Se bem que no sistema Sempron, por ser socket 754, devia estar perto dos 800MHz (não tentei, mas ir aos 1000MHz não deve ser problema, até porque a board é nF4). No sistema Athlon64 tenho 289x4 e no Sempron 300x3. Excede os valores de referência, mas porque já tinha determinado o máximo estável dos processadores para o vcore que queria para o dia-a-dia e etc. Faz o mesmo com o teu, mantendo o HT abaixo de (ou igual a) 1000MHz, e depois logo vês o máximo do HT.
Se é um factor importante, claro. Caso contrário não tinhas de estar com tanta atenção a isso :P

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor kelsinni » Terça Jan 30, 2007 23:27

Há aqui qualquer coisa que não está a correr nada bem :(

Com o HTT a 250, o Multiplicador a x4.0 e o divisor das mems a 100 consegui os tais 2250Mhz mas o computador voltou a dar um erro semelhante e foi abaixo...os testes correram todos bem, as temps estavam ok (31ºC), não sei mesmo o que se passou... :(

Há alguma hipótese de ser da frequências das mems ser muito baixa com este divisor aplicado?(desculpa se esta pergunta for uma grande asneira :oops: )

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 28, 2005 16:41

Mensagempor lucky » Quinta Fev 01, 2007 11:02

Com que progs testaste a estabilidade do teu oc? Podes testar com o SP2004 por exemplo, usa a opção Small FFT's que testa quase exclusivamente o cpu, e deixas a testar durante algum tempo, pelo menos até o teste dar a volta, ou seja, ele vai começar com 8K, quando voltar aos 8K dás o teste como terminado, se tiveres erros nesta fase então é porque o teu oc não está estável, para testar um oc "final" pessoalmente deixo em teste durante 24h, mas há quem não deixe nem metade do tempo... é à escolha do freguês, embora, quanto mais tempo tiver em teste mais certeza se tem de que está estável.
No caso de teres erros no SP2004, com maior probabilidade acho poderão ser 2 coisas principalmente, ou a board precisa de mais de mais voltagem no LTD (e sendo a board que é acho estranho mas nunca se sabe) ou o cpu precisa de mais vcore (sendo um Venice 3000+ também acho estranho mas como alguma coisa há-de ser...), podes portanto experimentar as duas coisas, uma de cada vez e testar novamente de cada vez que fizeres alterações.
Em relação à memória, se estás desconfiado, podes sempre aplicar um divisor que te deixe a frequência das mems mais perto dos 200Mhz (DDR400) e ver se resolve.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor kelsinni » Sexta Fev 02, 2007 2:04

Vou tentar outro divisor (mais alto) e deixar correr os testes mais tempo...mas realmente acho um pco estranho.

As mems que tenho sao estas:

http://www.ocztechnology.com/products/m ... al_channel

Pouco percebo de memorias mas acho que não devem ser assim tao más para não aguentarem logo à primeira e ainda por cima só com um cheirinho de aumento no CPU.

Resta-me ir tentando até ver donde vem o problem...

Qdo tiver novas...ponho-as aqui...

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor kelsinni » Terça Fev 06, 2007 22:43

Com o multiplicador a x4.0 já exprimentei usar um divisor baixo para as mems e ir variando o HTT até aos 230.
Também já experimentei a mesma situação mas com um divisor alto. O que é certo é que das duas uma:
Ou o computador nem sequer inicia o windows (e aparece o ecrã azul com um erro a dizer que o windows não foi iniciado para prevenir possíveis erros etc etc...) ou na melhor hipotese que consegui até agora, com o mult a x4.0, HTT a 250 e divisor a 100 ou a 120Mhz, o windows inicia na boa mas passados algum tempo, meia ou uma hora, o computador vai abaixo e aparece o mesmo ecrã azul... :cry:

Já não sei o que fazer mais...pelo que li e pelo que me têm respondido, o HTT a 240 ou 250 com não é nada para esta mobo e este cpu...

Alguém tem alguma ideia do que é que se pode estar a passar?:roll:
cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor kelsinni » Sexta Fev 09, 2007 23:11

Acham normal só conseguir ficar com o sistema estável se utilizar o divisor da mem a 100 e 166? Com estes dois divisores quer o SuperPi quer o OCTT correram sem problemas...

Com o HTT a 250 e o mult a x4.0 já exprimentei todos os outros divisores e o windows nem arranca...

Não era suposto não haver problemas usando os divisores mais baixos? para garantir que as mems não "empanquem" o OC ao cpu?

hasta

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sexta Fev 09, 2007 23:18

Não acho anormal de todo. O controlador de memória é on-die... E é sabido que há cpu's que não gostam de certos e determinados divisores.

Ainda assim, pondo o resto das hipóteses de parte: Update à BIOS, já pensaste nisso, ou até mesmo, já o fizeste? Para evitar "chatices", a mais estável overall é a 623-3. Go check it.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor kelsinni » Sexta Fev 09, 2007 23:38

Pois...o meu cpu pelos vistos era "esquisito"
Realmente update da bios ainda não fiz...também foi um erro meu admito...
É indiferente fazer o update usando o Winflash ou gravando o ficheiro numa disk?

Desculpa lá mais uma vez a ignorância...mas podes explicar melhor isso da "623-3"?

fica bem

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sexta Fev 09, 2007 23:51

kelsinni Escreveu:Realmente update da bios ainda não fiz...também foi um erro meu admito...
É indiferente fazer o update usando o Winflash ou gravando o ficheiro numa disk?

Pessoalmente prefiro a disk, porque sempre fiz assim (e ainda faço), salvo por uma ou outra vez que não tinha disquetes ou whatever. Mas confesso que o Winflash também nunca me deu problemas, portanto, é contigo.

kelsinni Escreveu:Desculpa lá mais uma vez a ignorância...mas podes explicar melhor isso da "623-3"?

É facílimo de googlar só com os termos DFI e 623-3. :roll: Isso da 623-3 é uma versão de BIOS.

BIOS list @ TechPowerUp!

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor Gs » Sábado Fev 10, 2007 0:07

eu acho que antes de comecares a overclockar devias pesquisar um pouco mais, overclock nao é uma coisa facil principalmente o overclock estável que é o que interessa, tas com uma board que se nao se conhecer bem nao consegues fazer nada disso, eu ja tive 4 dfis nF4 939 sei bem como funcionam, mas com um pouco de paciencia e leitura de foruns consegues fazer um bom OC com esse material, nao te esquecas e que o cpu e mems vao aquecer mais com o OC convem teres um cooler melhor que o de origem no cpu é uma fan de baixa rotação apontada pras memorias pra nao correres riscos de queimarem, tem tb atenção á fonte de alimentação se nao for algo de qualidade nao vai dar pra fazer grande overclock, com esse cpu deves conseguir entre 2500 a 2800MHZ.

Boa sorte alguma duvida diz, naquilo que puder ajudar ajudo. :wink:
Gs
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:37

Mensagempor kelsinni » Sábado Fev 10, 2007 0:46

Hideal, já viste na pagina oficial da DFI a versão da bios de 06/04/2006? Essa versão é mais antiga...mesmo assim é preferivel?

Também confesso que não sei qual é a versão da minha Bios, mas como já comprei a mobo à 3 anos...de qualquer forma pelo que li no site oficial essa versão tráz bastantes alterações

Gs, na minha sig está a fonte e o cooler que tenho...acho que para o que pretendo devem chegar, mas de qualquer forma obrigado na mesma...

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Sábado Fev 10, 2007 1:40

kelsinni Escreveu:Hideal, já viste na pagina oficial da DFI a versão da bios de 06/04/2006? Essa versão é mais antiga...mesmo assim é preferivel?

Também confesso que não sei qual é a versão da minha Bios, mas como já comprei a mobo à 3 anos...de qualquer forma pelo que li no site oficial essa versão tráz bastantes alterações

Agora com essa "é que me lixaste". Se compraste a board há 3 anos (ou quase), é impossível ser a Ultra-d nf4 como eu estava a assumir (e portanto dei-te link para as BIOS da nf4). Tens a Ultra-D nf4 ou nf3? No entanto estás-me a dizer que a BIOS mais recente no site da DFI é de 06.04.2006, e isso corresponde à nf4... Em que é que ficamos? :P
De qualquer maneira actualiza, seja a nf3 - actualiza pelo menos para a mais recente no site, ou seja a nf4 - actualiza para a 623-3.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor kelsinni » Sábado Fev 10, 2007 2:24

Não meu! A minha mobo é uma DFI Lanparty UT NF4 Ultra-D e se não a comprei à 3 anos anda lá muito perto...

http://us.dfi.com.tw/Product/xx_product ... LP&SITE=US

Por isso é k te tava a dizer em relação à versão da bios...
Foi ao site da DFI e escolhi a versaõ da minha mobo...
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor HidEaL » Domingo Fev 11, 2007 1:41

kelsinni Escreveu:Não meu! A minha mobo é uma DFI Lanparty UT NF4 Ultra-D e se não a comprei à 3 anos anda lá muito perto...

A cena é que não pode sequer estar perto dos 3 anos. A board saiu há 2 anos (inicio de 2005). Daí que me tenha surgido a dúvida.

Mas deixa lá isso... Flasha então com a 623-3. Como já te disse, na minha opinião, é das mais estáveis overall.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Mensagempor kelsinni » Domingo Fev 11, 2007 21:29

Agora também já nao tenho a certeza quando a comprei... :? tenho de ir ver a data da factura para confirmar, isso também não é grave, mas tenho a certeza absoluta que é uma NF4 Ultra-D.

"Flashei" a Bios o correu tudo bem...no problem.

O SuperPi, Memtest e OCCT não deram problemas com HTT250, Multx4.0 e divisor a 166, so falta fazer o prime.

Agora a minha dúvida é:
Se quiser "puxar" um pco mais pelo cpu (e ainda sem mexer nas voltagens), vou manter este multiplicador e subir mais um pouco o HTT certo? Mas desta forma o valor do HTTxMult vai sendo superior a 1000...dado que não convém usar meios multiplicadores, há algum problema se HTTxMult for por exemplo 1080 ou 1100?

hasta

cumps
Imagem
kelsinni
Membro de Prata
Membro de Prata

AnteriorPróximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes