Criar partição

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Criar partição

Mensagempor agreste » Sábado Fev 24, 2007 10:44

Bom dia, eu já andei por aki a peskisar, mas eu keria tirar umas duvidas com voces.
Eu tenho o disco rigido em ntfs, como e k posso criar uma partição?
Corro algum risco de lixar a instalação do windows e ter k formatar o disco, ou posso fazer a partição sem problemas nem riscos?
Eu keria fazer esta partiçao para instalar o vista, se depois eu quiser formatar só tenho que ir ao ''meu computador'' e formatar a partição não é?
agradeço a ajuda
:)
agreste
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 25, 2006 16:18

Mensagempor JoaoRosa » Sábado Fev 24, 2007 12:40

boas...

tens o partition magic... recomendo e até agora não me deu problemas!!!

cps
Portátil: LG LW65-P4XP c/ upgrade: Seagate Momentus 7200.1 (2.5" IDE 7200rpm 80Gb) & 2x1GB Kingston PC 4200 533 MHz DDR2
Disco Externo: Caixa Point of View Hdd Enclosure 2.5" & Disco Fujitsu MHV2080AT (2.5" IDE 4200rpm 80Gb)
JoaoRosa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 03, 2005 21:38

Mensagempor agreste » Sábado Fev 24, 2007 16:48

Mesmo usando a versão de trial do partition magic consigo criar uma partição?

podes-me dizer como é k faço pra criar a partição? é k tenho um pouco de medo nestas situações tão frageis e n keria cometer nenhum erro.
já agora o meu disco é NTFS poosso fazer a partição na mesma certo?

obrigado
Editado pela última vez por agreste em Sábado Fev 24, 2007 17:11, num total de 1 vez.
agreste
Novato
Novato

Mensagempor Nuno_Martins » Sábado Fev 24, 2007 17:11

agreste Escreveu:Mesmo usando a versão de trial do partition magic consigo criar uma partição?
cumps

Penso que não.

Mas cuidado com isso de ires ao "Meu Computador" e é só formatar. Penso que isso só seja válido para partições sem S.O's.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor JoaoRosa » Sábado Fev 24, 2007 18:32

Isso já não sei!

A mim nunca me aconteceu nada, mas também quando fiz as partições no meu portátil formatei-o logo!

cps
Portátil: LG LW65-P4XP c/ upgrade: Seagate Momentus 7200.1 (2.5" IDE 7200rpm 80Gb) & 2x1GB Kingston PC 4200 533 MHz DDR2
Disco Externo: Caixa Point of View Hdd Enclosure 2.5" & Disco Fujitsu MHV2080AT (2.5" IDE 4200rpm 80Gb)
JoaoRosa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 03, 2005 21:38

Mensagempor Nuno_Martins » Sábado Fev 24, 2007 18:35

JoaoRosa Escreveu:Isso já não sei!

A mim nunca me aconteceu nada, mas também quando fiz as partições no meu portátil formatei-o logo!

cps

Formatas-te com CD certo? É que eu penso que não dá para formatar partições com Sistemas Operativos a partir do Windows.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor SuckThis » Sábado Fev 24, 2007 19:20

Nuno_Martins Escreveu:Formatas-te com CD certo? É que eu penso que não dá para formatar partições com Sistemas Operativos a partir do Windows.

Dá para formatar sim, apenas não consegues formatar a partição onde está instalado o sistema operativo que estás a correr.

agreste Escreveu:Corro algum risco de lixar a instalação do windows e ter k formatar o disco, ou posso fazer a partição sem problemas nem riscos?
Eu keria fazer esta partiçao para instalar o vista, se depois eu quiser formatar só tenho que ir ao ''meu computador'' e formatar a partição não é?
agradeço a ajuda
:)

Corres um risco sim mas não tem haver com a criação da partição. Ao instalares o vista, este vai passar a comandar o boot e se formatares a partição onde o vista está instalado perdes esse gestor de boot. Depois nem faz boot pelo xp, nem pelo o vista.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor agreste » Domingo Fev 25, 2007 8:38

SuckThis Escreveu:Corres um risco sim mas não tem haver com a criação da partição. Ao instalares o vista, este vai passar a comandar o boot e se formatares a partição onde o vista está instalado perdes esse gestor de boot. Depois nem faz boot pelo xp, nem pelo o vista.

Então é melhor n me meter nisto..
Obrigado a todos na mesma :)
agreste
Novato
Novato

Mensagempor Mektub » Domingo Fev 25, 2007 18:14

agreste Escreveu:Então é melhor n me meter nisto..

Não te assustes, usa o Gparted LiveCD. Eu e malta amiga usamos e sempre sem espinhas. Além do mais é free!

É aqui:

http://gparted.sourceforge.net/livecd.php

São 50 MB de download.

Mektub
Mektub
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 15, 2005 3:12

Mensagempor agreste » Domingo Fev 25, 2007 19:48

Mektub, esse programa tbm pode ser usado co XP?
Já agora, n me podes dar as indicações passo a passo de como trabalhar com o programa e dp como criar a partição? :oops: :oops: obg
agreste
Novato
Novato

Mensagempor Vtech » Domingo Fev 25, 2007 19:59

Medo do desconhecido é o primeiro passo para a ignorância. :wink:

Têns algum disco externo? Sim? Óptimo, agarra no Acronis TrueImage e faz um Backup do disco, agora podes ir á descoberta. :D
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor agreste » Domingo Fev 25, 2007 20:07

Vtech Escreveu:

Medo do desconhecido é o primeiro passo para a ignorância. :wink:

Têns algum disco externo? Sim? Óptimo, agarra no Acronis TrueImage e faz um Backup do disco, agora podes ir á descoberta. :D

Sabes qual é o meu grande problema no meio disto td? N posso formatar o pc pq ele tá na garantia. Senão já o tinha feito há séculos. E outra é que n tenho nenhum cd da minha versão do windows, logo n posso usar a minha licença mesmo que instalasse de novo. E no fim disto td tenho medo q caso haja algum problema eles n me aceitem arranjar argumentando q foi de n ser o windows original...(com o pessoal da v0b1s nunca se sabe)
agreste
Novato
Novato

Mensagempor Vtech » Domingo Fev 25, 2007 20:25

agreste Escreveu:E outra é que n tenho nenhum cd da minha versão do windows, logo n posso usar a minha licença mesmo que instalasse de novo.

Mas deves ter um CD de recuperação, ou perdes-te o CD? Podes usar um CD sacado da Net ou cópia de um amigo e usar a tua chave, não é bem bem legal, porque têns uma cópia do CD e não o original, mas serve para voltar a instalar.

Mesmo assim ainda não respondes-te á outra questão, sempre têns um Disco externo ou não?
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor agreste » Domingo Fev 25, 2007 20:31

Tenho o cd de recuperação k vinha co pc. Esse cd dá pa instalar o sistema operativo de novo mesmo co disco formatado?

Tenho um disco externo sim senhor :)

Se eu arranjar um cd do xp home mesmo sem o sp2 consigo usar a mnha licença do xp home c sp2?
agreste
Novato
Novato

Mensagempor Vtech » Domingo Fev 25, 2007 20:38

agreste Escreveu:Tenho o cd de recuperação k vinha co pc. Esse cd dá pa instalar o sistema operativo de novo mesmo co disco formatado?

Tenho um disco externo sim senhor :)

Sim dá (alguns CD's de recuperação, não são mais que o CD do Windows), ou pelo menos podes por como vinha da loja.

Disco externo... Great, procuras nos sites da especialidade e instalas o Acronis True Image e fazes o CD de Boot do Acronis, depois arrancas com o CD e fazes Backup do disco onde está o SO para o disco externo, ele vai-te criar um ficheiro com o conteúdo do disco do SO (normalmente o disco/partição C) depois disto podes-te aventurar com o Vista em segurança.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes