Problema em aceder ao disco no Linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema em aceder ao disco no Linux

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Fev 19, 2007 0:16

Boas pessoal,

Acabei de instalar o Ubuntu v. 5.10. No ambiente de trabalho aparece lá o hda1 mas quando tento aceder diz que não tenho permissões, podem-me ajudar?

É de lembrar que não percebo nada de linux, é a 1ª vez que o uso, lol.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor asturmas » Segunda Fev 19, 2007 1:00

5.10 ou 6.10??
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Fev 19, 2007 1:24

5.10.

E quando tento aceder ao ubuntu como "root" diz que o administrador não pode aceder naquele menu :?

Outra coisa, agora quando tava pa responder aqui, quando carregava no botão "responder" o browser fechava-se, tive de vir para o outro PC.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor asturmas » Segunda Fev 19, 2007 1:49

Nuno_Martins Escreveu:5.10.

E quando tento aceder ao ubuntu como "root" diz que o administrador não pode aceder naquele menu :?

Outra coisa, agora quando tava pa responder aqui, quando carregava no botão "responder" o browser fechava-se, tive de vir para o outro PC.

Acho que devia fazer um belo dum upgrad a isso
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Kayn » Segunda Fev 19, 2007 2:39

asturmas Escreveu:Acho que devia fazer um belo dum upgrad a isso

Nao entendi que tipo de upgrade querias fazer ou em que é que isso poderia ajudar.

Adiante.

Quanto ao teu problema das permissoes... bem isso é facil, nao tens permissoes OU estas a tentar escrever numa partição NTFS (nao podes escrever, só ler, pelo menos sem algumas configurações).

Se for o caso da particao sem permissoes, quando instalaste o ubuntu ele perguntou-te que particoes querias montar. Esqueceste-te dessa para as permissoes, provavelmente Tens que configurar isso.

A solução mais rapida, mas nao permanente, é abrires uma consola e escrever:

sudo nautilus
(a tua password de root a seguir)

isto vai abrir uma janela do "explorer" que é o nautilus, com permissoes root. A partir dai ja podes aceder aos teus ficheiros.

A forma mais dificil, mas permanente é:

0- Tens que saber em que formato de ficheiros está a partição do disco hda1 que queres montar (Fat32, NTFS, etc). Nos comandos seguintes, sempre que escreveres sudo, ele pode-te pedir uma password. é a tua pass de root. nao é preciso dizer que tens que a escrever quando ele pedir...

1- abrir uma consola

2- escrever

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bck

(estas a fazer um backup do teu ficheiro fstab, pro caso de dar pro torto. dificilmente estragas o que quer que seja aqui, mas percauçoes NUNCA sao demais. Aprendi isso da maneira mais dificil :P )

sudo mkdir /media/hda1

(estas a criar uma pasta onde vai ser "montada" a tua partição. em vez de hda1, podes dar o nome que quiseres. tem atenção maiusculas.)

3- escreve
users
ve qual é o numero que está entre ( ) a seguir ao teu nome de utilizador ex: kayn(1000). queres apontar o 1000.

3- editar o ficheiro fstab. escreve:

sudo gedit /etc/fstab (vai aparecer um editor de texto)

3- procurar se diz algo relativo a hda1. Se disser, poe-lhe um # no inicio da linha (vais comentar a linha, é o mesmo que ela nao estar aí)

4- escrever o seguinte no fim do texto todo:
/dev/hda1 /media/hda1 NTFS defaults uid=1000 umask=000

onde em:

em /dev/hda1 nao mexas. deixa estar assim. estas a apontar para a pasta que aponta para a partição fisica no sistema. com 99,9% de certeza, é este o caminho :)

em /media/hda1 poes a pasta que criaste em cima.

NTFS, poes o formato de ficheiros da tua partição. NTFS, se for ntfs (duh :P ). Se for FAT32 escreve VFAT

uid=1000 escreve o teu numero que apontaste em cima quando escreveste users, em vez de 1000.

umask=000 isto aconselho a deixares estar assim. Estas a dar permissoes ao mundo inteiro para poder ler escrever e executar coisas desse disco com o 000. Outros valores podem ser usados para restringir isso. Se quiseres fazer isso e precisares de ajuda, diz. Eu explico-te com calma como chegar aos valores.

PS: Esta é só uma maneira de configurar o fstab. Ha muitas maneiras de fazer o mesmo. Mas penso que esta funciona.

No fim, podes reiniciar o pc. Ha maneira de fazer isto sem reiniciar, mas eu acho mais simples.

Se tudo correu bem, e nem eu nem tu nos enganamos a escrever :P e o teu problema era, de facto permissoes de user, deve estar resolvido.

Se o que tu querias era escrever numa partição NTFS, entao isso é historia para outro post. Tens que instalar um driver diferente do que vem de origem com o ubuntu para fazer isso. O que vem com o ubuntu, so te deixa ler a partir dessa partição.
Editado pela última vez por Kayn em Segunda Fev 19, 2007 2:46, num total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Fev 19, 2007 2:44

Ok depois vou ver isso.

Agora tenho um problema...na consola isto diz que tenho qlq coisa quebrada e não sei como resolver.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Segunda Fev 19, 2007 2:47

na consola diz que tens qualquer coisa quebrada? :lol:

vais ter que ser mais especifico. Poe aí o erro ao certo, ou melhor ainda um screenshot do erro, senao é dificil adivinhar... :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Fev 19, 2007 2:59

pergunta estupida....como ponho aqui um screenshot?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Kayn » Segunda Fev 19, 2007 13:12

Tiras o screen shot, vais a este site:

http://imageshack.us/

e fazes o upload pra la. depois pegas num dos links que ele te da depois de fazer o upload e metes aqui.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes